J2EE, JEE, Java EE, JCP, padronização, compatibilidade retroativa, multiplataforma, ""multi-vendor"", tudo isso torna Java Enterprise um dos ecossistemas mais maduros, estáveis e robustos da indústria de software e mantém seu posto ao longo dos anos.
Recentemente tivemos algumas grandes novidades, como o lançamento do Java EE 8 e a transferencia da plataforma para a Eclipse Foundation, passando a se chamar Jakarta EE (nome gentilmente doado pela Apache Foundation), bem como o lançamento do Spring 5.0, trazendo ainda mais inovações.
Há grandes expectativas sobre o futuro, principalmente quando se fala em cloud native, NoSQL, containers, serverless, entre outros. Então, não fique de fora! Venha compartilhar seu conhecimento e experiência com os participantes dessa trilha!
Conteúdo | |
---|---|
08:00 às 09:00 |
Credenciamento e recepção dos participantes
Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal. |
09:00 às 10:00 |
Abertura do evento no Auditório Principal
Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores. Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:10 às 11:00 |
Jakarta NoSQL: Meets the first Jakarta EE specification in the code.
Otávio Santana Jakarta NoSQL is the first specification of the new era of Java EE now in the Eclipse Foundation home and new home: Jakarta EE. The goal of this specification is to ease integration between Java® Applications and NoSQL databases, with a standard API to work with different types and vendors of NoSQL databases, that currently, it has support to more than 30 NoSQL vendors and increasing. This presentation will introduce this new API on the code only way. |
11:10 às 12:00 |
MVC: por que criar mais um framework com tantos já existentes?
Francisco Isidro Massetto Não, não vamos criar um AFJW (Another Framework for Java Web), mas utilizar o conhecimento de como criar seu próprio framework pode ajudar (e muito) a compreensão de frameworks já consolidados pela comunidade e pelo mercado. Entender o fundamento das coisas é imprescindível para o aprimoramento das habilidades do desenvolvedor Java. Entender na prática como funciona o MVC, como as requisições e respostas são tratadas pelo Container J2EE, como separar as responsabilidades. Nada melhor para isso do que se aventurar criando um próprio framework para, aí sim, aproveitar o que os frameworks de mercado oferecem de melhor. Emmanuel Neri de Souza Infelizmente aplicações falham e quando isso acontece precisamos agir rápido para minimizar o impacto negativo nas nossas soluções, com isso há algumas técnicas e tecnologias para auxiliar nesse incidentes, e umas delas é o conceito de feature toggle, mas como aplicamos esse conceito em aplicações distribuídas? Onde, funcionalidades podem estar em mais de uma instância e podem envolver mais de uma aplicação. Baseado nisso, vamos falar sobre a aplicação de feature toggle em conjunto com o conceito de configurações distribuídas para estruturar nossas funcionalidades distribuídas para falharem no ponto de vista funcional.
|
12:00 às 13:00 |
Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento
interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas
patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
|
13:10 às 14:00 |
Coding That Sparks Joy com Quarkus
Edson Yanaga O que você sente quando está programando em Java? Tédio? Horas do seu dia esperando o seu build completar, aguardando a sua aplicação reiniciar, e vendo o browser tentando recarregar a sua página? Chegou a hora de deixar algumas práticas no passado. Participe dessa palestra e faça parte dos próximos 20 anos de computação com Quarkus. Você ficará impressionado como suas antigas APIs e algumas novas vão iniciar em milisegundos, e consumir apenas alguns poucos MB de memória. Com o Quarkus você ainda é capaz de fazer live reloading em modo de desenvolvimento: uma feature que fará você ficar explodir de alegria! A vida é muito curta para esperar o seu jar gordo e lento re(iniciar). |
14:10 às 15:00 |
Facilitando implementação de mensageria em Aplicações Java
Paula Santana Nesta apresentação vamos entender a abordagem de mensageria, a transformação que o JMS trouxe para integrações entre sistemas e como o Spring Messaging facilitou esta implementação.
|
15:00 às 15:30 |
Coffee-break e Networking
Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos. Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores. |
15:40 às 16:30 |
Como monitorar métricas em ambientes distribuídos para garantir a disponibilidade dos seus serviços
Elder Moraes Não é segredo que os serviços distribuídos elevam muitas coisas no seu projeto: entre elas, a complexidade de gerenciamento.
Imagine que cena linda: vários serviços parando em efeito dominó, e você sem saber onde começou, o que aconteceu, e quem será o próximo a cair. Pesadelo!
Para isso existem as métricas e os processos de monitoramento. Com eles, você não precisa mais ser reativo (#trocadilhoalert). Ao contrário, pode se preparar para o que der e vier.
Junte-se a nós para entender como utilizar métricas para manter seus serviços disponíveis.
|
16:40 às 17:30 |
Microprofile: Enterprise o suficiente para microserviços
Rafael Benevides Existem muitos desafios em uma arquitetura orientada a microserviços que não podem ser facilmente solucionadas com Java/Jakarta EE, mas a especificação Microprofile fecha esta lacuna. MicroProfile é uma iniciativa criada pela comunidade Java para fomentar uma inovação rápida em torno de Microserviços e Java para Enterprise. Esta sessão irá mostrar os detalhes em torno da especificação Microprofile, como ela melhora o Java para aplicações cloud-native, e finalmente como implementar uma aplicação Java usando MicroProfile com o projeto Thorntail.
De monolito para microservico - e algumas descobertas de performance
Renan Zenkner Roggia Baseado nos aprendizados nosso time de desenvolvimento teve na migração da nossa solução monolitica para um design de micro-servico de aplicações java.
A palestra aborda os motivos por tras das tomadas de decisões do projeto.
Por exemplo, a diferença entre código bloqueante e não bloqueante em threads, e como asincronicidade ajuda esse problema. E qual o impacto disso em diferentes tipos de aplicações web ( Spring MVC vs Spring Webflux).
Ainda rapidamente a palestra discute opções para integraçãos dos microservicos.
Por fim, através dos dados obtidos nos testes de performance, concluimos qual foi a melhor solução para o nosso problema.
|
17:40 às 18:30 |
Arquitetura de Plataforma IoT de Nova Geração utilizando MicroProfile + NoSQL + Kafka
Leonardo De Moura Rocha Lima MicroProfile, NoSQL e Kafka são tópicos de desenvolvimento em voga por serem uma fundação sólida para a criação de sistemas escaláveis, resilientes e confiáveis. Essas características são chave para a infraestrutura da Internet Industrial das Coisas (IIoT) para trabalhar com milhões de dispositivos ao mesmo tempo e disponibilidade de 99.99%+ A V2COM está reestruturando sua plataforma de IIoT e utiliza esses conceitos para lidar com o aumento drástico de dispositivos conectados com menor esforço na manutenção do código e operação. Essa sessão cobrirá as decisões de arquitetura, detalhes de implementação: o que deu certo e o que deu errado e como aplicar os conceitos em outras verticais. |
18:40 às 19:00 |
Encerramento e Sorteios
No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura. Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia. |
Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
10 às 19h
Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP
Desenvolvedoree, empreendedores, lideres técnicos, comunidade.
presencial:R$ 290,00
Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta
trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.