TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

Trilha CARREIRA e MENTORIA

Como novas tecnologias vem transformando as carreiras do futuro.

Empregabilidade, carreira de sucesso e melhores salários brilham aos nossos olhos de todo profissional! O quanto as novas tecnologias criarão carreiras ou transformarão as atuais?

As constantes transformações tecnológicas e comportamentais impactarão o futuro do trabalho e nós estamos em meio a essa transformação. Hoje eu estou feliz com o que eu faço? Me vejo fazendo isso daqui há 10 anos?

Aqui na Trilha de Carreira e Mentoria vamos mostrar o potencial que a tecnologia traz para o crescimento nas carreiras com novas visões, possibilidades e tendências.

Se junte a nós nessa jornada para o futuro!

PS: Use o Bruno Souza sem moderação!

Data

Terça-feira, 6 de Dezembro de 2022
a Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2022

9h às 18 h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Community Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Usando seu perfil no Github como Portfolio

Pachi Parra

O GitHub é uma plataforma padrão para a grande maioria das pessoas desenvolvedoras. Não importa se você começou a aprender a prorgamar ontem ou programa há anos, essa é uma ferramenta que tem uso para todes. Na busca por um emprego na área, muitas vezes a pessoa recrutadora visita seu GitHub e ainda te pede para ver seu portfolio. Então porque não juntar os dois? Nessa palestrar eu vou te ensinar a fazer o melhor uso possível do seu perfil, compartilhar algumas dicas e curiosidades que usamos no GitHub, e você vai sair da palestra com um perfil atrativo que te de orgulho de compartilhar.

11:40 às 12:15

CHA - Habilidades do Futuro

Marcia Guarnieri / Luís Aguirre

Estamos cada vez mais cercados de novas pílulas que nos prometem superpoderes para melhoria da eficiência de como podemos entregar melhores resultados aos negócios. Somos bombardeados de novas super idéias, técnicas, informações mágicas que prometem sucesso em pouco tempo. Se pararmos para um CHA e refletirmos sobre como estão os reais Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias para o Home office e novas rootinas remotas. Embarque conosco nessa discussão, sobre o que realmente é importante para o profissional home office e se você já não possui essas qualidades. Você se sente preparado?

12:25 às 13:00

Mentoria I

Bruno Souza
13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Redes profissionais e como conseguir o melhor emprego

Amanda Carneiro de Miranda Muller

(online)

Se você é um profissional ou um estudante buscando estágios, um novo emprego ou recolocação no mercado de trabalho, as redes sociais e plataformas para buscar vagas são o melhor caminho. Você pode ter capacidades técnicas invejáveis e para que isso fique claro para o mercado de trabalho, você precisa saber onde e como expor isso. Mais que apenas criar uma conta no linkedin, por exemplo, é fundamental saber usá-lo de modo adequado e a seu favor. Saber explicitar suas habilidades, ter um bom resumo pessoal, detalhar sua trajetória educacional, fazer interações de valor são algumas maneiras de fazer isso.

15:15 às 15:50

O que o mundo corporativo espera de você? Aprenda a desenvolver 4 softs skills essenciais para sua trajetória profissional

ISABELLA RIBEIRO GONCALVES

9 em cada 10 profissionais são demitidos devido a fatores comportamentais. Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pela Page Personnel em 2018 que já evidenciava o quanto soft skills se tornariam fundamentais no mercado de trabalho. Além dos conhecimentos técnicos, também conhecidos como hard skills, as empresas buscam colaboradores com competências comportamentais, principalmente depois da pandemia, cada vez mais desenvolvidas. Uma excelente notícia é que habilidades podem ser exercitadas. Descubra 4 soft skills requisitadas que farão diferença na sua carreira e como desenvolvê-las no seu dia-a-dia!

15:55 às 16:30

Mentoria II

Bruno Souza
16:40 às 17:15

De Paleontóloga a Cloud Engineer - Como a Tecnologia e as Comunidades mudaram a minha vida

Patricia Teixeira

Nessa sessão irei contar um pouco sobre a minha transição de carreira: de Paleontóloga e Pesquisadora em uma Universidade Publica a Cloud Engineer de uma Multinacional de Tecnologia. Como as comunidades e o compartilhamento de conhecimento me ajudaram a conquistar meus sonhos e como retribuo com o Give back sendo mentora do Cloud Girls e apoiando pessoas que querem transformar suas vidas através da tecnologia.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Evolução das carreiras em tecnologia, uma percepção de futuro

Painel de Discussão desta Trilha
Hora Conteúdo de Quarta
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Marketing pessoal: como se diferenciar contando a história da própria carreira

Guayçara Gusmon Gonçalves
Será que é possível se diferenciar dos demais candidatos àquela vaga dos sonhos ao contar a história da sua carreira de maneira a cativar os entrevistadores, fazendo com que eles fiquem curiosos e ansiosos para saber o que vem depois? Como se fosse um capítulo daquela sua série favorita que deixa as pessoas vidradas e ansiosas para o próximo episódio? Sim, é totalmente viável! E nessa palestra você terá acesso a dicas e técnicas utilizadas por escritores e roteiristas que também podem ser aplicadas no dia a dia do trabalho, seja ao apresentar um projeto ou sua própria carreira e interesse por uma vaga!
11:40 às 12:15

Além da programação - O que mais um profissional de TI precisa ter?

Pedro Christo

O mercado de dev se aqueceu muito nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. E é comum encontrarmos noticias e artigos na internet que falam do que a pessoa precisa para fazer parte do mercado de TI, mas sempre são habilidades de hardskill como "programação em javascript", "saber programar em um framework", porém dificilmente encontramos orientação de softkills qnecessárias para encarar os desafios de TI. Algumas habilidades como mentalidade de solução de problema, trabalho em equipe, conseguir aprender sobre novos temas em poucas horas e repassar o conhecimento são imprescindíveis para um profissional de TI de sucesso.

12:25 às 13:00

Mentoria I

Bruno Souza
13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Como crescer na organização ocupando espaços vazios

Airton Souza Filho

Muitas vezes nos prendemos a ideia de seguir o plano de carreira da organização e esperar por uma promoção que nunca chega. Toda empresa, independente de seu tamanho e de ter seus processos muito bem definidos, possui atividades e necessidades não atendidas, isso representa um vazio organizacional. O profissional que consegue enxergar esses espaços vazios e preenchê-los, tem uma chance de se destacar e crescer mais rapidamente.

15:15 às 15:50

Não precisa aprender pela dor.

Roberson Miguel dos Santos

(online)

Muitas vezes replicamos comportamento que não ajudam muito no processo de evolução em tecnologia de nossos pares, assim é preciso observação para não ser necessário ensinar batendo o que aprendemos apanhando.

15:55 às 16:30

Mentoria II

Bruno Souza
16:40 às 17:15

Como a comunidade mudou a minha carreira?

Thiago Barradas

Comunidades existem com objetivo de agregar algum valor para indivíduos de uma mesmo grupo. Em tecnologia isso não é diferente. Vamos falar um pouco sobre o impacto das comunidades na tecnologia, como você pode fazer parte e contribuir para esse ecossistema que você também faz parte e como tudo isso impactou e mudou a minha carreira!

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Como a mentoria mudou minha carreira e pode mudar a sua?

Painel de Discussão desta Trilha

Grade sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond




Apoio


Apoio Institucional


Patrocínio Trilha

Microsoft

Instituição Parceira

Uniritter

Realização