TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE NUM MUNDO CONECTADO

Trilha STADIUM TERÇA

Palco principal com grande abrangência de temas

O TDC Connections conta com muitas trilhas e você pode ficar em dúvida... por isso, a STADIUM* traz, de forma gratuita, uma junção de palestras das trilhas Premium - escolhidas pela representatividade - assim você conhece mais sobre VÁRIAS áreas e entender melhor com qual trilha se identifica. A Stadium garante pluralidade de informações - de uma maneira democrática - e cheia de conteúdos incríveis!

*Além de você poder se inscrever diretamente para a trilha Stadium, ela é aberta para todos os participantes inscritos em trilhas Premium

Data e Local

Terça-feira, 22 de Março de 2022

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Horário Conteúdo
09:00 às 09:35 Abertura do evento e mini keynotes

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:40 às 10:25

Conexão com o mercado de trabalho de hoje e do futuro

Tania Cosentino
Keynote de Abertura
10:30 às 10:45

Envie de senhas de uso único (OTP) via WhatsApp com pouco código

Luís Leão

"A Twilio está adicionando o WhatsApp como um novo canal para envio de senhas de uso único (OTP em Inglês) sem a necessidade de configuração e todo o processo necessário para criar uma conta da API do WhatsApp.

Assim qualquer pessoa desenvolvedora pode implementar rapidamente um novo modelo de autenticação mais segura ou aumentar a confiabilidade da sua aplicação ao utilizar esse modelo como um segundo fator de autenticação.

Nesta palestra você verá como implementar rapidamente esta funcionalidade na sua aplicação e aumentar a confiança do seu app para seus usuários."

10:50 às 11:25

Mais funcionalidades não vão, necessariamente, melhorar seu produto

Marcell Almeida

(presencial e online)

É muito comum acreditarmos que sempre que colocamos mais funcionalidades em nosso produto ele ficará com uma proposta de valor maior. A verdade é que não, nem sempre é assim. Aliás, nessa palestra você verá que na maioria das vezes não é assim.

Através de reflexões, exemplos de mercado e exemplos que vivenciei iremos aprofundar na gestão de produto sob a ótica de que se a funcionalidade não for bem posicionada ou conectada com a estratégia, você provavelmente estará criando um frankenstein que, na prática, estará prejudicando o seu produto.

11:30 às 12:05

Design de API - Como deixar desenvolvedores felizes ao usar uma API criada por você?

Adeildo Neto

Um método PUT deveria criar e alterar um recurso? Quais parâmetros de query são úteis de fornecer num método GET? O que é idempotência? E como eu garanto isso? Nesta palestra, juntos vamos discutir como podemos criar um design de API que seja fácil pra nós de implementar, mas também seja fácil para que uma pessoa desenvolvedora também consiga utilizar! Vamos ver os verbos HTTP mais usados e em quais estratégias eles se encaixam, os status code que podem ajudar a tornar nossa API mais semântica e como essas escolhas podem afetar diretamente nosso desenvolvimento.

12:10 às 12:45

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E O IMPACTO NA RELAÇÃO COM OS CONSUMIDORES

Leonardo Pallotta

A transformação digital está obrigando as empresas a mudarem seus modelos de negócios e se adaptarem à nova realidade do mercado. O que é interessante sobre isso é que não são as empresas que estão impulsionando essa mudança. Em vez disso, essa mudança está sendo conduzida pelo cliente.

Os clientes esperam conteúdo relevante no momento e formato que quiserem, e onde desejarem. É a jornada deles que dita sua estratégia. E para acompanhar esse novo tipo de cliente ?sempre conectado?, sua empresa deve oferecer uma experiência inigualável ao cliente.

Felizmente, colocar o cliente em primeiro lugar já está no centro da estratégia de muitas organizações.

12:50 às 13:05

Networking: utilize a ferramenta e converse com outras pessoas!

13:10 às 13:25

Intervalo do TDC, mas já voltamos ;)

13:30 às 13:45

Visite estandes, converse com patrocinadores e concorra a muitos prêmios!

13:50 às 14:05 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:10 às 14:45

Agile Coach: até quando você precisa desse papel na sua organização?

Fábio Trierveiler

(presencial e online)

É comum encontrarmos nas maiores empresas de tecnologia o papel ou cargo do agile coach, agente de transformação ou enterprise-alguma-coisa. Geralmente, estas são (ou deveriam ser) pessoas com grande experiência em agilidade e que apoiam os scrum ou agile masters, além de definir uma estratégia ágil que seja escalável para toda a organização. Porém, se percebe uma tendência onde as empresas estão precisando cada vez menos de um cargo fixo com este papel. Nesta palestra, vou te contar quais as minhas percepções sobre o futuro dos "agilistas" nas organizações e responder a pergunta: será que este cargo pode estar em extinção?

14:50 às 15:05

3 Habilidades essenciais para todo desenvolvedor que deseja construir uma carreira incrível

Elder Moraes

"Como você definiria uma carreira de sucesso como desenvolvedor de software? Ter um ótimo salário? Trabalhar em uma empresa de renome? Estar em um ambiente de trabalho onde se sinta feliz, valorizado e reconhecido?

Provavelmente ao menos um desses itens está na sua lista! E nesta sessão você vai aprender sobre as 3 habilidades que possibilitam que você atinja estes resultados de forma intencional, e não mais ficar apenas na torcida pra que eles aconteçam."

15:10 às 15:25

Networking Premiado para o TDC Innovation

15:30 às 15:45

Carreira de Gestão

Jéssica Chaves
Habilidades importantes para liderar pessoas desenvolvedoras de software.
15:50 às 16:20 Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Desenvolvendo aplicações de IA Conversacional na prática

Patricia Pampanelli

Com o avanço das aplicações de processamento de linguagem natural, as soluções estão crescendo em complexidade de dados, treinamento de modelos e deploy. As soluções de NLP precisam se adaptar às terminologias específicas de cada indústria, responder com acurácia e em tempo real. Além disso, os modelos estão se tornando cada vez maiores, podendo chegar à bilhões de parâmetros. Os pipelines de NLP envolvem reconhecimento de fala, síntese de voz, classificação de texto, Q&A, análise de sentimentos e etc. Nesta palestra, vamos entrar em detalhes no desenvolvimento end-to-end de aplicações, técnicas de transfer learning, IA Conversacional e falar sobre o framework NVIDIA Riva.

17:05 às 17:40

Vai Ke dá

Talita Bernardes Pereira

Irei falar sobre autoscaling customizado a partir de eventos dentro do kubernetes, utilizando o Keda como meio para gerar resultados diferenciados do que estamos acostumados como memória e CPU.

17:45 às 18:20

Vale a pena utilizar arquitetura hexagonal?

Nataniel Paiva / Monica Helena Ribeiro

Se o título chamou sua atenção, provavelmente você está passando por uma definição arquitetural OU tem a curiosidade de entender sobre a arquitetura hexagonal. Nessa apresentação daremos todo o contexto, desde a revisão conceitual e princípios da arquitetura, até um hands on com duas aplicações, uma em Spring e outra em Quarkus para mostrar como é na prática a implementação. Seu mindset vai evoluir sobre a motivação para utilizar (ou até mesmo quando não utilizar) a hexagonal.

18:25 às 18:40 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:45 às 19:15 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Coordenação Trilha STADIUM TERÇA

Patrocinadores

Diamond


Gold




Apoio Institucional


Instituição Parceira


Realização