TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE EM UM MUNDO CONECTADO

TRILHA ACESSIBILIDADE

VENHA PARA A TRILHA DA INCLUSÃO

Com aproximadamente 8.4% da população brasileira apresentando algum grau de deficiência, precisamos garantir que todas as pessoas possam acessar, compreender, utilizar, interagir e contribuir com o meio digital.

Acessibilidade digital by design e by default é fundamental para garantirmos uma sociedade inclusiva.

Sabe como inserir a cultura de acessibilidade nas empresas? Sabe quais as necessidades e como tratar quem precisa de acessibilidade?

Se tem dúvidas ou deseja conhecer mais, a Trilha de Acessibilidade foi criada especialmente para você!

Vamos trocar experiências que tragam aprendizado sobre acessibilidade, dentro e fora do ambiente de trabalho, promovendo mudanças para expansão das boas práticas de acessibilidade.

Data e Local

Quinta-feira, 23 de Março de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
10:00 às 10:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:05 às 10:40

Accessibilidade para designers e engenheiros

Márcio Martins

Acessibilidade é um tópico muitas vezes deixado de lado, especialmente no mercado de software corporativo. "É um plus", dizem. Em um mundo onde 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, acessibilidade pode levar empresas a tomarem multas se seus produtos não estiverem em conformidade com a legislação vigente. Se você é designer: entenda como entregar seus protótipos no Figma com anotações de acessibilidade. Se você é desenvolvedor: entenda como melhorar a qualidade do seu código. Ambos os papéis em busca de um objetivo: atender aos critérios de sucesso da WCAG.

10:45 às 11:20

Metodologia de aplicação da análise de acessibilidade em produtos existentes

Gisely Lucas

Infelizmente não é uma realidade termos aplicações acessíveis no Brasil, segundo um estudo realizado pelo Movimento Web Para Todos (MWPT), mesmo em 2022 (ano da pesquisa) continua abaixo de 1%. Então como podemos transformar e recomendar acessibilidade em aplicações que já estão em produção? Quais validações fazem sentido, o que devemos nos preocupar? Foram através dessas e outras perguntas que um grupo de pessoas da Thoughtworks buscou construir um processo que gerou uma metodologia para auxiliar na construção do pensamento de acessibilidade e em validações.

11:25 às 11:40

Love Code: engajando comunidades técnicas.

Valter Pereira Silva
Vamos nessa palestra falar sobre técnicas, ferramentas e processos para engajar e crescer uma comunidade técnica usando como exemplo a Hot Hackers, comunidade de pessoas desenvolvedoras da Hotmart.
11:45 às 12:20

Como documentar definições de design para acessibilidade: uma experiência com aplicações para Windows

Ingrid Layara Aguiar da Silva

Quando pensamos em acessibilidade, lembramos que existem várias ferramentas assistivas e formas de acessar um conteúdo digital. Mas como nós, designers, devemos projetar para que tais ferramentas sejam integradas a uma boa experiência de uso? Além disso, como podemos documentar tais definições para que o time de desenvolvimento e teste recebam a informação e sigam com a produção do projeto? Vamos descobrir como projetar e documentar a navegação por teclado e com o leitor de tela (Narrador) para aplicações Windows.

12:25 às 13:55 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:05 às 14:40

Novos horizontes de inclusão: Explorando o uso do ChatGPT para o desenvolvimento de soluções acessíveis

Geraldo Gomes Cruz Júnior

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que vem ganhando bastante reconhecimento popular. Ele permite a criação de diálogos naturais e a geração de textos de forma complexa e bastante assertiva. Nesta apresentação, discutiremos de forma prática como o uso do ChatGPT pode ajudar no desenvolvimento de soluções computacionais mais acessíveis. Vamos apresentar como ele pode ser utilizado para criar assistentes virtuais, para enriquecer conteúdos com descrições e legendas e para automatizar e simplificar o processo de traduções e comunicações, com isso, permitindo interações mais naturais e inclusivas com aplicativos.

14:45 às 15:20

Qual a relação de SEO e acessibilidade?

Rosi Bertaglia

Seguir as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) pode ajudar páginas da web a atraírem tráfego de pesquisa e melhorar as experiências de seus usuários. Da mesma forma que tecnologias assistivas podem ler sites, os mecanismos de pesquisa também e é aí que SEO entra. Quando você pensa em usuários com deficiência ao planejar seu conteúdo e ao otimizar para SEO todas as pessoas saem ganhando.

15:25 às 16:00

A importância de pensar em experiências digitais para pessoas TDAH

Nicolas Silva

Como criar experiências de produtos digitais que sejam acessíveis para pessoas com TDAH, qual a importância e o que podemos fazer para melhorar a experiência com produtos digitais.

16:05 às 16:40

Guia prático de acessibilidade web para iniciantes

Amanda Carneiro de Miranda Muller / Haline Kelly Ferreira da Silva

Colocar em prática a acessibilidade é uma questão de qualidade de vida e respeito à diversidade. Ao construir um site acessível, asseguramos que a experiência do usuário seja completa, reduzindo barreiras que dificultam a navegação, a compreensão, a interação e a contribuição no mundo virtual. É de responsabilidade de cada pessoa que desenvolve tecnologia também pensar em acessibilidade e é por isso que o compartilhamento de informações sobre os primeiros passos em como garantir que um site web é acessível é tão importante.

16:45 às 17:15 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:20 às 18:20

Acessibilidade como valor pré-definido (by default). Como formar uma cultura de acessibilidade? Descrição: Por meio de painelistas com diferentes perfis vamos abordar de forma eclética o tema acessibilidade nas dimensões família, educação e empresa.

Rafael Sousa / Águeda Mendes / Antúlio de Oliveira
Painel desta Trilha
18:20 às 18:25 Encerramento da trilha

Os coordenadores fazem um breve encerramento com agradecimentos.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização