Horário
|
Palestra
|
08:30 às 09:00
|
Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
|
09:00 às 10:00
|
Abertura
|
10:10 às 11:00
|
Tirando o máximo de WS-* e REST para resolução de problemas
Tirando o máximo de WS-* e REST para resolução de problemas
Alexandre Saudate
A idéia desta palestra é mostrar os pontos fortes de WS-* e REST na resolução de problemas comumente encontrados em grandes empresas.
Exemplos:
- Problema: Como realizar uma consulta que retorna um número muito grande de dados?
- Solução WS-*: WS-Addressing e MTOM
- Solução REST: Serviços assíncronos e streaming HTTP
- Problema: Como utilizar transações em vários serviços?
- Solução WS-*: WS-Coordination / BPEL e WS-Transaction
- Solução REST: Orquestração manual de serviços (de acordo com o modelo de Cesare Pautasso)
- Problema: Como expôr serviços como WS-* e REST?
- Solução lightweight: Apache Camel;
- Solução heavyweight: ESB's.
Alexandre Saudate
|
11:10 às 12:00
|
Da introdução à prática com Drools Expert e Drools Flow
Da introdução à prática com Drools Expert e Drools Flow
Ricardo da Silva Longa
As suas regras de negócio mudam constantemente? Que tal gerenciar suas regras sem a necessidade de um re-deploy?
Nesta palestra serão apresentadas as introduções aos projetos JBoss Drools Expert e JBoss Drools Flow (atualmente jBPM 5). Indicada as pessoas com nenhum ou mínimo conhecimento sobre a plataforma Drools pois serão desenvolvidos exemplos de regras e fluxos básicos para uma melhor compreensão.
Ricardo da Silva Longa
|
12:00 às 13:00
|
Intervalo para almoço*
|
13:10 às 14:00
|
ESB + BPM + CEP: que tal usar na sua empresa ?
ESB + BPM + CEP: que tal usar na sua empresa ?
Jacques Brawerman
Vamos ver através como usar ESB, BPM e CEP através de um exemplo fictício de uma mercearia que acabou se transformando em uma cadeia de supermercados.
Para isso, vamos mostrar como utilizar ESB (endpoints, roteamento, transformação e enriquecimento de mensagens) para fazer as integrações entre os sistemas das filiais com a matriz.
Depois, vamos ver como podemos "materializar" os processos modelados (vantagens de se usar BPM em conjunto com ESB).
Para finalizar, vamos ver como o processamento de eventos complexos (CEP) foi adotado de forma a poder fazer um pré-tratamento nos dados coletados dos produtos (isto poderia ter sido feito colocando uma tag RFID em cada produto e um leitor em cada prateleira do supermercado) para que pudéssemos ter um estoque enxuto ("just in time").
Jacques Brawerman
|
14:10 às 15:00
|
Service Bus na plataforma Microsoft
Service Bus na plataforma Microsoft
Emmanuel Gomes Brandão
Durante muito tempo a Microsoft correu por fora no segmento de SOA, porém com o Azure Service Bus, e mais recentemente Windows Service Bus, ela entra no jogo. Venha saber como.
A palestra irá tratar do Service Bus da Microsoft, tanto para Cloud, quanto para on-premises. Qual o seu objetivo e como é o seu funcionamento.
Emmanuel Gomes Brandão
|
15:00 às 15:30
|
Coffee-break & networking
|
15:40 às 16:30
|
Transformando Grandes Volumes de Dados em Informação Estratégica usando Fast Data
Transformando Grandes Volumes de Dados em Informação Estratégica usando Fast Data
Ricardo Ferreira
A palestra visa explicar em detalhes o que é Fast Data e como essa tecnologia pode ser usada para alavancar o negócio de muitas empresas transformando dado em informação. Através da didática de exemplos, será mostrado como aplicar Fast Data usando a plataforma da Oracle para in-memory compuring, HPC e CEP.
Ricardo Ferreira
|
16:40 às 17:30
|
Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Big Data Analytics e Fast Data - blueprints de arquitetura em casos reais
Frederico Melo
Análise de dados Big Data - em dados estruturados e não-estruturados - incluindo tecnologias Hadoop e bancos de dados MPP estão ganhando um enorme foco do mercado hoje.
