TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE EM UM MUNDO CONECTADO

TRILHA STADIUM QUARTA

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Março de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
07:45 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:40 Abertura do evento e mini keynotes

Abertura do evento com Bruno Souza e Júlio Matos e mini keynotes com:
Luis Leão da Twilio e Lucas Leung da Oracle

09:45 às 10:00

Futuro e Inteligências Artificiais: Como será o futuro apoiado pela OpenAI?

Alexandre Santos Costa

(online)

O ChatGPT dominou a mídia recentemente por ser algo, até então, do imaginário humano. Uma interface conversacional que entende contexto, linguagem natural e capaz de gerar conteúdo, não só textual, mas até mesmo códigos de programação. Legal né?! Mas, então o que podemos esperar daqui para frente? O que a OpenAI pode fazer por nós e por nossos negócios e como será o mundo onde seremos empoderamos pela inteligência artificial?
10:05 às 10:40

Clean Code no Front-End

Matheus Rian de Souza Silva

Abordaremos a importância da escrita de código limpo e organizado no desenvolvimento de aplicações front-end.

Vamos discutir práticas e técnicas para escrever código de maneira clara, legível e fácil de manter. Além disso, também iremos destacar a importância da documentação e da colaboração entre equipes no desenvolvimento de software de qualidade.

O objetivo é ajudar os desenvolvedores a criar soluções de software robustas e escaláveis que possam ser facilmente mantidas e atualizadas ao longo do tempo.

10:45 às 11:20

Adotar o ágil sem falar de ágil - Benefícios de uma abordagem "No Names"

Felipe Cholla

O objetivo dessa apresentação é criar nos espectadores a reflexão de como ouvir alguém falar de um determinado tema incessantemente pode ser algo chato e que cria aversão naquele que deveria ser o interessado pela informação. Durante meu anos de experiência em liderança de equipes ágeis, pude aprender que ninguém gosta de ficar a todo momento alguém falar de frameworks, guides, e agilidade como um todo e que isso, além de ser extremamente chato, cria resistência nas pessoas em adotar aquilo que esta sendo proposto e antipatia pelo agilista que está tentando introduzir as práticas. Uma abordagem cadenciada e sem referencia a terminologias contribui para que a jornada seja mais interessante.

11:25 às 11:40

Nós, robôs: uma história sobre Open Source e IA

Ricardo Martinelli de Oliveira
Para levar a tecnologia a um novo patamar, temos que levar em conta o que fizemos no passado. A evolução é natural, mas a colaboração é um motor principal para evoluir mais e melhor. Com a IA não é diferente. Preparem-se para ouvir uma breve história sobre o que podemos fazer em colaboração, através do Open Source, para atingir patamares mais elevados.
11:45 às 13:15 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

13:25 às 14:00

strateegia, do caos criativo ao design system: como produtos digitais evoluem sem perder a identidade

Luiz Barros / Nathália Cruz Farias

Aprenda como criar uma estrutura sólida e coesa para seu produto digital com o uso de um Design System. A conversa abordará como a construção de um DS para seu produto pode ajudar a garantir a consistência visual e na experiência do usuário ao longo do tempo, além aumentar a eficiência do seu time de design e de desenvolvimento.

14:05 às 14:40

Previsão de Pacientes Internados para Otimização de Escala no Hospital

Leticia Croffi

O dia a dia em um hospital costuma ser agitado, os pacientes internados necessitam de muita ajuda e cuidado. O planejamento e a gestão da escala são essenciais, mas muitas vezes, o número cada vez maior de colaboradores com alta rotatividade, a variação do fluxo de pacientes e o crescimento do hospital, são fatores que dificultam ainda mais a tomada de decisão. Como solução, apresentamos o projeto desenvolvido para 3 hospitais na AWS: um modelo de previsão de série temporal para a quantidade de pacientes internados, que dimensiona a escala para um otimizador, considerando diversos fatores como assiduidade, banco de horas, férias, licenças, plantões 12 x 36 e regras de segurança assistencial.

14:45 às 15:20

Testando qualidade de código, segurança, performance e vulnerabilidade fim a fim em clusters de Kubernetes (EKS)

Daniel Abib / Ricardo Tasso Ribeiro

Interessado em entender como os testes de código estático, dinâmico, bugs, performance e outros cenários de qualidade acontecem em soluções desenvolvidas em Kubernetes (Amazon EKS)? Nesta sessão iremos mostrar um pipeline de entrega contínua aonde diversas fases de testes são executados visando a entrega com qualidade de containers de microserviços.

15:20 às 15:55

Libere o deploy na sexta! 5 dicas de um sistema real para criar seus testes de integração com API externas

Pedro Cavaléro

Seu chefe pediu pra subir aquela feature na sexta e você não confia na API externa? Precisa criar testes de integração com API de terceiros? Veio ao lugar certo! Garanta seu final de semana com essas 5 dicas para testes de integração retirados de um sistema real!

16:00 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Analisando o comportamento de aplicações: Os 3 pilares usados pelas maiores empresas do mundo para fazer observabilidade

George Tavares

Nessa palestra apresentarei traces distribuídos , como ocorre a comunicação entre os diversos microserviços, como correlacionar os logs das aplicações com o trace além de observar métricas de uma forma unificada em um dashboard. Usarei como estudo de caso a ingestão de dados usando opentelemetry para a stack de observabilidade da elastic e como o kibana (dashboard da elastic) apresenta essas informações..

17:05 às 17:40

Comunicação assíncrona com RabbitMQ: boas práticas, desafios e oportunidades

Janael Pinheiro

A divisão de grandes sistemas em micro serviços só é possível devido à comunicação entre eles. Garantir uma comunicação confiável, tolerante à falha e resiliente é um desafio enorme. O RabbitMQ é um das soluções mais utilizadas para comunicação assíncrona entre micro serviços. O RabbitMQ deixa muitas responsabilidades para os desenvolvedores em relação à comunicação. Nesta palestra são discutidas boas práticas da comunicação assíncrona via RabbitMQ, desafios e as suas soluções, assim como escolhas a serem evitadas. Também serão apresentados códigos nas linguagens Python, Go e Java com exemplos de implementações dos conceitos abordados na apresentação.

17:45 às 18:20

Cobol, Wi-fi e Apollo 11: O que eles têm em comum?

Karen Tabatini

Grace Hopper, Hedy Lamarr, Katherine Johnson e Ada Lovelace. Nomes talvez desconhecidos pelo publico em geral, mas e se falarmos sobre a obra ao invés do artista citando Cobol, Wi-fi, Missão Apollo 11 e o primeiro programa computador todos reconhecerão. Essa palestra trará uma pitada de história com um olhar sobre as características femininas e como elas ajudam a inovação e a formação de lideres inspiradores.

18:25 às 19:00 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA STADIUM QUARTA

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização