TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

Trilha UX DESIGN

"A melhor forma de prever o futuro, é criá-lo" - Peter Drucker
Mais do que reafirmar a relevância de criarmos produtos que resolvem problemas reais com experiências fluidas, urge a necessidade de uma reflexão sobre a nossa trajetória como profissionais e sobre o produto do nosso trabalho como designers. Estamos de fato pensando sobre o nosso processo de trabalho? Até onde estamos expandindo nossa empatia? Que grupos de usuários incluímos em nossos processos? Para quem estamos inovando?

Data e Local

Quinta-feira, 8 de Dezembro de 2022

09h às 19h

UniRitter
Rua Orfanotrófio, 555 /
Alto Teresópolis - Porto Alegre - RS
ACESSO PRESENCIAL OU REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Valores para participação online:
1 trilha: de R$ 200 por R$ 125
2 trilhas: de R$ 360 por R$ 226
3 trilhas: de R$ 519 por R$ 324
* aproveite maior desconto até 10/10,
veja tabela completa

Valores para participação online:
1 trilha: de R$ 200 por R$ 160
2 trilhas: de R$ 360 por R$ 288
3 trilhas: de R$ 519 por R$ 417
* preço válido até 22/11,
veja tabela completa

Valores para participação online:
1 trilha: R$ 200
2 trilhas: R$ 360
3 trilhas: R$ 519
* preço válido até 08/12,
veja tabela completa

Valores para participação híbrida:
1 trilha: de R$ 340 por R$ 250
2 trilhas: de R$ 614 por R$ 450
3 trilhas: de R$ 885 por R$ 650

Valores para participação híbrida:
1 trilha: de R$ 340 por R$ 275
2 trilhas: de R$ 680 por R$ 496
3 trilhas: de R$ 1.020 por R$ 714

Valores para participação híbrida:
1 trilha: R$ 340
2 trilhas: R$ 614
3 trilhas: R$ 885

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação Stadium:
Horário Conteúdo
07:45 às 08:55 Recepção dos Participantes
08:45 às 09:45 Abertura do evento e mini keynotes
09:50 às 10:30

KEYNOTE DO EVENTO

QUEM SOMOS - Mapa de Talentos Negros em Tecnologia

Andreza Rocha
O AfrOya Tech Hub lançou a mais aprofundada pesquisa já realizada sobre talentos negros em tecnologia no Brasil. Um retrato de abrangência nacional que norteará com assertividade a realização de agendas afirmativas exclusivas para a população negra no ecossistema de tecnologia.
Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Design System: por onde começar

Marlon Ribeiro Ribeiro

Design System: Nos últimos anos vimos esse termo se difundir no mercado, e as empresas estão se dando conta da importância de se ter um design system. Mas afinal, que raios é um design system? Quais são as vantagens de investir em um design system? O que são design tokens? Quais empresas tiveram sucesso com um design system? Como criar um design system do zero? Quem envolver? Por onde começar?

Nos últimos 3 anos recebi o desafio de criar um design system para o banco next (junto a um time maravilhoso <3) e hoje atuo como Product Owner da squad. Erramos muito, mas acertamos muito também! Bora trocar figurinhas sobre essa experiência?

11:40 às 12:15

O próximo passo de UX: Escalando e desenhando os processos de Design com Pesquisa

Leonardo Muller

O time cresceu, e agora?

Com aumento de pessoas Designers no time, é comum nos questionar como agilizar o processo de design e manter a qualidade de entrega juntamente com Pesquisa. Afinal, à primeira vista, montar essa estrutura parece complexo. Mas não precisa ser.

Nessa conversa iremos entender como construir em grupo os processos de uma nova estrutura de time de Design integrando UX Research. Mantendo a consistência de entrega e dando o próximo passo para a maturidade do time de UX através de seus processos entre áreas.

12:25 às 13:00

Não se esqueça da memória - Psicologia, cultura e clichês aplicados ao design de experiências

Felipe Arriaga Carriço

Talvez um dos componentes mais importantes para o entendimento da vida como a conhecemos ? e também um dos mais negligenciados quando o assunto é design ? seja a nossa memória. Apensar de inconscientemente designers manipularem a memória das pessoas, trazer luz sobre seu funcionamento no cérebro, reconhecendo possíveis padrões e gatilhos, faz com que racionalmente profissionais de Ux tomem decisões melhores para os negócios, assertivas para times de desenvolvimento e, obviamente, intuitivas para usuários. Nesta palestra falaremos sobre tipos de memória, psicologia cognitiva, cultura, clichês e como podemos utilizar esta poderosa ferramenta a nosso favor.

13:05 às 14:05 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:10 às 14:20 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:25 às 15:00

Cocriação com pessoas surdas: planejando e conduzindo workshops de ideação acessíveis

Guthemberg Felipe da Silva / Willian Grillo

Inserir as pessoas no processo de design é fundamental para a obtenção de resultados inovadores e a prática do design participativo não é novidade. Neste contexto, a cocriação é uma estratégia muito utilizada na etapa de geração de ideias. Mas, o que muda quando as pessoas envolvidas no processo são surdas? O que é necessário reestruturar nos métodos de forma a proporcionar uma experiência acessível? Como envolver efetivamente o intérprete de Libras? Nesta apresentação, iremos mostrar como planejamos e conduzimos dois workshops de ideação com pessoas surdas e quais aprendizados tivemos com estes momentos.

15:15 às 15:50

Como podemos ser mais criativos para resolver problemas de UX Design?

Silvia Trein Heimfarth Dapper

Criatividade: "talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo" (DICIONÁRIO OXFORD). Mas, afinal, eu posso ser (mais) criativo? E como posso fazer a minha criatividade ser mais aplicada para resolver problemas do meu usuário visando o desenvolvimento de "produtos que sejam uma alegria de possuir" (DON NORMAN)? Nessa palestra, vamos falar sobre a importância do pensamento divergente para a promoção da criatividade e como torná-lo aplicado a Experiência do Usuário.

15:55 às 16:30

Framework conceitual de design para afetibilidade

Elaine Hayashi

Análogo aos princípios de usabilidade, os princípios de afetibilidade orientam o design de aplicações que levem em consideração aspectos humanos e afetivos da interação. O framework conceitual de design para afetibilidade propõe um conjunto de metodologias e práticas de pré-design, desenvolvimento e avaliação final com stakeholders. Em um ciclo de design iterativo e interativo, as práticas são aplicadas em contexto de design socialmente consciente, que inclui aspectos formais, informais e técnicos. Nesta apresentação você conhecerá o framework conceitual e alguns exemplos práticos do seu uso no design de aplicações e jogos educacionais.

16:40 às 17:15

ESG, CX e Centralidade no Cliente,

Caroline Capitani

Nesta palestra é abordado o porquê o ESG não é uma mera tendência ou modismo, mas sim uma nova forma de conceber resultados empresariais e desenvolver estratégias de negócios. Vivemos em um momento de crescente demanda por investimentos responsáveis; fatores sociais ganhando cada vez mais atenção, somado a isso os consumidores estão exigindo que as empresas adotem práticas sustentáveis relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e empresariais. Consumidor, mercado financeiro, governos, ambiente regulatório e empresas, iniciaram uma corrida sem volta. Por isso, precisamos discutir sobre o tema e olhar para ele com lentes de inovação.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05
Programação da Stadium no final do dia.:
Horário Conteúdo
19:15 às 19:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond




Apoio


Apoio Institucional


Patrocínio Trilha

Microsoft

Instituição Parceira

Uniritter

Realização