Fast Data com In-Memory Data Grids - atingindo altíssima escalabilidade em memória também é algo de empresas buscando altíssima performance.
Esta sessão irá mostrar como como unir estas duas forças, atingindo máxima performance, latência de sub-milisegundo e escalabilidade em Big Data - a arquitetura Big Fast Data.
Frederico Melo
|
17:40 às 18:30
|
WebServices seguros e confiáveis
WebServices seguros e confiáveis
Vinicius Carlotti de Sá
A Arquitetura Orientada a Serviço (SOA) está cada vez mais consolidada no mercado atual, devido a necessidade de integração entre sistemas corporativos e parceiros de negócio. Desenvolver e entregar serviços seguros aumenta consideravelmente a complexidade do código. Nesta palestra iremos apresentar como os padrões de qualidade e segurança facilitam e auxiliam a construção do serviço e também como monitorar possíveis ataques.
* Serviço com autenticação básica. Porque não é tão seguro?
* WS-Policies, Certificados e Garantias de entrega;
* Ataques: Como funcionam ataques a webservices;
* Análise da Ferramenta: Oracle Enterprise Gateway.
Vinicius Carlotti de Sá
|
18:40 às 19:00
|
Encerramento e sorteios
|
* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço
Obs.: Grade sujeita a alteração
Fundador da Sciensa, empresa de inovação e pioneira no movimento de ?Transformação Digital? no país, com metodologia e cases reais: XP Investimentos, Grupo CVC, Gerdau, Porto Seguro entre outras.
Especialista como professor: Aplicações distribuídas, Integrações de Alto Desempenho, High Performance Computing -HPC, DLTs (Dags, Blockchain), Inovação Corporativa, Construção de Produtos Digitais e Estratégia Digital.
Resumindo: Empreendedor em Série, Professor, Digital Expert, e nas horas vagas; Piloto de Asa-Delta.
Alexandre Saudate é graduado pela EACH-USP em Sistemas de Informação. Trabalha com SOA e correlatos desde 2008.
Foi instrutor Oracle University e, desde 2012, é instrutor da SOA|Expert, uma empresa especializada em treinamentos SOA.
Além disso, também é autor do livro "SOA Aplicado: Integrando com web services e além", publicado pela Casa do Código.
Ajudo times de desenvolvimento de software a serem mais eficientes.
Frederico Melo é Cloud Application Platform Specialist na VMware / Springsource para a América Latina.
Possui mais de 10 anos de experiência de mercado, atuando no Brasil e exterior com arquitetura de soluções corporativas. Seu foco atual é em arquiteturas distribuídas de alta performance e escalabilidade em núvem. Antes da VMware, atuou também na Red Hat, IBM, Ericsson e HP.
Bacharel em matemática com ênfase em informática pela UERJ.
Mestre em Inteligência Artificial pela COPPE-UFRJ.
Curso de extensão em Big Data & Data Mining pela PUC-RJ.
Graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Software, um dos fundadores e organizadores da GopherCon Brasil, atualmente é instrutor do workshop sobre Go intitulado "Do básico ao avançado em oito horas", faz parte do core team da Neoway. Durante dois anos foi professor na graduação e pós-graduação do Senai. Nas horas vagas, se ?diverte? com suas startups e sua moto esportiva.
Ricardo Ferreira é Principal Solutions Architect no A-Team, uma divisão especial da engenharia de produtos da Oracle focada em projetos críticos em nível global, fornecendo orientações sobre melhores práticas de implementação, arquitetura, troubleshooting e como potencializar o uso de produtos da linha Fusion Middleware. Ricardo começou sua carreira em 1997 programando em C++ e dando suporte em produtos baseados em CORBA. Depois disso desprendeu mais de 16 anos de sua carreira em posições técnicas como desenvolvedor, arquiteto e pré-vendas. Em 2014 mudou-se para os EUA onde mora com sua família. Antes de atuar na Oracle, Ricardo trabalhou em outras empresas de middleware como Progress Software e Red Hat.
Com uma experiência de 6 anos no desenvolvimento de softwares e integração, Vinicius Carlotti atuou em grandes projetos de integração em projetos Telecom desde o ano 2009, atualmente é Arquiteto de Integração SOA na CVC Viagens onde atualmente está implantado metodologia e migração SOA.