Horário
|
Palestra
|
08:00 às 09:00
|
Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã simples
|
09:00 às 10:00
|
Abertura
|
10:10 às 11:00
|
BigData and Machine Learning: Usage and Opportunities for your IT department
BigData and Machine Learning: Usage and Opportunities for your IT department
Mathieu Despriee
Big Data, MapReduce, distributed computing, NoSQL, all of these are buzzwords and concepts only implemented by a few actors. Still, we are sitting on a gigantic heap of data, from which it's difficult to extract valuable information...
MapReduce is a proven solution to analyze those big data. It has been used by Google to index the web, by LinkedIn to compute its email campaigns... And new components continue to appear.
Do these concepts have any interest for our IT department ? What's the maturity of these solutions ? What are the business opportunities related to BigData ? How to master the Hadoop ecosystem, and master its architecture and configuration ?
Mathieu Despriee
|
11:10 às 12:00
|
O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
O caminho das pedras para uma boa aplicação Android
Antonio Marin Neto
Nessa palestra será discutido o cenário da plataforma Android no Brasil e no mundo e como aproveitar essa oportunidade. E mais, como e onde encontrar as guidelines, guia de design e as ferramentas para o desenvolvimento Android. Mesmo se você já desenvolve para Android, vai gostar de saber como fazer uma app ainda melhor.
Antonio Marin Neto
|
12:00 às 13:00
|
Intervalo para almoço*
|
13:10 às 14:00
|
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Lambda, nashorn, Metaspace: algumas novidades do Java SE 8
Bruno Borges
A nova versão do Java, SE 8, vem cheia de novidades. Três delas são bem importantes. Nashorn, a nova engine de JavaScript implementada pela Oracle e disponibilizada no projeto OpenJDK, substituirá o Rhino da Mozilla. O Metaspace vai substituir a PermGen. E as expressões Lambda vão permitir codificar de forma menos verbosa.
Bruno Borges
|
14:10 às 15:00
|
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source
Construindo uma solução ponta a ponta com ferramentas open-source
Bruno Souza /
Kleber da Silva Xavier
O gerenciamento do ciclo de vida de aplicações é uma das mais eficientes maneiras de diminuir o risco de projetos de software, aumentar a produtividade dos desenvolvedores, e melhorar a comunicação no seu projeto. Ainda assim, um grande número de equipes não tira proveito dessas vantagens. Essa palestra vai mostrar como você pode montar um ambiente completo, utilizando ferramentas open source, e que permitirão com que projetos de qualquer porte se beneficiem dos avanços trazidos pelo ALM.
Bruno Souza
/
Kleber da Silva Xavier
|
15:00 às 15:30
|
Coffee-break & networking
|
15:40 às 16:30
|
Um estranho no ninho: um analista de negócios infiltrado em uma empresa ágil
Um estranho no ninho: um analista de negócios infiltrado em uma empresa ágil
Claudio Brancher Kerber
Em julho eu completo nove meses como analista de negócios na Lambda3 e antes de começar lá eu achava que eu era um cara ágil, mas descobri que eu era apenas ?o mais ágil dos tradicionalistas?.
Ao longo desses meses minha visão romântica da análise de negócios ágil foi afetada pela administração diária de paradoxos como: ser proxy sem ser proxy, gerenciar sem ser gerente, criar segurança com base no caos, entregar produtos enquanto as pessoas compram projetos e, por fim, talvez o mais complexo de todos: defender o ponto de vista do cliente, mesmo que isso signifique pegar nos pés dos meus próprios amados colegas, o que gerou o título informal de ombudsman.
Nessa conversa vou dividir essa ?deliciosa angústia? com você. Se você quiser atuar como analista de negócios ágil (jogar a vida no ?hardcore?) vai ter uma boa noção do que te espera. Se você for desenvolvedor, você vai se divertir muito sabendo do que escapa todos os dias.
Claudio Brancher Kerber
|
16:40 às 17:30
|
(S+ALM) + (S+SDLC): Alguns puzzles holísticos de AppSec, sem racha-cuca, ou não?
(S+ALM) + (S+SDLC): Alguns puzzles holísticos de AppSec, sem racha-cuca, ou não?
Alberto Fabiano
O cenário de ameaças de segurança mudou drasticamente, sendo-se que a preocupação em evitá-las deve ser parte essencial do Application Lifecycle Management e do Software Development Life Cycle, que com security mindset devem tornar-se S-ALM e S-SDLC.
Porém a inclusão de uma palavra no acrônimo, pode parecer que segurança é mais uma etapa isolada dentro do processo, sendo uma armadilha cognitiva que acaba sendo um grande vetor de falhas.
