TDC BUSINESS
TECNOLOGIAS PARA NEGÓCIOS TRANSFORMADORES

Trilha DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

Solte sua voz - um espaço diverso e inclusivo feito para você!

Um espaço para vozes que se importam em trocar e disseminar conhecimento, para fomentar mais ainda nossa comunidade. Somos a trilha mais colorida do TDC Business, e queremos impactar muitas pessoas na área de tecnologia através de pessoas palestrantes cada vez mais plurais, empáticas, participativas, com foco em liberdade, equidade, respeito e pertencimento.

Nosso propósito é ter além de palestras técnicas, ter também trocas de experiências que tragam aprendizado sobre diversidades e acessibilidade, dentro e fora do ambiente de trabalho, promovendo mudanças para expansão das boas práticas de acessibilidade e a vivência real da diversidade.

Data

Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022
a Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Community Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Segunda
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Importância de D&I e Acessibilidade

Leandro Teixeira / Tais Sabacianskis Teles
  • Por que Diversidade e Inclusão devem caminhar juntas?
  • Qual a diferença entre Igualdade e Equidade?
  • Qual a importância de Comunidades de Afinidade dentro das empresas?
  • Acessibilidade Digital (melhores práticas, testes e impactos)
11:40 às 12:15

Acessibilidade digital nas Redes Sociais: como postar em suas redes de forma acessível

Joanna Voloski / Isabel Mendes

(online)

Para que a importância da Acessibilidade se torne cultura além do seu trabalho, precisamos levar o tema para o nosso dia-a-dia. Assim, ao começarmos a produzir nossos conteúdos de forma que sejam acessíveis, estamos atingindo um público cada vez maior e nos habituando a produzir para todos.Esta palestra tem a intenção de te mostrar como fazer isso, falaremos sobre como e onde adicionar descrição nas imagens, como pensar as cores, sons, legendas em vídeos: seja no Instagram, Linkedin, Twitter ou Youtube.

Elimine barreiras e torne suas redes sociais um lugar de inclusão.

12:25 às 13:00

O papel e desafios da liderança sobre a diversidade e acessibilidade

Felipe Oliveira

A liderança numa empresa possui diversos desafios, desde apoiar o resultado dos times até desenvolver cada profissional que lidera, garantindo que alcancem seus próprios objetivos na empresa. Mas, quando se trata de diversidade e acessibilidade, será que estamos preparados? Quais competências precisamos ter? O que dizer / fazer / pensar? Nessa palestra, quero dar algumas dicas a você de como aprender a ter uma visão mais ampla sobre a sua realidade.

13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Como aprendo tendo TDAH e Dislexia?

Oscar Krupp

Algumas pessoas tem dificuldade em aprender certos conhecimentos, mas e se você tivesse uma deficiência que tornasse tudo mais difícil de aprender? Bom eu sou experiente nisso e quero te contar algumas estratégias que uso no meu dia a dia para conseguir aprender o que preciso.

15:15 às 15:50

A história sem fim... da acessibilidade digital!

Marcelo Sales

No filme "A história sem fim", um clássico de 1984, Bastian é um garoto que usa a imaginação para "fugir" dos problemas do dia-a-dia. Bastian não usava internet em 1984, mas provavelmente se utilizasse não saberia que algumas pessoas não conseguiriam ler a história que o fazia "fugir" de seus problemas. Na vida real de algumas pessoas em 2022, ainda não há uma forma simples de fugir dos problemas do dia-a-dia enfrentados ao se navegar na internet. A ideia dessa apresentação é discutir a "pequena" evolução que tivemos nos últimos anos com a acessibilidade digital e imaginarmos quando essa história terá um fim, se é que terá...

15:55 às 16:30

Testes de Acessibilidade: da preparação à execução.

Priscila Marinovic / Tamara Padilha

Quais os processos de testes de acessibilidade? Antes de responder, vamos apresentar uma breve introdução sobre o que é acessibilidade digital, para quem ela é feita e por que é importante testar acessibilidade. Além disso, traremos os pontos principais da preparação e execução desses testes.

16:40 às 17:15

Na prática os principais problemas de acessibilidade, seus impactos e como resolvê-los

Flávio Correia / Maurício Pereiro

Grande parte dos problemas de acessibilidade se concentram em falhas na implementação semântica dos principais componentes da interface digital, os impactos que causam são enormes e, por outro lado, evitá-los é mais simples do que se parece. Vem com a gente entender como tudo isso se conversa e de que maneira podemos contribuir com um meio digital mais acessível.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Inclusão Intencional, e agora? Tem uma pessoa diferente trabalhando comigo.

Cássio Roberto Gomes Silva / Paula de Sousa Rocha / Vinicius Schmidt
Painel desta Trilha
Hora Conteúdo de Terça
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Atendimento em Libras: Inovação na Prática em um Sistema de Cooperativas de Crédito

Lorena Seiler / João Pedro Cavada Kunz Ferreira

Falar da situação financeira de forma aberta não é algo confortável para muitas pessoas. O quanto ganha, o quanto deve.. Esse é um assunto que falamos apenas com pessoas que confiamos. Já pensou o quão constrangedor pode ser ter que se expor para pessoas que não gostaria para se fazer entender? Nessa conversa falo em como foi o passo a passo até conseguimos viabilizar o atendimento em libras, passando por um processo de experimentação e lançamento do serviço para a comunidade.

11:40 às 12:15

Usuários de leitores de tela, como realmente são seus hábitos de navegação?

A acessibilidade além da técnica, deve ser pensada considerando o usuário. Mas o que fazer quando a diversidade é tão grande em um país continental como o nosso? Em 2018 para responder essa pergunta lançamos a primeira pesquisa de usuários de leitor de tela do Brasil! Esse ano foi a terceira edição, e queremos compartilhar o que aprendemos até aqui.

12:25 às 13:00

Aproximando as diferenças

Amanda Carneiro de Miranda Muller

De acordo com pesquisas, no setor de tecnologia, homens ocupam 68% das vagas, profissionais negros ocupam menos de 40% das vagas e a faixa etária é de até 44 anos para 77% dos casos, é possível ter uma ideia do quão homogêneo pode ser um ambiente profissional apenas olhando para estes dados... Os perfis de profissionais que procuram a tecnologia e buscam se desenvolver na área foram sendo moldados pelo mercado cada vez mais a modo de se aproximar das estatísticas citadas anteriormente. A grande questão sobre ambientes homogêneos e o desenvolvimento de tecnologias é que cada vez mais os produtos oferecidos, ficam limitados a visão de um pequeno e seleto grupo.

13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Falando sobre desigualdades de gênero: Obstáculos à participação plena das mulheres na tecnologia

Giulia Bordignon

Historicamente, quando tratamos de gênero e tecnologia, percebemos que produzir tecnologia foi considerado uma atividade masculina, atribuindo às mulheres o papel de usuárias das inovações. Nos últimos anos observamos mudanças nas representações sociais, entretanto, esses avanços não têm sido suficientes para superar as desigualdades entre os gêneros.

Nesta talk vamos refletir sobre os obstáculos construídos pela cultura, pois é um passo importante para entender as razões da sub-representação feminina não só na tecnologia, mas em todas as áreas do conhecimento e posições de prestígio do campo profissional, bem como pensar práticas e políticas para contornar o problema.

15:15 às 15:50

Comece a deixar sua comunicação, produtos e serviços mais acessíveis

Dani Lopes / Mariane Luiz Luiz

Vamos contar como abordamos acessibilidade dentro de uma empresa global e como todas as pessoas podem trabalhar a acessibilidade na comunicação, descoberta do produto, desenvolvimento e acompanhamento de métricas.

Entre os temas que abordaremos, estão - Como se comunicar de forma acessível e inclusiva - Como fazer uma avaliação de acessibilidade - Como priorizar os ajustes de acordo com o nível de conformidade versus esforço - Como identificar oportunidades e criar estratégias para implementar a acessibilidade nos produtos e serviços

15:55 às 16:30

A Transformação Digital e Tecnologias Assistivas em tempo de Pandemia

Marcelo Ferreira / Nathalie Barbosa Reis Monteiro

Com os avanços tecnológicos, ferramentas são criadas para simplificar o dia a dia da população. As tecnologias assistivas fazem parte das inovações e são utilizadas por pessoas com deficiência. A pandemia ocorre em um momento em que o Brasil se preparava para a transformação digital. O país avança em infraestrutura de banda larga, mas é necessário ampliar a conectividade e o acesso aos serviços digitais. Há um aumento na pesquisa e adoção de dispositivos móveis e inteligentes, para atender pessoas no contexto de saúde: aplicativo para o monitoramento da ventilação mecânica (casos de COVID-19); tecnologia assistiva de baixo custo (prevenir deformidades ou melhorar a mobilidade de pacientes).

16:40 às 17:15

Acessibilidade focado na pessoa usuária/cliente

Elias Fernandes

Seja qual for o produto e/ou serviço a ser criado, é necessário, além das responsabilidades legais e sociais, entender o público que vai utilizá-lo. Além do mais, estamos na geração da experiência, em um momento em que empresas desejam e entendem que para fidelizar os seus clientes, aumentar os seus lucros, precisam cada vez mais criar boas experiências de uso, e cada cliente tem suas necessidades e características.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Profissionais 40+ na tecnologia

Daniela Cabral / Franklin Robert Araujo França
Painel desta Trilha
Hora Conteúdo de Quarta
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Porque a Gordofobia é um assunto importante e deve ser combatido dentro das organizações

Anna Karinane de Souza Silva

Tenho certeza que você já presenciou situações de preconceito, intolerância e exclusão contra pessoa gorda dentro de alguma organização em que fez parte. Se falamos de diversidade devemos falar sobre gordofobia, existem pesquisas que evidenciam o quanto o preconceito ainda é um obstáculo que pessoas gordas e obesas precisam enfrentar no mercado de trabalho e o quanto isso impacta desde a vida financeira, vida psicológica desses profissionais e resultados empresariais. Nesse talk vamos falar de conscientização, desconstrução e como é importante entendermos a realidade das pessoas gordas.

11:40 às 12:15

Lavagem da Diversidade - Diversitywashing

Dayane Carneiro Basile

(online)

No mercado de trabalho a despeito de existir a LIB - Lei de Inclusão dos Deficientes, a Lei de Cotas - nº 8213/91, etc, e da discriminação contra o deficiente ser crime, previsto em Lei, ainda existe muitas empresas que utilizam a Diversidade & Inclusão só para cumprir a cota, para fazer marketing quanto aos produtos, serviços oferecidos e não para verdadeiramente incluir a pessoa com deficiência. Não se preocupam com Política de Diversidade e/ou Acessibilidade, sequer fazem adaptações no ambiente de trabalho. Enriqueço a apresentação com estatísticas, dentro deste contexto.

12:25 às 13:00

Conheça o .horcel: criando produtos digitais inclusivos pensando em pessoas com TDAH, dislexia, discalculia e disortografia

Sandyara Peres

A documentação conta com princípios que norteam projetos digitais sobre, principalmente, a aprendizagem em relação ao conteúdo. O .horcel não é um conjunto de regras que precisam ser seguidas à risca, ele foi projetado para todas as pessoas que trabalham com o desenvolvimento de produtos digitais, em especial para pessoas responsáveis pela parte de design e conteúdo, mas isso também não exclui desenvolvedores e profissionais de outras áreas como educação, a consumirem essa documentação. Cada orientação contempla aspectos neuropsicopedagógicos no contexto de pessoas com TDAH, dislexia, discalculia e disortografia -, e passos de como implementar essa recomendação.

13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Os caminhos percorridos pela b3 para se tornar referência em acessibilidade digital.

Giovanne Vicentin Bertotti

Em um mundo cada vez mais ?plural?, as empresas têm trabalhado incessantemente para entregarem produtos de valor a seus clientes. Um tema relevante em 2020/2021 foi como as grandes financeiras estão construindo suas aplicações acessíveis diante de um mundo pandêmico. Dentro dessa realidade, a b3 vem mostrar seu ?case de sucesso? reforçando seu empenho e compromisso em criar um mundo digital mais acessível.

15:15 às 15:50

Acessibilidade: Um caminho possível

Pedro Izidio

Pensar acessibilidade é essencial quando falamos de produtos e serviços digitais, mas será que as pessoas que trabalham na construção desses artefatos estão atentas a isso? De quem é a responsabilidade de se pensar acessibilidade nos projetos e, para além, acessibilidade é mais um favor ou uma etapa de valor e qualidade do produto/serviço que estamos propondo por no mercado?

15:55 às 16:30

Inclusão e Diversidade na Perspectiva de Quality Assurance em Jogos

Anny Caroline Sousa / Yuri Luz de Almeida

Uma base diversa em relação a geografia, cultura, etnia, gênero, orientação sexual, habilidades e etc, instalam e interagem com um produto quando é lançado. Portanto, é necessário aplicar um design inclusivo, relacionado ao funcionamento do produto para pessoas diversas, o que requer um olhar detalhista para garantir que seja acessível a todos. Analisar cenários de teste que atendam usuários com deficiências temporárias, situacionais ou permanentes para que não deixem de ter a experiência do uso da aplicação se torna um requisito para qualidade. Vamos abordar a perspectiva de guidelines disponíveis na indústria de jogos no contexto de qualidade e o valor que elas tem para os produtos.

16:40 às 17:15

PRECONCEITO IMPLÍCITO e RACISMO INCONSCIENTE: Precisamos falar sobre isso

Guayçara Gusmon Gonçalves

Todas as pessoas possuem vieses. Isso é um fato porque se tratam de processos cognitivos automáticos que moldam nosso comportamento de modo inconsciente. Existem mais de 300 tipos deles, que nos afetam das mais diversas formas, inclusive já trazido em outras edições TDC. Esta talk aborda os vieses que nos impactam no campo dos fenômenos discriminatórios, mais precisamente o RACISMO, gerando o chamado ?preconceito implícito?, que geralmente são processos resistentes a crenças explícitas, de maneira que mesmo uma pessoa que assuma uma postura igualitária e antirracista ainda pode exibir sinais de preconceito implícito sem ao menos se dar conta disso. Posso te esperar para batermos esse papo?

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Grade sujeita a alterações

Patrocinadores





Apoio Institucional



Realização