Trilha Java

Liberdade e escalabilidade

A linguagem Java vem se reinventando, através de suas diversas atualizações tecnológicas e também por permitir a integração com diversas outras linguagens de programação dentro da plataforma. Além disto, temos no Java um exemplo de comunidade, com uma infinidade de projetos opensource que se tornaram padrões de mercado. Vamos buscar na trilha de Java trazer palestras que mostrem a abrangência que o Java está alcançando, e ferramentas que ajudam desenvolvedores a ter qualidade e escalabilidade nas soluções desenvolvidas. Boas práticas, dicas, e o que temos de mais novo para a comunidade trabalhar. É o que queremos disponibilizar nesta trilha!

Horário Palestra
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Java EE 7: Produtividade++ e HTML5 (Stadium)
Java EE 7: Produtividade++ e HTML5 (Stadium)
Bruno Borges
O Java EE começou bem, quando nas primeiras versões resolveu problemas de computação distribuida com padrões e tecnologias abertas. Hoje, estes problemas continuam a existir, mas a tecnologia evoluiu e nos trouxe agilidade e modernidade no desenvolvimento de soluções. Muito mais produtividade e simplicidade para desenvolver aplicações Web, de integração, ou serviços de negócio. Outras tecnologias, como Spring, Wicket, WebBeans, Seam, e tantas outras influenciaram, e continuarão a influenciar. O que esperar agora do Java EE no futuro?

Bruno Borges
11:10 às 12:00 Aplicando Clean Code e DDD em Entidades JPA 2.1
Aplicando Clean Code e DDD em Entidades JPA 2.1
Edson Yanaga
Objetos bem encapsulados, uso adequado de herança, imutabilidade de objetos, princípios de código limpo (SOLID) e prática do Effective Java não são tão usuais quanto se gostaria em equipes de desenvolvimento atuais. A maioria dos desenvolvedores se esforça, mas tem grandes dificuldades em aplicar estas técnicas em sistemas com entidades mutáveis JPA (ou Hibernate). Esta palestra apresentará algumas lições aprendidas em como aplicar estas técnicas num ambiente JavaEE utilizando entidades JPA (ou Hibernate). Também avaliaremos como estas práticas podem ser aplicadas em outras implementações de JPA e JPA 2.1.

Edson Yanaga
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Funcionamento e otimização do Garbage Collector na Oracle Hotspot JVM
Funcionamento e otimização do Garbage Collector na Oracle Hotspot JVM
Serge Gebhardt / Adriano Bonat
Tuning do Garbage Collector da JVM (GC) pode ser uma tarefa assustadora e é sempre associada a alguns tradeoffs. Esta apresentação é baseada em um caso real. Pretende explicar como coletar dados e analisar a performance do GC, explorar o que está por dentro das diferentes estratégias do GC, abordar seus pontos fortes e fraquezas e clarear muitas das opções de inicialização do GC para o Hotspot da JVM da Oracle.

Serge Gebhardt / Adriano Bonat
14:10 às 15:00
Introdução ao NOSQL com Java (Cassandra)
Introdução ao NOSQL com Java (Cassandra)
Otávio Santana
Os bancos de Dados NOSQL (not only SQL) foram criados principalmente para resolver problemas com aplicações na web que precisam operar com gigantescas cargas de dados além de poder escalar com grande facilidade. Esses tipos de banco de dados vêm sendo usado com muita frequência em redes sociais como Twitter e Facebook, além em persistência de aplicações nas nuvens. Atualmente as grandes e consolidadas instituições financeiras começaram a utilizar devido a necessidade de escalar com grande facilidade a aplicação. Conheça um pouco sobre o conceito e seu uso, além de pôr a mão na massa em dois mais famosos bancos de dados nosql: Cassandra com os frameworks Java mais consagrados: Spring e Java EE.

Otávio Santana
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Escalando o Pé de Feijão - uma História nas Nuvens (Stadium)
Escalando o Pé de Feijão - uma História nas Nuvens (Stadium)
Bruno Souza
A computação em nuvem é um dos "feijões mágicos" do momento, e o desenvolvedor Java tem a sua disposição um conjunto de ferramentas e opções para entrar no mercado de nuvem. Essa palestra vai explorar ferramentas e estratégias que aproveitam a versatilidade dos ambientes de cloud computing e da tecnologia Java. Partindo de ferramentas open source, veremos como ?escalar o pé de feijão? em busca da flexibilidade da nuvem. Vamos acompanhar Jack, o desenvolvedor Java, e entender como a Tecnologia Java auxilia e potencializa o desenvolvimento para os ambientes de Cloud, e como o desenvolvedor Java pode aplicar os seus conhecimentos atuais nesse novo mercado.

Bruno Souza
16:40 às 17:30 Refatorar! Porque ninguém gosta de código que cheira mal
Refatorar! Porque ninguém gosta de código que cheira mal
Elias Lima de Souza / Andrei Tognolo
Escrever código de qualidade não é fácil. Alterar código legado, é mais complicado ainda. Como enfrentar essas atividades tão recorrentes? Nessa palestra, vemos que assumir a responsabilidade pelo código de seu time, desenvolver de forma orientada a testes, saber identificar "bad smells" de código e conhecer as técnicas de refatoração são essenciais para produzir um código limpo e sustentável.

Elias Lima de Souza / Andrei Tognolo
TDD e Clean Code, garantia de um desenvolvimento saudável
TDD e Clean Code, garantia de um desenvolvimento saudável
Mauricio Andreazza Sganderla / Jorge Oleques
Uma pessoa é considerada saudável quando leva uma vida regrada, sem fumo, com alimentação equilibrada e praticando atividades físicas regularmente. Um projeto para ser considerado saudável precisa preencher alguns requisitos como uma manutenção simples e rápida, boa cobertura de testes, Test-Drive-Developement (TDD) e Clean Code. O projeto evolutivo talvez seja o maior desafio de um desenvolvimento incremental por isso nessa palestra vamos apresentar as tecnicas TDD, Clean Code e ver como elas podem nos auxilar na criação de um projeto ?robusto? e ?saudável?.

Mauricio Andreazza Sganderla / Jorge Oleques
17:40 às 18:30 JAX-RS 2.0, as novidades do padrão para desenvolvimento REST e o mundo das APIs
JAX-RS 2.0, as novidades do padrão para desenvolvimento REST e o mundo das APIs
Fabio Velloso
Venha conhecer as novidades da API de desenvolvimento de REST da plataforma Java e as novas funcionalidades que irão tornar o desenvolvimento mais simples, produtivo e divertido, bem como os conceitos de desenvolvimento de APIs para integração com parceiros, clientes e devices.

Fabio Velloso
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração



Público Alvo

Desenvolvedores de Software, interessados em DevOps, Qualidade de Software, Comunidades Java, Scala, Groovy, Ruby e todas interessados em linguagens que podem ser trabalhadas com a JVM


Atenção

Não haverá devolução do valor pago após realização da inscrição.



Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013

Das 8h00 às 19h00

UniRitter - Campus Porto Alegre

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis, Porto Alegre - RS

Mais informações


Patrocinadores TDC 2013 Porto Alegre Oracle Technology Network Grupo de Software da Intel Microsoft DevMedia InfoQ Brasil Amazon Web Services Google SUCESU-RS Webgoal JetBrains Unity Firefox OS Wildtech Triangulum Soluções Globalcode UniRitter -->