Visando oferecer uma solução holística, o S-SDLC (Secure Software Development Life Cycle) e o S-ALM (Secure Application Lifecycle Management) devem ser mais que um conjunto de procedimentos, mas uma mudança cultural e comportamental dentro de um time de desenvolvimento e de uma empresa.
Mantendo foco no que tange ao time de desenvolvimento, nesta palestra apresentaremos suas etapas, acima de tudo tendo foco na redução da superfície de ataque e dos riscos gerados em tempo de desenvolvimento.
Alberto Fabiano
|
17:40 às 18:30
|
7 Dicas para Acelerar os Testes Com Resultados Efetivos
7 Dicas para Acelerar os Testes Com Resultados Efetivos
Felipe Freire
A demanda por qualidade nos produtos e sistemas vêm crescendo a cada ano. Também observamos um aumento na complexidade do desenvolvimento através de sistemas cada vez mais integrados à outros sistemas seja através de serviços, Cloud, Mobile, além do próprio legado que continua sofrendo manutenções. As práticas ágeis e agora o DevOps e o Continuous Delivery trazem para o desenvolvimento a urgência dada pelo negócio, em um cenário onde a redução de custos é mandatória. Por conta de tudo isso, a pressão sobre as equipes responsáveis por testes é grande. Essa palestra irá abordar dicas e técnicas para lidar com esses desafios e acelerar os testes, entregando resultados efetivos de forma mais rápida e contribuindo de forma pró-ativa na qualidade do produto final.
Felipe Freire
|
18:40 às 19:00
|
Encerramento e sorteios
|
* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço
Obs.: Grade sujeita a alteração
Na estrada de TI há mais de 20 anos, é especialista em desenvolvimento e segurança da informação, atuou no desenvolvimento de várias sistemas, esteve envolvido com telematics security e sistemas de localização, security intelligence, embedded system, tendo participado da definiação de arquitetura e desenvolvimento de sistemas de segurança nacional. Técnico em Eletrônica e Bacharel em Ciência da Computação, realizou especializações em Segurança da Informação. Também atuou no campo de análise de malwares, ameaças digitais e ataques direcionados, tem focado sua atuação no campo de application security e sistemas embarcados.
Neto Marin trabalha há 13 anos com desenvolvimento de software, com passagens por grandes empresas brasileiras e principalmente no mercado de comunicação / mobilidade. Há mais de 5 anos no Google trabalhando inicialmente na área de Andriod Developer Relations, Neto está agora como evangelista técnico da plataforma Actions on Google (AoG) que permite aos desenvolvedores a criarem apps que funcionam com o Google Assistant.
Gerente de Produtos da Oracle na linha Java EE como GlassFish e WebLogic. Profissional da área há 10 anos, atuou em empresas como EDS/HP, CETIP, Summa Technologies, CETIP, Neociclo e agora arquiteto de sistemas na wdev; desenvolve softwares e soluções em padrões de integração (EIPs), aplicativos Web e aplicativos Android. Participante de comunidades de software livre (RioJUG, SouJava, Apache Software Foundation, #horaextra), fundou o grupo Wicket em Português e contribui para projetos Open Source da ASF.
Claudio Br trabalha com produtos digitais desde 97. Já brincou de software e hardware, com o site do motel da cidade e com o ERP de uma fábrica e encontrou na Análise de Negócios uma parceira para as empreitadas.
Em 2008 estava tão empolgado que traduziu voluntariamente o BABOK 2.0 para o português. Um pouco antes disso, em 2007 estava sentindo que a AN, por melhor desempenhada que fosse, não evitava dificuldades sérias que envolviam a entrega do valor e se enveredou para a agilidade.
Isso funcionou? Sim, hoje as suas empreitadas entregam mais valor e mais rápido, mas aprendeu que jogar AN é como jogar no "casual", já jogar AN ágil é como jogar no "hardcore".
Profissional com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de software, tendo atuado como programador Java, testador e analista de segurança.
Já implantou diferentes metodologias, práticas e ferramentas de desenvolvimento, tais como RUP, CMMI, Scrum e os softwares da IBM.
Atua como especialista em DevOps, auxiliando empresas de diferentes indústrias a acelerar o desenvolvimento com redução de riscos, aumento de qualidade e controle de custos.
Formado em Engenharia Mecatrônica e mestre em Ciência da Computação pela USP, atua com desenvolvimento de softwares há mais de 15 anos e acumula mais de 6000 horas/aula.
A vivência profissional inclui, dentre outras, experiências internacionais em Cingapura e Equador, desenvolvendo softwares críticos para plataformas de petróleo.
Mathieu DESPRIEE is a senior architect at OCTO Technology - He works as a consultant around scalability, distributed architecture, nosql, and organizational patterns that allows to build great product : lean, devops.