TDC INNOVATION
DESAFIOS PARA CRIAÇÃO DO FUTURO DIGITAL

Trilha DIVERSIDADE E ACESSIBILIDADE

Trazendo oportunidades iguais e equidade às gerações atuais e futuras.
Descrição: um dos valores mais importantes e fundamentais que a raça humana atualmente possui é o respeito às pessoas. Nos últimos anos, a evolução da sociedade trouxe à tona uma crescente preocupação com temas críticos para o nosso bem estar, como questões raciais e étnicas, LGBTQIA+P, pessoas com deficiência, desigualdade social, meio ambiente e diversos outros. Por isso, é nossa responsabilidade, como cidadãos, compartilhar o máximo de informação, experiências e soluções possíveis para tornar o nosso mundo um lugar mais diverso e acessível para TODOS! Por isso, convidamos você a participar da trilha de diversidade e acessibilidade para que, juntos, possamos mudar a vida das pessoas.

Data

Quarta-feira, 1 de Junho de 2022
a Sexta-feira, 3 de Junho de 2022

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Community Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Quarta
08:00 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:30

KEYNOTE DO EVENTO

Como criar uma máquina de gerar empreendedores: O Case de inovação de SC

Daniel dos Santos Leipnitz
Keynote convidado - Como o estado de Santa Catarina passou de 6500 empresas de TI em 2016 e passou a 19000 em 2021? Qual a receita? Como foi?
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Diversidade além da cota - criando oportunidades para desenvolver talentos diversos

Luisa Escobar / Vanessa Lourenco

Sabemos que ambientes diversos e inclusivos são fundamentais para fomentar a inovação e o choque de Ideias, existe hoje uma dificuldade na atração destes talentos, e ainda maior na área de tecnologia. Por isso que na philips nos comprometimos em criar oportunidades para formar a +de 5.000 pessoas de recortes diversos, e prepará-los para o ambiente de trabalho , não para nos, mas para o mundo ! nesta palestra queremos compartilhar esta história, desde a concepção até a execução. Por que é sempre sobre pessoas ! Sempre !

11:40 às 12:15

Vítimas da falta de abraço do mundo: a necessidade de inclusão para inovar

Nivea Dos Santos

Em uma cena de Pantera Negra, T'Challa diz que precisamos encontrar uma forma de cuidar um dos outros como uma única tribo. Muitas vezes, a invenção vem a partir de um ponto de dor reconhecido. Sendo assim, um time diverso é sinônimo de um time que, junto, consegue observar pontos de dor e, em cima disso, criar cada vez mais. Nessa apresentação, o atual cenário de minorias no mundo da tecnologia será explicitado, com dados e exemplos de criações. Serão também apresentados caminhos para a criação de um time mais inclusivo e motivações para essa ação.

12:25 às 13:00

Já ouviu falar de D&I Estratégico? Uma perspectiva de atuação em diversidade e inclusão como meio.

Vinicius Schmidt

Diversidade e Inclusão é uma pauta crescente dentro do mercado de trabalho. É muito comum percebermos aquelas falas: "prezamos pela diversidade" ou "temos um ambiente inclusivo" - movimento que ficam sempre no discurso!

Assim como aprendemos a atuar de maneira técnica em práticas de Gestão de Pessoas como Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento de Pessoas, Bem-estar (principalmente durante a pandemia), entre outras frentes, também é necessário ser estratégico com D&I. Ok, mas como?

Nessa conversa, vamos falar sobre o que são atuações técnicas e especializadas em Diversidade e Inclusão, qual a conexão dessa frente com Gestão de Pessoas e como D&I pode ser meio para impactar organizações.

13:10 às 13:45

Precisamos falar sobre Acessibilidade Web

Larissa Santos de Azevedo

Se a internet é para todos, ela deve ser inclusiva. E nesta talk iremos entender sua importância, analisar seus princípios e ver como podemos criar uma web inclusiva

13:50 às 14:50 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:00 às 15:10 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

15:15 às 15:50

Pilares para atuar com acessibilidade no real contexto das pessoas usuárias

Liliane Claudia

Para Liliane, dois pilares muito importantes para se atuar com acessibilidade são, estudar Acessibilidade Digital e incorporar o Design Inclusivo nos processos, garantindo que os ambientes estejam acessíveis independentemente das experiências acontecerem no meio digital e físico ou das dificuldades das pessoas com deficiência.

Nesta palestra, a especialista em acessibilidade apresenta sua visão e experiência profissional em viabilizar a construção de tecnologias acessíveis aderentes ao real contexto das pessoas usuárias de acessibilidade.

15:55 às 16:30

Katie: uma assistente visual

Jaqueline Dahmer Steffenon

Inspirada pelo Be my eyes, um aplicativo que conecta voluntárias e pessoas cegas por uma vídeo chamada para auxiliar em tarefas do dia a dia, me perguntei, como manter esse mesmo objetivo usando a tecnologia? Com isso e com o apoio da inteligência artificial, surgiu a KATIE, uma assistente visual capaz de responder perguntas do cotidiano, como reconhecer uma embalagem de um medicamento.

16:40 às 17:15

Liderança antirracista e o afrofuturismo

Natasha Gabrieli

Em uma sociedade onde quase 60% da população se autodeclara como negra, é importante não apenas termos consciência da estrutura racista ainda presente nos espaços de poder, mas sabermos da nossa responsabilidade em agir de maneira antirracista para que as pessoas negras tenham acesso a oportunidades justas e de respeito. Ser uma liderança antirracista é respeitar direitos, se aprofundar em conhecimento e compreender que nossa jornada está repleta de vieses que precisam ser conhecidos, desafiados e questionados a todo momento.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Diversidade, acessibilidade e liderança

Natasha Gabrieli / Luisa Escobar / Angelina Hemckmeier do Nascimento / Vinicius Schmidt
Painel Digital desta Trilha
19:15 às 19:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Quinta
08:00 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:30

KEYNOTE DO EVENTO

Speed without Discipline: a Recipe for Disaster

Venkat Subramaniam
Keynote convidado
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Deaf Developers

Luiz Henrique Boger Wessling / Joaquim Amado

Proporcionar á diversidade como surdos usuários da LIBRAS e surdos oralizados que pode ser qualidade de vida diversidade social neste vai ser ampliação quando pode ser comunicação eficaz , que estiver tecnologia neste possibilidade acessibilidade, então pode ser volubilidade , controle de seu ambiente, possibilidades de seu aprendizagem , trabalho e integração com funcionários nas empresas e sociedade.

11:40 às 12:15

Balanceamento de Dados: Diminuindo Viés e Preconceito

Verônica Sakane Matias / Érica Carneiro

O conflito entre viés e variância é um dos maiores problemas para o aprendizado de máquinas. Erros de generalização impactam diretamente em como o algoritmo de aprendizado será capaz de prever novos casos  ou mesmo executar classificações.  Atualmente, discussões sobre "algoritmos racistas" ou não inclusivos foram amplamente levantadas. Ora, mas se um cálculo matemático, i.e., um algoritmo, não detém sentimentos, de que maneira, a exclusão de grupos pode ocorrer em modelos de aprendizado de máquina?  A presente palestra visa apresentar os conceitos de viés e variância, bem como a importância do balanceamento de dados de modo a mitigar a continuidade de preconceitos sociais.

12:25 às 13:00

1 é pouco, 2 é bom, 3 nunca é demais! Conheça a WCAG 3.0

Victoria Raupp Krupp / Isabel Mendes

As Diretrizes de Acessibilidade do W3C (WCAG) 3.0 já estão em preparação desde janeiro de 2021 e prometem fornecer uma ampla gama de recomendações para tornar o conteúdo da Web mais acessível a usuários com deficiências. Algumas das mudanças são: Linguagem simples e mais compreensível por pessoas que não são especialistas em tecnologia; Mais orientada para a necessidade do usuário em vez de orientado para a tecnologia; Mudanças nos níveis de conformidade dos critérios de aceite; Entre outros.

Nessa palestra, iremos mostrar todas as diferenças e semelhanças entre a WCAG 3.0 e as da família WCAG 2.X e como isso irá impactar o modo como levamos acessibilidade para os produtos digitais.

13:10 às 13:45

Comitê de diversidade - um relato sobre o processo

Angelina Hemckmeier do Nascimento

Nesta apresentação quero compartilhar como foi o processo de criação o comitê de diversidade da Mobiliza, desde a proposta inicial, desenho da estrutura e nossas iniciativas até um resumo do primeiro ano de atividades.

13:50 às 14:50 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:00 às 15:10 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

15:15 às 15:50

Hand Off de acessibilidade

JANAINA BORBA

Muito se ouve falar sobre acessibilidade, em como tornar nossos produtos digitais acessíveis, mas será mesmo que o time de UX sabe como repassar essas especificações para o time de desenvolvimento? Como realizar um hand off de acessibilidade? O que devemos levar em conta nesse momento? São várias as dúvidas que podem surgir e, ter esse processo feito de forma estruturada e com qualidade é essencial para realmente tornarmos os nossos produtos digitais cada dia mais acessíveis.

15:55 às 16:30

Acessibilidade em Sites e Aplicativos

Sidnei Silvestre da Silva

Visto que temos diversas formas para consumir conteúdos digitais, saiba como e porque os sites e aplicativos precisam ser acessível para o maior número de pessoas!

16:40 às 17:15

Como é viver ao lado de uma adulta autista

Felipe Oliveira / Vanessa Rocha

Atualmente, o assunto "diversidade e acessibilidade" se tornou uma realidade nas empresas e relações profissionais e a tendência é apenas crescer. Porém, no dia a dia, há diversas experiências pessoas que mostram como é tudo isso. No meu caso, sou casado com uma autista! Então, quero trazer como é, quais os desafios e como a comunicação, carinho e acordos ajudam na nossa relação.

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Neurodiversidade na tecnologia

Felipe Oliveira / Paloma Breit / Kátia Borghi / Gabriela Bechara Zillig
Painel Digital Desta Trilha
19:15 às 19:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Hora Conteúdo de Sexta
08:00 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:30

KEYNOTE DO EVENTO

Dados, glamour, altos salários? será que é assim? Dicas de uma carreira de mais de 20 anos

Danielle Monteiro
Keynote convidada
10:35 às 10:50 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:55 às 11:30

Acessibilidade na gestação: impressão de feto em 3D para pais com deficiência visual

Heron Werner

O objetivo desta apresentação será mostrar a importância da Reconstrução 3D a partir de imagens de Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Medicina Fetal. Será abordado a sua importância no diagnóstico, avaliação do prognóstico e suas principais indicações no acompanhamento prenatal. Além disso, o papel inclusivo da impressão do feto em 3D para pais com deficiência visual, que por meio de modelos físicos têm acesso a todas as etapas da gestação.

11:40 às 12:15

Vieses inconscientes, já pensou em se descontruir hoje?

Anna Karinane de Souza Silva

Apesar de não intencionais, os vieses criam uma barreira invisível e fortemente poderosa que dificulta o aumento da inclusão das diversidades nas organizações. Nesse talk vamos falar sobre vieses inconscientes, seus tipos e os impactos que eles causam na experiência das diversidades dentro das organizações.

12:25 às 13:00

Framework de Acessibilidade Digital

Renato Alves

Um framework para construção de produtos digitais, com método de métrica de evolução e divisão de responsabilidades entre os perfis de UX, UI, WR, Dev, QA e Design System.

13:10 às 13:45

A Busca Feminina de uma Trajetória para o Sucesso

Meirylene Avelino

A desigualdade de gênero é algo tão intrínseco na sociedade que acaba sendo disseminada para todas as gerações e gera diversos problemas, desde a escolha de um curso universitário, até o dia a dia em um mundo corporativo. Porém pouco se fala sobre o poder que cada pessoa tem um mudar a sua trajetória independente de paradigmas que são impostos pela sociedade. A descoberta do poder pessoal, pode em um primeiro momento parecer clichê, porém é de fato um grande combatente para dizimar questões que nada veem a agregar com a evolução de um individuo imerso na sociedade.

13:50 às 14:50 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:00 às 15:10 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

15:15 às 15:50

Uma construção colaborativa do posicionamento de Diversidade & Inclusão (D&I)

Graziele Chomen

Criamos um grupo de trabalho para ajudar na construção do posicionamento. Para orquestrar este trabalho, o time de Gente & Gestão e UI/UX (design) utilizaram metodologias ágeis, como o Design Thinking e Design UX, em toda a jornada, gerando várias visões, insights e, também, os porquês da D&I. Foram realizados cinco encontros de escuta com os grupos de diferentes marcadores, para compreender as diferentes realidades, que contribuíram para a primeira onda do posicionamento, formada pelas seguintes frentes: gênero, raça, PCDs, LGBTQIA+P e etnias. Um CLAN de D&I foi criado e quinzenalmente falamos sobre temas de D&I para tornar o ambiente mais inclusivo, acolhedor e Diverso.

15:55 às 16:30

Design Universal aplicado à avaliação de desempenho: Uma maneira de descobrir novos líderes.

Paloma Breit

A avaliação de desempenho nas empresas é, normalmente, estabelecida com parâmetros em corpos sem deficiência, mentes típicas e também mentes e corpos saudáveis. Ou seja, mensurada com base em pessoas de um cenário ideal. Desta forma, as avaliações executadas são excludentes aos corpos e mentes diversos, ao diferente e outliers. Que tal pensarmos em inclusão também aí, aplicando o design universal?

16:40 às 17:15

Como alinhar designers e devs para criar produtos mais acessíveis

Marília Gabriele Suzart Silva

Na maioria da vezes, nós acreditamos que a acessibilidade do produto não é nossa responsabilidade e colocamos a culpa na gestão, pois não queremos sair da nossa zona de conforto.

Nessa palestra, vou te contar um pouco sobre a minha experiência implementando a cultura de acessibilidade nos times que eu trabalhei.

Um processo importante foi o Handoff de Acessibilidade, que ajudou cada pessoa a entender o seu papel na construção de um produto acessível e melhorou a comunicação entre as áreas de design e desenvolvimento.

Bora reescrever uma web mais acessível? Te espero lá!

17:25 às 17:55 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:05 às 19:05

Acessibilidade x Tecnologia

Sidnei Silvestre da Silva / Liliane Claudia / Laissa Soares
Painel Digital desta Trilha
19:15 às 19:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond





Apoio Institucional



Realização