Trilha Java University

Um bom ponto de partida para os iniciantes na plataforma Java

Java está presente em diversos dispositivos, dos mais simples aos mais complexos, e o conhecimento desta plataforma pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. Durante um dia serão apresentados diversos temas introdutórios visando facilitar o ingresso de estudantes ou profissionais de outras linguagens nesta ampla plataforma. Nessa trilha, você dá o pontapé inicial para uma carreira de sucesso e acumula experiências que lhe acompanharão por toda sua vida profissional!

O que são as trilhas University ?

As trilhas University são destinadas a estudantes e profissionais que estão iniciando na tecnologia discutido na trilha. As palestras têm nível mais introdutório, foco educacional e sempre que possível prático. Para que os participantes possam encerrar o dia com sentimento de aprendizado e ainda mais motivados.

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas University e Stadium!
Antes de fazer sua inscrição, é necessário estar cadastrado e solicitar seu código promocional enviando cópia de sua carteira de estudante para tdc@thedevelopersconference.com.br.
Não faremos devolução após a inscrição feita.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Navegando em um mar de siglas do mundo Java
Navegando em um mar de siglas do mundo Java
Andrei Tognolo
Uma das principais dificuldades de quem está começando em Java é o grande número de apis e framework que envolvem a linguagem. Essa palestra irá fornecer um overview das principais apis e frameworks, mostrando seus pontos fortes e fracos. Iremos explorar arquiteturas que utilizam essas tecnologias, explorando como elas se relacionam.

Andrei Tognolo
11:10 às 12:00 Projeto Greenfoot: iniciando com a programação de jogos
Projeto Greenfoot: iniciando com a programação de jogos
Luciana Pereira de Araújo Kohler
O Greenfoot é um software livre que permite a criação de jogos e aplicativos interativos em Java. O software combina um framework, uma interface gráfica específica para jogos e um ambiente de desenvolvimento integrado, sendo simples e dinâmico. Ele foi desenvolvido na Universidade de Kent com o intuito de ensinar crianças a partir de 5 anos a programar. O Greenfoot vem se espalhando pelos países e há dois anos o Brasilia Java Users Group (DFJUG) criou o projeto Greenfoot no Brasil, com intenção de traduzir todo o material disponível para o Português e preparar cursos para ensinar iniciantes (crianças e adolescentes) a programarem jogos em Java. A palestra tem por objetivo apresentar o projeto e realizar demonstrações de como programar nessa ferramenta prática e divertida.

Luciana Pereira de Araújo Kohler
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Java corporativo ao mundo das invenções
Java corporativo ao mundo das invenções
Vinicius Senger
Java corporativo ao mundo das invenções

Vinicius Senger
14:10 às 15:00
Lambda, Nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Lambda, Nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Bruno Borges
A nova versão do Java, SE 8, vem cheia de novidades. Três delas são bem importantes. Nashorn, a nova engine de JavaScript implementada pela Oracle e disponibilizada no projeto OpenJDK, substituirá o Rhino da Mozilla. O Metaspace vai substituir a PermGen. E as expressões Lambda vão permitir codificar de forma menos verbosa.

Bruno Borges
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Effective Java, Clean Code e DDD
Effective Java, Clean Code e DDD
Edson Yanaga
Uma tríade para elevar o patamar de qualquer Desenvolvedor Java de aspirante a profissional são os princípios de Effective Java, Clean Code e DDD (Domain-Driven Design). Esta é uma palestra introdutória a todos estes princípios, tentando mostrá-los de modo simples, sempre com exemplos de código para facilitar a assimilação pelo público.

Edson Yanaga
Refatorar! Por que ninguém gosta de código que cheira mal
Refatorar! Por que ninguém gosta de código que cheira mal
Andrei Tognolo / Elias Lima de Souza
O objetivo dessa palestra é mostrar códigos confusos e identificar os pontos que os tornam confusos (bad smells). Após identificar os bad smells, iremos mostrar como, através de pequenos passos, deixar o código mais limpo. Ao longo da palestra iremos buscar responder questões que afetam nosso dia a dia, como: Por que é tão difícil conseguir tempo para fazer refactoring? Por que os refactorings são tão custosos?

