Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui e nos motiva a melhorar o processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados usando como ferramenta a gestão de valor.
É com base nesses temas que esta trilha propõe reunir e desafiar à todos na concepção de soluções para problemas das organizações, com palestras e cases focados na prática da análise de negócios e gestão de valor.
Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!
Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala
Conteúdo | |
---|---|
08:00 às 09:00 |
Credenciamento e recepção dos participantes
Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal. |
09:00 às 10:00 |
Abertura do evento no Auditório Principal
Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores. Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:10 às 11:00 |
Priorize com seu cliente as demandas de forma eficaz
Helal Ferrari Deseja entender de maneira verdadeira a priorização do seu cliente utilizando a matemática? Objetivo dessa palestra vai ser apresentar uma técnica de como tornar isso realidade e de forma simples utilizando uma planilha. Quando você aprender a utilizar essa técnica você não conseguirá mais priorizar com seu cliente somente no "feeling" :-)
Diário de um Design Sprint: O que faz esse método ser tão eficaz?
Renata Alchorne Criado pelo Google, o Design Sprint, aplicado milhares de vezes por empresas ao redor do mundo, é realmente um método que traz resultados impressionantes e rápidos. Porém, o Design Sprint requer condições adequadas para que se atinja o sucesso ao final dos 5 dias.
Essa palestra propõe compartilhar, através de um exemplo real, como essas condições influenciam todo o processo de realização do Design Sprint: definição do problema, hipótese a ser testada, composição de uma equipe motivada para o desafio, planejamento da agenda, gerenciamento das expectativas sobre os resultados até quais mecanismos serão aplicados para a continuidade do trabalho realizado em uma semana.
|
11:10 às 12:00 |
Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Neves Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia.
Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução.
Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.
Mindset do Analista de Negócios dentro Arquitetura Corporativa, técnicas poderosas na prática like a boss costurar no negócio
Fabio Oliveira de Lima Precisamos entender o quanto a TI é fundamental para qualquer empresa, afinal ela prover a maior moeda do Século 21 que é a informação, TI promove toda a base de sustentabilidade para o negócio, mas como já afirmamos ela não pode e nem deve direcionar o negócio, para isso existe outros Frameworks que direcionam seus valores e como entregá-los. o Analista de Negócio tem um papel fundamental nessa grande torre de babel, seja ela quem com viés de business strategic ou TI, ele faz a liga e toda a prototipação + elicitação.
|
12:00 às 13:00 |
Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento
interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas
patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
|
13:10 às 14:00 |
O poder do Business Inteligence com QLik
Guilherme Pacheco Aprenda sobre o QLik, uma fantástica ferramenta e solução de Business Inteligence. Com ela podemos criar diversas análises que podem ajudar na tomada de decisões. A análise pode ser realizada a partir de diversas fontes. Nessa palestra irei discorrer sobre o que é o Qlik e mostrar exemplos práticos de aplicações, a fim de demonstrar seu funcionamento e como pode ser aplicado na análise de soluções.
Cadeia de Valor para a Transformação Digital . A BIG PICTURE para o analista de negócios.
Edson Shozo Nishi / Angelo Rossi Zarantoniello A Transformação Digital nas empresas já é uma realidade e o papel do analista de negócio esta cada vez mais desafiador. Acompanhar as mudanças tecnológicas em todas as áreas e saber integrar tudo para gerar uma visão sistêmica. E talvez as duvidas aparecem. O que é Desing Think, Inception, Product Owner, Agil, Scrum , Lean, Kanban, DEVOPS, Pipeline, CI/CD, Cloud, Big Data, IA, DataLake, MicroServices, UX, chatbot, Bug Bash, Data Driven, mobile, custome success e outros termos que estão surgindo ? E como eles se relacionam ? |
14:10 às 15:00 |
Agile, Lean e Design Thinking integrados dando dinâmica a um modelo de negócios
Suzyanne de Oliveira Queiroz Se o brasileiro é reconhecidamente empreendedor e criativo, por que tantos negócios falham? O que falta ? A maioria dos negócios e projetos novos falham em demorar a descobrir o mercado que estão inseridas, localizar seus primeiros clientes, validar suas hipóteses, e assim crescer seu negócio. Existem diversos modelos e metodologias que buscam ajudar, ainda assim, o empreendedor se sente perdido tornando-se crítico o uso de um caminho que auxiliem o rápido aprendizado da sua equipe e a qualidade do produto com foco no cliente. Nesta apresentação, vou mostrar os resultados efetivos do MyStartup que é um modelo de inovação baseado em Design Thinking, Lean Startup e Scrum em forma de processo que ajuda o empreendedor iniciante em seus primeiros passos, oferecendo uma estrutura inicial de apoio com sistemática que força a realização dos compromissos assumidos em um Business Model Canvas.
