Horário
|
Palestra
|
08:00 às 09:00
|
Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
|
09:00 às 10:00
|
Abertura
|
10:10 às 11:00
|
Utilizando multi-touch e sensores com JavaFX e JNI
Utilizando multi-touch e sensores com JavaFX e JNI
Felipe Augusto Pedroso
Entenda os benefícios que a plataforma JavaFX traz no desenvolvimento de aplicações para Ultrabooks e quais são as novas formas de interação com esses dispositivos. Conheça também os desafios que o desenvolvedor enfrenta para utilização dos sensores presentes nesses dispositivos.
Felipe Augusto Pedroso
|
11:10 às 12:00
|
Encapsulamento e imutabilidade para garantir código limpo e de alto desempenho com Java 7+
Encapsulamento e imutabilidade para garantir código limpo e de alto desempenho com Java 7+
Edson Yanaga
Encapsulamento adequado e imutabilidade de objetos são dois fatores que influenciam em muito a qualidade do código desenvolvido. Nesta palestra demonstraremos como obter estas duas propriedades com diferentes técnicas de construção de objetos. Além disso executaremos alguns testes de desempenho utilizando código sequencial e o Fork/Join Framework do Java 7 nas classes criadas.
Edson Yanaga
|
12:00 às 13:00
|
Intervalo para almoço*
|
13:10 às 14:00
|
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8 (STADIUM)
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8 (STADIUM)
Bruno Borges
A nova versão do Java, SE 8, vem cheia de novidades. Três delas são bem importantes. Nashorn, a nova engine de JavaScript implementada pela Oracle e disponibilizada no projeto OpenJDK, substituirá o Rhino da Mozilla. O Metaspace vai substituir a PermGen. E as expressões Lambda vão permitir codificar de forma menos verbosa.
Bruno Borges
|
14:10 às 15:00
|
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8
Migrando aplicações do mundo real para o Java SE 8
Michael Nascimento Santos /
Janario Oliveira
A nova versão da plataforma Java contem profundas mudanças na linguagem, evolução das bibliotecas existentes e adição de novas APIs com o objetivo de melhorar a expressividade do código, tirar proveito dos múltiplos cores e prover uma solução padronizada para problemas comuns. O que acontece, porém, quando tentamos migrar código de aplicações reais para que usem o que há de novo no JDK? Até que ponto o código se torna realmente mais legível? Em que cenários há ganhos
reais de performance e em quais isso não ocorre? Como que as novas APIs podem reduzir o tempo de desenvolvimento? Quais frameworks e APIs famosas apresentam problemas? Descubra a resposta a essas perguntas nessa palestra, baseada na nossa experiência real.
Michael Nascimento Santos
/
Janario Oliveira
|
15:00 às 15:30
|
Coffee-break & networking
|
15:40 às 16:30
|
JVM e suas linguagens
JVM e suas linguagens
André Fonseca
Graças a diversas JSRs, a JVM passou a ser uma plataforma multilinguagem permitindo executar código escrito em outras linguagens que não somente o JAVA. Essa palestra visa mostrar um pouco do caminho até esse ponto, algumas dessas linguagens e como isso pode mudar a forma que trabalhamos hoje.
André Fonseca
|
16:40 às 17:30
|
Melhorando sua vida com Neo4j: um guia prático para desenvolvedores Java
Melhorando sua vida com Neo4j: um guia prático para desenvolvedores Java
Eder Ignatowicz /
Tiago Bento Fernandes
Nós pretendemos mostrar resumidamente o que é o neo4j, que tipo de problemas eu posso resolver, como me beneficiar na prática deste paradigma, como migrar base de dados relacional para grafos, como coexistir estes dois modelos etc.
Eder Ignatowicz
/
Tiago Bento Fernandes
|
17:40 às 18:30
|
Java EE passo-a-passo: o que é?
Java EE passo-a-passo: o que é?
Mauricio "Maltron" Leal
Java EE tem crescido e amadurecido de forma intensa por todo o ecossistema de Java. Hoje, acredita-se que temos um grande mercado de fabricantes, desenvolvedores e clientes que dependem desta tecnologia em torno de 850 Milho?s de Dolares.
Esta palestra irá descrever o que é esta plataforma e como ela fundamentada, explicando seus serviços primários mais básicos:
1. Concorrencia
2. Transações
3. Persistencia
4. Objetos Distribuídos
5. Mensageria Assincrona
6. Serviços de Timer
7. Serviços de Diretório
8. Segurança
9. Interoperabilidade: WebServices, CORBA, REST
Mauricio "Maltron" Leal
|
18:40 às 19:00
|
Encerramento e sorteios
|
* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço
Obs.: Grade sujeita a alteração
Experiência em desenvolvimento e treinamento em informática. Responsável técnico da Globalcode Alphaville, pós-graduado em Desenvolvimento Corporativo Java pelo IBTA, Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNIUBE. Atua desde 2000 no desenvolvimento de sistemas, principalmente para a área acadêmica, e desde de 2004 com a plataforma Java. Palestrante em diversos eventos nacionais, instrutor das Academias Java, Web e Enterprise.
Professor e coordenador de inovação do Instituto Federal de Brasília IFB, é formado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia Elétrica, possui 11 anos de experiência com desenvolvimento Java, utilizando todo tipo de tecnologia e frameworks (do Java3D ao JavaEE). Ativista da tecnologia Java. Faz parte da coordenação do SouJava desde 2004. Curioso e inquieto ao extremo, gasta várias horas da semana envolvido com projetos de software malucos.
Sou um engenheiro de sistemas com mais de 10 anos de experiência desses a grande maioria foi trabalhando em desenvolvimento de sistemas em JAVA. Atualmente estou na Globo.com onde trabalho no desenvolvimento de plataformas, apis e portais utilizando outras linguagens como Python, Go e Ruby.
Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.
Java Champion, Tech Lead and Principal Software Engineer at Red Hat.
Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices, Domain-Driven Design e Software Craftsmanship.
Yanaga se considera um Artesão de Software, e acredita que todos nós desenvolvedores podemos criar um mundo melhor para as pessoas através de software melhor. Seu propósito de vida é entregar e ajudar desenvolvedores do mundo todo a também entregar software melhor cada vez mais rápido e de modo mais confiável. Hoje seu trabalho, seu hobby e seu objetivo de vida são uma coisa só: e é muito feliz por causa disso.
Engenheiro de Software com quase 10 anos de experiência em desenvolvimento e 4 anos de experiência de trabalho com evangelização de tecnologias e comunidades. Áreas de interesse: dispositivos móveis, visão computacional, desenvolvimento de jogos e chatbots.
"Janario Oliveira trabalha como desenvolvedor há 3 anos e já contribuiu
para projetos open-source como Hibernate e Jenkins."
Mauricio Leal (também conhecido como Maltron) é Arquiteto de Soluções para JBoss na Red Hat e possui mais de 15 anos de experiência em tecnologias Open Source, ambientes de Alta Disponibilidade e Software de Tecnologias Móveis. Antes da Red Hat, trabalhou na Sun Microsystems (mais tarde adquirida pela Oracle) como Gerente de Programas para Desenvolvedores para toda a comunidade de Java no Brasil. Ao longo de sua carreira, obteve grandes experiências e resultados trabalhando junto com empresas de Mídia, Telecom e cooperando em projetos Governamentais em todo mercado Latino Americano. Maltron já trabalhou em outros mercados de alta tecnologia em países como a Alemanha, França e Irlanda e sempre esta procurando forma de promover Open Source não importa onde ele vai.
Michael é desenvolvedor com 19 anos de experiência na plataforma Java, além de programador há 25 anos. É Java Champion, committer do OpenJDK e membro do SouJava, além de co-líder da JSR-310 (Date & Time API) e expert em outras sete JSRs, incluindo a do Java SE 6. Hoje é CEO da Improving, empresa de consultoria, desenvolvimento e recrutamento em TI
Engenheiro de Software na Dextra, atua no desenvolvimento de um grande sistema financeiro e é estudante de Ciência da Computação na Unicamp