TDC 2018
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Golang Da nuvem para o mundo

Venha conhecer pessoas, histórias e casos sobre essa que não só é uma das mais amadas, mas também é uma das linguagens de mais crescente demanda no mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Prática de conjuntos: usos e técnicas para um tipo "Set" em Go
Luciano Ramalho

Um tipo 'Set' é muito útil. Primeiro para eliminar duplicações, porque conjuntos contém apenas elementos únicos. Ao oferecer operações como intersecção e união, e testes eficientes de membro e sub-conjunto, um tipo 'Set' poupa muito trabalho de codificação com laços e condicionais aninhados, evitando potenciais bugs lógicos e problemas de despenho. Nessa palestra vamos ver que lógica booleana e teoria de conjuntos se relacionam fortemente, e por isso operações em conjuntos podem simplificar bastante a lógica em muitos algoritmos comuns. Depois veremos diferentes formas de implementar conjuntos em Go, desde o uso explícito de 'map' até código genérico com 'go generate'.

11:10 às 12:00 Goroutines e channels na prática
Guilherme Garnier

Uma das features mais populares em Go é o modelo de concorrência baseado em goroutines e channels. Porém, muitos tutoriais só apresentam este tema superficialmente, com exemplos básicos. Nesta apresentação, vou mostrar casos de uso práticos para goroutines e channels, as diferenças entre goroutines e threads, como funciona o scheduler do Go, como funciona o ciclo de vida das goroutines e alguns dos erros mais comuns ao utilizar estes recursos.

12:10 às 13:00 As novidades do Go 1.10
Ricardo da Silva Longa / Ellen Körbes

Lançada em fevereiro deste ano, a versão 1.10 da linguagem traz muitas novidades. Falaremos sobre elas em mais detalhes.

Clean architecture em Golang
Elton Minetto

Em seu livro "Clean Architecture: A Craftsman's Guide to Software Structure and Design" o famoso autor Robert "Uncle Bob" Martin apresenta uma arquitetura com alguns pontos importantes como testabilidade e independência de frameworks, bancos de dados e interfaces. Nesta apresentação vou mostrar exemplos de como aplicar estes conceitos em projetos escritos em Golang

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Testando API's de forma unitária mocando as dependências
Marcelo Bertholdt Aymone

Um overview sobre o uso de testes com Golang. Cobertura de testes unitários, mock's e integração usando a standard lib e outras ferramentas.

Go e Banco de Dados, ganhando desempenho em processos de carga de dados
Marcelo Krüger

Com o crescimento na produção de dados, a cada dia aumenta o desafio em processar estes dados, e por sua vez armazenar os mesmos de forma segura e eficiente. Desta forma a linguagem Go vem como alternativa para aumentar a performance destas operações de processamento e carga em banco de dados.

Para esta apresentação será exibido as principais formas de interagir com bancos de dados em Go, bem como suas vantagens e comparação frente a outras linguagens e ferramentas de ETL.

15:10 às 16:00 Desenvolvendo Web APIs em Go
Bianca Rosa de Mendonça

Essa palestra vai ser um overview de como desenvolver uma aplicação para a web em Go, passando por frameworks, padrões, boas práticas, erros comuns e bons casos de uso para uma API em Go.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Object Orientation in Go
Tiago César Katcipis

For people that comes from a background on Java or other classic object oriented languages (like C++) there is also some discussion on if Go is actually object oriented. In this presentation I try to present Go as a language that is more object oriented than these classic languages, at least according to the original foundations of object orientation.

Profiling em GO na prática
Hery Victor / Eduardo Bastos Bauer

Apresentaremos as ferramentas que a linguagem GO oferece para benchmark juntamente com a aplicação prática dessas ferramentas em alguns casos reais

17:40 às 18:30 A votação do BBB é real e é feita em GO
Thomaz de Oliveira dos Reis

Nessa apresentação será divulgada o case de GO na plataforma de votação da Globo.com. Essa plataforma é utilizada por diversos programas de TV, como BBB, The Voice Brasil e diversos outros, precisando suportar uma carga de votos intensa e ser extremamente confiável.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Abril de 2018

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de dev ops, infra e back-end development, e curiosos de plantão interessados em conhecer uma linguagem fantástica.


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.