Dividindo as tarefas: Como trabalhar o time de Negócios e UX em conjunto.
Andriéli Pecenin Ter um time concentrado e produtivo na entrega das soluções é muitas vezes um grande desafio, afinal de contas, são tantas as etapas a serem compridas, não é mesmo? Neste case, relato sobre os ganhos da união do time de UX e Negócios, como realizamos a divisão dessas tarefas e como driblamos as dificuldades enfrentadas durante o processo.
|
15:00 às 15:30 |
Coffee-break e Networking
Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos. Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores. |
15:40 às 16:30 |
Como as 7 dimensões do produto pode te ajudar no entendimento das demandas?
Rodolfo Colares 7 dimensões do produto é uma técnica (criada por Ellen Gottesdiener e Mary Gorman, no livro ''discoverto deliver') de refinamento de demandas, que estimula a comunicação e a colaboração. Onde ''caminhamos'' sobre todas as possíveis características que uma demanda pode conter (Atores; Interfaces; Ações; Dados; Regra de Negócio; Ambiente e Qualidade), deixando a comunicação da descrição muito mais efetiva.
PAINEL - FishBOWL
Networking realizado com os coordenadores
|
16:40 às 17:30 |
Design e Negócios: acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?
Luma dos Santos Corrêa Se você está envolvido com o universo do desenvolvimento de softwares, sendo você, desenvolvedor ou designer (e até mesmo outros papéis), você já se deparou com inúmeros conflitos e desafios de integração, comunicação e colaboração. Considerando esse universo, a proposta deste debate é provocar a troca de aprendizados, ideias e a reflexões sobre o casamento estratégico entre Design e Engenharia de Software. Essas áreas se veem cada vez mais próximas e necessitando navegar na contracorrente da inovação, em prol de soluções mais disruptivas. Vamos refletir: seria o Design, acessório ou estratégia nessa onda pela inovação ágil e assertiva?Como fazer Design e Engenharia caminhar juntos de fato? Rogerio Rodrigues Um overview bem descontraído sobre os principais tópicos ligados desde o processo de ideação até ao desenvolvimento do protótipo.
Na etapa de ideação falo sobre a concepção, avaliação de público alvo, validação com stakeholders e como entender o real propósito do seu projeto de maneira que você consiga transmitir o seu ideal a outras pessoas.
Nas etapas seguintes falo sobre formação de equipes, dinâmica de hackathons e aspectos ligados ao design e à arquitetura de aplicações.
|
17:40 às 18:30 |
Porque saber o que você quer pode te deixar menos ágil
Evandro Silvestre Frequentemente falamos sobre desenvolvimento iterativo incremental. Mas realmente sabemos o que é isso? É comum ver times pensando em MVP (ou features), quebrando em histórias e fazendo entregas pequenas. Só que essas entregas são incrementais pois acreditam que sabem o que querem. Mas no mundo dinâmico que vivemos, saber o que quer é menos eficaz e te deixa enviesado quando analisa o feedback do cliente. Precisamos abraçar a incerteza e pensar em produtos sem saber o que queremos e trabalhar de forma mais interativa do que incremental. Nessa talk, vamos falar sobre como navegar pelo desconhecido, a diferença entre iterativo e incremental, quando usar um, quando usar outro ou quando combinar Cristiano Hermogenio Heringer O que isso impacta na forma de se definir Soluções de Negócio baseadas em Software ou não? Quanto isso pode mudar a comunicação com o cliente. Quais os principais desafios e como posso gerar valor?
|
18:40 às 19:00 |
Encerramento e Sorteios
No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura. Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia. |
Terça-feira, 16 de Julho de 2019
10 às 19h
Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP
Analistas de Negócios, Product Owners, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes, Arquitetos de Solução e Negócio, Empreendedores e Desenvolvedores.
presencial:R$ 290,00
Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta
trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.