TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE NUM MUNDO CONECTADO

Trilha STADIUM QUARTA

Palco principal com grande abrangência de temas

O TDC Connections conta com muitas trilhas e você pode ficar em dúvida... por isso, a STADIUM* traz, de forma gratuita, uma junção de palestras das trilhas Premium - escolhidas pela representatividade - assim você conhece mais sobre VÁRIAS áreas e entender melhor com qual trilha se identifica. A Stadium garante pluralidade de informações - de uma maneira democrática - e cheia de conteúdos incríveis!

*Além de você poder se inscrever diretamente para a trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em trilhas Premium

Data e Local

Quarta-feira, 23 de Março de 2022

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Horário Conteúdo
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Afrofuturismo 2.0 e Afrofuturalidades - A disrupção do viés inconsciente

Zaika do Santos

Keynote de Abertura

Através de metodologias híbridas em perspectivas conceituais, com horizon scan, brainstorming, design estratégico, storytelling, a proposta consiste em tratar da disrupção do viés inconsciente em bancos de dados, na aprendizagem de máquina, ferramentas de busca e redes sociais.

Afrocentralidade na pós-modernidade e as metodologias, que têm como relação principal a produção de linhas temporais e multiversos na ficção e na realidade, denominadas Afrofuturalidades.

Afrofuturismo 2.0 é a ?tecnogênese do início do século XXI da identidade negra refletindo contra-histórias, hackeando e / ou apropriando-se da influência do software de rede, lógica de banco de dados, analítica cultural, remixabilidade profunda, neurociências, aprimoramento e aumento, fluidez de gênero, possibilidade pós-humana, a esfera especulativa, com aplicações transdisciplinares e cresceu em um importante movimento pan-africano diaspórico tecno-cultural."

O keynote apresenta o Afrofuturismo 2.0 e Afrofuturalidades como práticas concisas na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ONU para a equidade e segurança digital.

10:30 às 10:45

Modernização Aplicações! Porque? Quando? Como? O que levar em consideração?

Rafael Zani

"Vamos por 15 minutos falar de insights que nos levarão a pensar no porque devemos (ou não) modernizar nossas aplicações. Quais são de fato as características que tornam nossos atuais sistemas em ""Legados"" e quais são as melhores opções, considerando custos, riscos e tecnologia, para desta forma buscarmos a tão sonhada jornada de modernização de aplicações.

As empresas atualmente tem a grande dificuldade em ""Como modernizo este sistema, que até hoje foi quem nos trouxe até aqui?"". A dúvida surge cada vez mais, ao se depararem com novas necessidades de seus clientes, perfis de consumo, necessidades de integração, maior variedade de dados armazenados de forma a conhecer melhor seu próprio negócio, segurança de soluções, entre tantos outros pontos, que são grandes motivadores da evolução tecnológica, de forma que ela se mantenha aderente ao negócio.

Vamos explorar conceitos, opções, quais perguntas devemos nos fazer, e em 15 minutos, vamos sentir o sabor do que é este tão falado assunto de ""Application Modernization"". Vamos?"

10:50 às 11:25

Da exceção à regra: pensar apenas em produtos não é mais suficiente.

MONICA S BARROS

Nos últimos anos, o próprio produto das empresas era por si só o diferencial, mas tudo isso está mudando. Cada vez mais vemos as empresas indo para um modelo de serviços.

É por isso que agora é a hora do design de serviço nas empresas. A maneira como elas oferecem sua experiência de serviço é tão importante quanto a oferta de valor do produto em si.

11:30 às 12:05

Será que você realmente precisa de um ROADMAP?

Marcelo Neves

Nesta palestra você vai aprender que nem todos cenários admitem o uso de um roadmap. Inclusive, você pode criar um roadmap que não é baseado em funcionalidades, mas sim em objetivos de negócio.

12:10 às 12:45

Testes Além do Código

Jonathan Henrique Medeiros

Escrever testes automatizados é uma das atividades tradicionais do dia a dia de quem trabalha com o desenvolvimento de soluções.

Por se tratar de código não produtivo muitas vezes ele acaba não evoluindo com a mesma precisão em que o código produtivo evolui.

Tem como melhorar?

Vamos ver uma forma de escrever testes automatizados seguindo o uso de Domain Specifc Language e transformar os testes em uma fonte de informação de alto valor eliminando o foco dos frameworks utilizados para testes e voltando o olhar para o domínio de negócio.

12:50 às 13:05

Networking: utilize a ferramenta e converse com outras pessoas!

13:10 às 13:25

Intervalo do TDC, mas já voltamos ;)

13:30 às 13:45

Visite estandes, converse com patrocinadores e concorra a muitos prêmios!

13:50 às 14:05 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:10 às 14:45

Vamos para cloud, por onde começar?

Osanam Giordane da Costa Junior / Albert Tanure

(presencial e online)
O intuito e te mostrar como seguir os primeiros passos utilizando das melhores práticas para migrar para cloud e iniciar da forma correta sem surpresas.

14:50 às 15:05

Experimente, aprenda e certifique-se em Azure, de graça

Fábio Hara
"Experimente, aprenda e certifique-se em Azure, de graça"
15:10 às 15:25

Dicas pra palestrar no TDC

TDC Innovation já está com o CALL4PAPERS aberto esperando sua submissão!
15:30 às 15:45

Mulheres na TI da Globo

Juliana Baião
Palestra sobre carreira de mulheres na TI da Globo e nossos desafios
15:50 às 16:20 Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Resolução de conflitos em times ágeis: um framework para transformar desconexão em conexão.?

Carolina Nucci

A maior ineficiência em qualquer organização, das mais ágeis às mais tradicionais, está relacionada a conflitos. Conflitos entre diferentes ideias, interesses, prioridades e necessidades. Conflitos entre pessoas.

Boa parte desses conflitos acontecem quando focamos muito mais no que nos torna diferentes do que no que nos torna iguais. Focar no que nos une mais do que nos separa pode parecer discurso de auto-ajuda, mas não é - e nem vem de graça. Pra encontrar o denominador comum, é preciso investir tempo testar caminhos. Nessa palestra, eu explico como trabalhar a gestão de conflitos unindo habilidades e técnicas de negociação e empatia.

17:05 às 17:40

Introdução a React Query

Marcel Gonçalves dos Santos

O React Query é uma das "ferramentas do momento" no ecossistema React que promete lidar com data fetching de forma simples e prática. Ele permite fazer o fetching de dados, adicionar dados no cache, gerenciar invalidação de cache, lógicas de retry entre outras funcionalidades úteis de forma fácil, sem necessidade de lidar com lógicas complexas ou "tocar no estado global". Conheça o React Query e mude a forma como você lida com o gerenciamento de estados do servidor.

17:45 às 18:20

As verdades sobre a migração de monolitos para microsserviços

Fernando Sapata

(presencial e online)

Sempre que falamos de migrar aplicações monolíticas para aplicações modernas utilizando microsserviços surgem diversas dúvidas sobre qual a melhor estratégia e quais padrões de projeto podem ser utilizados para se obter sucesso nesta jornada. Nesta talk vamos falar das principais técnicas de engenharia de software necessárias para fazer essa migração com sucesso!

18:25 às 18:40 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:45 às 19:15 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Coordenação Trilha STADIUM QUARTA

Patrocinadores

Diamond


Gold




Apoio Institucional


Instituição Parceira


Realização