Você se preocupa com a qualidade do que é entregue pelo seu time?
Seu time acredita que sua atuação está além de assuntos de gestão de processos?
Está transcendendo as práticas apresentadas por Kent Beck e inovando?
Instiga o seu time a pensar em práticas de engenharia apresentadas pela eXtreme Programming?
A comunidade ágil brasileira começou a notar que estamos cada vez mais discutindo sobre gestão e deixando uma dívida em relação a qualidade técnica sobre o que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para o desenvolvedor...seu lugar é aqui!
Conteúdo | |
---|---|
08:00 às 09:00 |
Credenciamento e recepção dos participantes
Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal. |
09:00 às 10:00 |
Abertura do evento no Auditório Principal
Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores. Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:10 às 11:00 |
Como acabar com seu débito técnico!
Wagner Mendes Voltz - Fusca Seu time de desenvolvimento de software está com dificuldades no ágil?
Alterar algo no código fonte é custoso? Está difícil escalar a aplicação? O projeto parece engessado? Existe dúvida quanto a confiabilidade da cobertura de testes? Existem testes? Atrasos em entregas estão ficando constantes? A tecnologia está ficando defasada e as pessoas desenvolvedoras estão buscando novas tecnologias? Seu legado está cada vez mais pesado de administrar?
Pois bem, você tem débito técnico e eu vou mostrar como resolver este problema. É rápido, fácil e simples.
Mas para acabar com a sua dívida técnica é outra conversa! Disciplina, simplicidade, métricas e excelência técnica irão te ajudar com a dívida
|
11:10 às 12:00 |
Um relato sobre práticas de XP: Como começar? Onde busco conhecimento? Como mostro os resultados?
Tiago Mello Que práticas core de XP: Pair programming, Mob programming, TDD, Design Simples são importantes está cada vez mais claro para a maior parte das pessoas envolvidas em desenvolvimento de software. Já usar e mostrar os resultados dessas práticas ainda é muito difícil. O meu objetivo aqui é mostrar o meu percurso de 7 anos com essas práticas em diferentes empresas, grandes ou pequenas. E compartilhar onde eu acertei, errei, como comecei e mostrar como tirar os conceitos do livro e colocar na prática lidando com as cobranças do dia-a-dia ou expectativas de prazos curtíssimos.
Pair Design - levando elementos da XP para o outro lado
Raphael Miranda / Miguel Marcondes Filho Apesar de XP ter como significado Extreme Programming, seus valores e práticas são muito valiosas para serem aplicados apenas na programação. Tópicos como coragem, simplicidade, feedback e comunicação são de suma importância para o exercício do design e devem ser valorizados no desenvolvimento de qualquer projeto. Além destes valores, a técnica do Pair Programming - amplamente utilizadas pelos desenvolvedores - também pode ser aplicada por designers e trás muitos ganhos.
Nesta palestra iremos contar sobre a nossa experiência aplicando as técnicas da XP nas diversas atividades do design e como fazer para que isso dê certo.
|
12:10 às 13:00 |
Sem práticas de Engenharia a agilidade é inútil
Vinicius Quaiato Nesta apresentação entraremos em contato com práticas de engenharia que levarão nossos times e rotinas a serem realmente mais produtivos, assertivos e aptos a trabalhar com mudanças. Vamos falar também sobre como as práticas de engenharia (e seus benefícios) tem impacto direto e positivo na cultura das organizações. Embora esta seja uma palestra falando sobre práticas de engenharia, o objetivo dela não é ensinar cada uma destas práticas, mas mostrar seu valor - e consequentemente abrir mais espaço para estudos e prática - caso realmente desejemos obter os resultados de um time ágil. |
13:10 às 14:00 |
Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento
interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas
patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
|
14:10 às 15:00 |
Começando a fazer integração contínua efetiva
Marcio Frayze David Integração contínua na teoria é bastante simples, mas exige uma série de comprometimentos que podem ser bastante difíceis de colocar em prática. Por isso, o que vejo muitas vezes são times dizendo que fazem integração contínua, mas que na prática trabalham com algo muito longe disso. Definir e entender o que é e quais os desafios que vamos enfrentar ao decidir seguir este caminho é muito importante para entendermos melhor a gestão de configuração de nossos softwares. Carol Vilas Boas Levando em consideração o que o Scrum prega, um time de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve conter pessoas com o conhecimento necessário para realizar toda as entregas, focando muito mais em generalistas do que em especialistas.
E é comum, nesse cenário, encontrar o papel do analistas de qualidade, pessoa especialista e responsável em uma unica parte da entrega, tornando o ágil em uma pequena cascata.
Mais recentemente o QA Coach vem ensinando os times, de uma forma geral, sobre como todos os integrantes podem e devem garantir a qualidade da entrega, fazendo-os utilizar, no momento correto o chapéu de QA.
|
15:10 às 16:00 |
Sendo ágil com Git
Giovanni Bassi O Git é sem dúvida uma das ferramentas que mais tem potencial de impactar o trabalho de desenvolvimento de software ? desde que bem conhecido. Um conhecimento superficial do Git fará com que a pessoa o utilize de forma parecida com que ele usava o Subversion, por exemplo, deixando passar diversas oportunidades. Nessa sessão veremos como o Git pode deixar a programação mais ágil, vamos tirá-lo de uma posição de ferramenta de apoio para levá-lo a um protagonismo no workflow de programação, sendo menos importante somente que a escrita do código em si e suas técnicas. Veremos como usar o Git como instrumento de comunicação do time, além de técnicas que permitem a pessoa foque no código. |
16:00 às 16:30 |
Coffee-break e Networking
Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos. Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores. |
16:40 às 17:30 |
Influencia de TDD no design de código
Leonardo Amarilho / Raphael Monteiro Iremos explorar a influência de se utilizar TDD para um bom design, tornando transparente o entendimento do código e natural sua evolução. Escrever código sem pensar em modificações futuras é muito difícil, porque a única certeza que temos é que o software vai mudar.
Outro ponto que queremos explorar é o de modificar o design de códigos legados, trazendo a segurança necessária com auxílio de TDD.
O grande desafio é o de alterar funcionalidades existentes, com a preocupação de realmente ter entendido o código que algumas vezes nem testes possuem, para nos apoiar. Vamos mostrar como TDD nos auxilia a pensar em design e refatoração de códigos legados.
Agilidade para Devs
Arthur Fücher Você é desenvolvedora e não se considera agilista? Acredita que para ser agilista você tem que parar de codar? Nesta palestra irei abordar algumas hipóteses, e refletirei com o público sobre porque pessoas desenvolvedoras não se denominam agilistas (em sua maioria). Porém, o manifesto ágil possui diversos signatários que são referências para essas pessoas! No mínimo curioso, certo? Como aplicamos os 12 valores do manifesto ágil no desenvolvimento de software e entregando valor! Será quenós como pessoas desenvolvedoras estamos refletindo sobre os princípios e valores no nosso dia-a-dia? |
17:40 às 18:30 |
Refatoração: um pouco além do código
Edmilton Neves Um papo sobre como estamos refatorando por aqui, alguns fatores que nos auxiliam na tomada de decisão de quando refatorar determinado ponto e as consequências destas decisões.
Vamos falar um pouco sobre:
O que é refatoração?
Por que refatorar?
Desafios para encaixar a tarefa Refatorar... no board
Tomando a decisão em conjunto com o time
Cuidados ao refatorar
Esteja alinhado ao negócio.
|
18:40 às 19:00 |
Encerramento e Sorteios
No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura. Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia. |
Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
10 às 19 h
Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP
Profissionais envolvidos em desenvolvimento de software como gerentes, coordenadores, desenvolvedores, arquitetos/designers, testadores e analistas.
presencial:R$ 290,00
Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta
trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.