Conteúdo | |
---|---|
08:00 às 09:00 |
Credenciamento e recepção dos participantes
Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal. |
09:00 às 10:00 |
Abertura do evento no Auditório Principal
Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores. Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:10 às 11:00 |
Entendendo Serverless
Lucas Santos Cansado de ter que se preocupar com suas máquinas e custos na nuvem? Imagine como seria bom pagar somente pelo que você usa e nunca mais ter de se preocupar com servidores consumindo seu budget, bem vindo ao universo serverless! Fernando Migliorini Tenório Vou falar um pouco sobre o serverless de verdade: o now. E vou contar como ele vem crescendo e como ele é realmente fácil de utilizar.
|
11:10 às 12:00 |
Desmistificando FaaS
William Almeida / Kimmy Wu Quando falamos em desenvolvimento de aplicações um dos maiores problemas é a falta de agilidade oferecida pelas soluções tradicionais, em que é necessário providenciar, configurar e gerenciar a toda a infraestrutura necessária. Soluções serverless vieram para resolver isso e uma solução particularmente interessante para os desenvolvedores são as Function as a Service. A abstração que FaaS providencia é você fazer seu deploy na nuvem e não se preocupar com administração por trás disso, algo que tem sido oferecido por muitas empresas de Cloud.
Função como Serviço (FaaS), onde e porque errei ao usar?
Alexandre Rodrigues da Silva Função como serviço é um bom exemplo de Serverless, um tema da moda, e um serviço fantástico, sem dúvida, mas em alguns casos pode ser uma grande "trapalhada" o seu uso.
Nessa apresentação mostrarei alguns erros comuns que são cometidos ao desenhar uma solução, pontos que muita gente só vê depois que implementou e já é tarde demais, e pior, para corrigir terá um trabalho enorme.
|
12:10 às 13:00 |
Microservices com Azure Functions + Triggers - Muito além do HttpTrigger
GUSTAVO CESAR GONÇALVES SOARES Em uma arquitetura Microservices encontramos inúmeros desafios relacionados a comunicação, integração e integridade dos dados. Quando levamos essa arquitetura para o contexto serverless na Azure Cloud nos deparamos com muitos exemplos utilizando o difundido Azure Functions HttpTrigger. Mas será que somente ele é suficiente? Será que não existem formas mais fáceis para se estruturar um microservice? Nessa palestra veremos que o poder de uma Azure Function vai muito além de um simples HttpTrigger. Utilizaremos Blob Storage, Eventhub, CosmosDb, dentre outros produtos altamente integrados com Azure Functions. Bora lá?
Azure Function + Código Front-end = Deu bom!
Igor Luiz Halfeld Eu trabalho em uma empresa que tem muitas landing pages e queríamos padronizar elas com um repositório de componentes Vue.js que temos aqui para as dashboards. Então usamos Server Side Rendering com Vue.js e as Azure Functions, resumindo, temos uma function para cada landing e um custo bem baixo de cloud, quero mostrar esse case e como fazer :D |
13:10 às 14:00 |
Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento
interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas
patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
|
14:10 às 15:00 |
Crie seu jardim inteligente totalmente serverless!
Maria Ane Dias / Fernando Sapata Crie seu jardim inteligente e nunca mais deixe suas plantinhas morrerem. Com uma arquitetura 100% Serverless você vai interagir com suas plantas usando chatbot, Echo, tirar fotos do seu jardim e gerar um time-lapse para acompanhar o crescimento das suas plantas, além de monitorar o ambiente com sensores e poder tomar decisão de águar ou não sua planta usando processamento na borda.
Se juntássemos Serveless com Containers, o que daria? Um novo paradigma de Serveless, conhecam o FN project!
Alberto Cardoso / Davi Piala Crie aquela função amável, depois veja ela rodando em todos os lugares. Veja como esse projeto funciona e como ele pode ajudar você ou sua empresa a democratizar o conceito de serveless em containers. O Fn Project é uma plataforma serveless open-source no qual você consegue fazer um deploy de funções em servidor Fn no qual automaticamente executa e gerencia essas funções. Se aprochegue e aprenda na prática!
|
15:10 às 16:00 |
Serverless e Java: essa combinação é possível
Evandro Pires da Silva Sim, é possível desenvolver aplicações serverless usando Java. Entenda os conceitos básicos sobre Serverless e como você pode fazer suas aplicações usando Java adotando as melhores práticas para isto, tudo baseado em exemplos já aplicados na prática.
Serverless + Containers = Uma combinação perfeita
Douglas Augusto Ferreira Araujo Nessa palestra irei demonstrar com mão na massa, passo a passo de criar um container e usar um serviço gerenciado serverless para escalar esse workload. Este serviço é baseaso no Knative e vou desmotrar esse mesmo workload rodando dentro de um cluster de Kubernetes também de forma serverless.
|
16:00 às 16:30 |
Coffee-break e Networking
Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos. Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores. |
16:40 às 17:30 |
Kubernetes, Istio e Knative: A nova cloud stack
Luram Archanjo Ao longo dos anos, os estilos arquiteturais vem se evoluindo com o Microservice, Service Mesh e Serverless. Não seria bacana termos todas elas trabalhando em conjunto para agregar valor ao nosso negócio?
Pois bem, apresento a nova cloud stack: Kubernetes, Istio e Knative que são totalmente Open Source.
Portanto, nesta palestra apresentarei o mais novo integrante do time, o Knative! Que traz características serverless em nossa arquitetura, usufruindo do Istio para roteamento de tráfego entre funções versionadas, dentre outras funcionalidades e estratégias que irei demonstrar ao decorrer da palestra.
|
17:40 às 18:30 |
Atingindo desacoplamento total com CloudEvents
Paulo Alberto Simões Nessa sessão iremos explorar como atingir um dos paradigmas da Cloud Native, o desacoplamento de soluções, através da adoção de padrão CloudEvents. CloudEvents é uma projeto da Cloud Native Computing Foundation que tem obtido uma rapida evolução devido ao interesse de grandes players como Oracle, Azure, dentre outros. |
18:40 às 19:00 |
Encerramento e Sorteios
No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura. Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia. |
Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
10 às 19h
Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP
Arquitetos de Sistemas, Desenvolvedores, Analistas de Infraestrutura e interessados por tendências tecnológicas na área de TI.
presencial:R$ 290,00
Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta
trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.