Andrei Tognolo / Elias Lima de Souza
Reaproveitamento de códigos com Generics
Reaproveitamento de códigos com Generics
Cristiano Agosti
O reaproveitamento de códigos é uma das grandes vantagens da Orientação a Objetos e isso fica mais evidente após o surgimento dos Generics em Java. A ideia dessa palestra é fazer uma apresentação do que é o Generic, para que serve e exemplos práticos de utilização.

Cristiano Agosti
16:40 às 17:30 Openwork: O poder da comunidade no mercado de trabalho
Openwork: O poder da comunidade no mercado de trabalho
Otávio Santana / Bruno Souza
Muito se tem falado sobre certificações, graduações e suas vantagens e diferencial no mercado de trabalho. No entanto, além de ajudar a comunidade os benefícios do open source também são válidos para seu currículo. Você pode participar de projetos internacionais, conhecer mais gente, aprimorar um segundo idioma e muito mais! Afinal com quantas certificações Java, você terá o mesmo mérito que o James Gosling ?

Otávio Santana / Bruno Souza
17:40 às 18:30 Fishbowl (Debate)
Fishbowl (Debate)

Uma forma dinâmica de palestra, em que todos poderão ser palestrantes.


18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rodrigo Cândido da Silva

Rodrigo Cândido da Silva


Especialista Java e JUG Leader do GUJavaSC, grupo de usuários Java de Santa Catarina. Com mais de 16 anos de experiência na área de desenvolvimento de software, vem trabalhando atualmente nas áreas de consultoria, desenvolvimento, treinamento e design de arquiteturas de software. Contribuidor ativo de projetos open source e participate frequente de conferências de software pelo Brasil.



Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Andrei Tognolo

Andrei Tognolo


Um idealista que busca transformar utopias em realidade através de well crafted software. Tenho trabalho com desenvolvimento de software desde 2007, com focus em metodologias ágeis, principalmente usando Java, Ruby e JavaScript.

Atualmente sou Senior Consultant Developer na ThoughtWorks, onde trabalho como membro do time de desenvolvimento do Snap CI


Bruno Borges

Bruno Borges


Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Cristiano Agosti

Cristiano Agosti


Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas para web. Sócio proprietário da Camtwo Sistemas.


Edson Yanaga

Edson Yanaga


Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship. Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.



Elias Lima de Souza

Elias Lima de Souza


Formado pela UNICAMP, é desenvolvedor de software há 8 anos, trabalhando com Java e .NET. Ministra treinamentos relacionados a essas plataformas e acredita que a vida é muito melhor com testes e integração contínua!


Luciana Pereira de Araújo Kohler

Luciana Pereira de Araújo Kohler


Mestra em Computação Aplicada pela UDESC, professora e chefe do Departamento de Sistemas e Computação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Coordenadora do Projeto Meninas Digitais Vale do Itajaí apoiado pelo projeto oficial Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Atua com o objetivo empoderar meninas e mulheres a atuarem na área de computação e tecnologia, além de auxiliar na equidade de gênero nessa mesma área. Além disso, atua no projeto Furbot que tem por objetivo ensinar as crianças o Pensamento Computacional e habilidades de programação. E ainda atua com o sensoriamento remoto em um projeto do grupo IFFSC/FURB, com o desenvolvimento de algoritmos Python para automatizar a classificação do uso da terra.



Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Vinicius Senger

Vinicius Senger


Vinicius Senger é desenvolvedor, inventor e palestrante técnico trabalhando como no time de especialistas global da AWS Califórnia como Senior Developer Advocate. Começou a desenvolver softwares com apenas 8 anos de idade e nunca mais parou acumulando 30 anos de trabalho na área de T.I.. Fundador da Globalcode e do The Developers Conference, Vinicius foi considerado top 20 influenciador em desenvolvimento de IoT, Java Champion ganhando dois Duke's Choice Award na Califórnia por projetos de inovação em automação, robótica, barcos, casas, capacetes e muitas outros. Desde 2017 na AWS, tem trabalhado com Java, IoT, Serverless, Machine Learning, Inteligência Artificial, Alexa skills e outros





Público Alvo

Estudantes universitários, iniciantes e desenvolvedores que trabalham em outras plataformas e que queiram saber mais sobre a plataforma Java.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 24 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações