TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.Js JavaScript ganhando o mundo

Node.js ganhou o mundo, e hoje é usado pela pequena startup e pelo grande banco. A plataforma amadureceu, mas segue evoluindo rápido. Venha descobrir as novidades e ver como ela poder agregar na sua carreira.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Job/Task Queue com Bee-Queue - Performance e Resiliência em aplicações Node.js
Erick Wendel Gomes da Silva

Caso de sucesso, explicando a arquitetura que solucionou os problemas de concorrência entre processos, resistência a erros e performance de execução. Passando da lib Straw.js, correndo para o Celery em Python para finalmente encontrar a solução mais ideal com Bee-queue em Node.js.

11:10 às 12:00 Feathersjs: Do peso pesado para o peso pena!
Pedro Mathias Nakibar

Apresentação com foco de mostrar aonde o framework Feathersjs ajuda o desenvolvedor a ganhar produtividade em relação ao express e como ter um framework com um pouco mais de opinião pode ajudar a você manter uma base de código mais limpa, acessível e padronizada para desenvolvedores externos ao projeto, mas sem perder a facilidade de extender e trazer seus próprios recursos.

Understanding Memory Behavior on Nodejs
Raphael Amorim

Comportamento da memória no nodejs (V8) e também no spidermonkey[Firefox]), explorando problemas comuns e mais complexos de leaks. Apresentando também como debugar, detectar e resolver problemas com memória, além de mostrar casos reais de memory leaks da globo.com e suas respectivas soluções.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Entendendo o funcionamento interno do Node.js
Kirmayr Tomaz

Atualmente, o Node.js conquista uma maior popularidade a cada dia. Com tantos frameworks e DOM (Desenvolvimento Orientada a Modinha), acabamos deixando de lado como é seu funcionamento por baixo dos panos, além de práticas que podem afetar a performance de uma aplicação. Afinal, você sabe exatamente o que é o Node.js ?

14:10 às 15:00 Escalando socket.io
Milton Carvalhaes Filho

Socket.io é uma das bibliotecas mais populares do mundo Node.JS que nos auxilia na construção de aplicações websocket, mas e quando a aplicação cresce? precisamos levar em consideração alguns detalhes arquiteturais. Nesta palestra demonstrarei alguns desses detalhes e mostrarei como montar uma arquitetura apropriada para escalar horizontalmente

Habilitando HTTP/2 e Conversando com o browser
Matheus Donizete Matos da Silva

Como funciona o HTTP/2 com NodeJS? Entenda as implicações, abordagens e recursos existentes para auxiliar na performance das suas aplicações web abordando também a Web Cache API e questões de performance na integração entre cliente e servidor.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Não apenas NoSQL - Conheça os pacotes de ORM do Node.js para os principais bancos de dados relacionais
José Yoshiriro

Segundo rankings de uso de bancos de dados, os relacionais ainda possuem uma adoção muito maior que os NoSQL, além te ter volume de uso estável há anos. E o Node.js possui opções profissionais e em constante evolução para acessar esse tipo de banco. Nessa palestra serão apresentados seus principais pacotes para ORM, com destaque para as seguintes características: Instalação e configuração; Os bancos compatíveis; possibilidade de consultas "JSON style" ou com SQL nativo e principais limitações.

16:40 às 17:30 Processamento de dados em alta escala com Node.js e AWS Lambda
Daniel Baptista Dias

Desenvolver um sistema que suporte um grande número de dados por minuto pode ser der desafiador e complexo.

Irei mostrar um estudo de caso da Sprinklr onde processamos cerca de 500 milhões de dados por minuto utilizando Node.js e AWS Lambda, mostrando quais são os pontos onde devemos nos preocupar e quais são os desafios encontrados para se suportar este volume de dados.

Construindo microservices de forma simples com Seneca.js
Jaime Eugenio Lopes Flores

Os microservices são uns dos grandes responsáveis pela revolução da internet. Performance, escalabilidade, disponibilidade, manutenibilidade são algumas das grandes features possíveis com esta tecnologia. Neste talk você vai entender o que é esse tecnologia e como fazer uma implementação limpa e eficaz utilizando Node.js + Express + Seneca.js.

17:40 às 18:30 Clarice: Construindo chatbots com Microsoft Bot Framework e Microsoft Cognitive Services
Marcelo Palladino / Henrique Sosa

Vamos falar sobre a Clarice, um chatbot construído em Node durante um SedexDay (uma espécie de maratona de projetos) da DT+Seekr. Vamos explicar o conceito da aplicação, como um chatbot como a Clarice pode se enquadrar em uma estratégia para complementar aplicações tradicionais e, claro, também iremos mostrar detalhes da implementação.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 19 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de backend e frontend.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores