TDC BUSINESS
TECNOLOGIAS PARA NEGÓCIOS TRANSFORMADORES

TRILHA DIVERSIDADE

Venha imergir em discussões sobre inclusão, protagonismo, conhecimento e perspectivas sobre diversidade

A diversidade é fundamental na sociedade e pode permitir o enriquecimento cultural e financeiro não só dos colaboradores, mas também das empresas que se importam de maneira responsável em gerir diferentes perspectivas, conhecimentos e experiências. Vamos conversar sobre soluções possíveis para respeitar e valorizar mais esse tema criando ambientes cada vez mais inclusivos e respeitosos?

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

10:10 às 10:25

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:30 às 11:05

Mulher preta 40+, mãe, nordestina e neurodivergente: 10 dicas de como atravessar universos sendo tão diferente.

Marivone Araújo

Uma palestra muito particular sobre uma história de vida: sou Marivone Araújo, uma mulher preta e nordestina, e quero te contar como migrei de carreira para a Programação durante a pandemia, aos quase 40 anos, com gêmeos recém-nascidos. Acontece que essa não foi minha primeira migração de carreira: foi a terceira. Utilizando um mesmo método, consegui me recolocar mais de uma vez de forma bem-sucedida.

11:15 às 11:50

Do contexto à prática: tudo sobre o projeto que ajudou na inclusão de pessoas refugiadas no mercado de tecnologia

Caroline Barbosa

Ações de diversidade e ESG trazem resultados significativos como credibilidade e reputação, o que impacta positivamente a sociedade e traz retorno financeiro. Como contratamos pessoas diversas e fomentamos a verdadeira inclusão?

11:55 às 12:30

Capacitismo no meio organizacional : Precisamos falar sobre isso

YASMIN CHRISTIE DINIZ SOARES

Nesta palestra, você conhecerá um pouco sobre a história da deficiência, surgimento da lei de cotas, bem como conceitos sobre capacitismo e situações que passam despercebidas sob a perspectiva de uma pessoa com deficiência.

12:40 às 14:05

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:05 às 14:15

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Visibilidade Trans

Ana Luiza Luiz

90% das pessoas travestis e transexuais estão fora do mercado formal de trabalho!

É um número chocante e se complementa com outros diversos dados sobre nossa existência, por exemplo: O Brasil é pelo 14º ano consecutivo o campeão em assassinatos de pessoas travestis e transexuais do mundo. A atual expectativa de vida deste recorte no nosso país é apenas 35 anos!

E como nós, pessoas que estão atuando com construção de produtos e serviços através da tecnologia, podemos auxiliar a mudar esta realidade? Através da informação!

Esta será uma oportunidade de termos uma introdução nesta realidade!

Produtos e serviços devem ser construídos com representação e representatividade de todas as pessoas

14:55 às 15:30

Neurodiversidade na TI: como (re)conhecer e acolher?

Christine Da Silva Schröeder

A neurodiversidade pode ser definida como o conjunto de diferentes funcionamentos do cérebro humano. Ela envolve condições como, por exemplo, o autismo, o déficit de atenção e hiperatividade, a dislexia e as altas habilidades/superdotação, dentre outras.

Alguns dos traços presentes em condições neurodivergentes são altas habilidades lógicas, hiperfoco, atenção a detalhes, persistência e criatividade, que são especialmente importantes na área de TI.

Como, então, conhecer e acolher profissionais neurodivergentes nas organizações de TI, sobretudo no Brasil, onde pode-se estimar que mais de 20% da população apresente pelo menos uma condição neurodivergente, ainda que subnotificada?

15:35 às 16:10

Oficina NTT DATA - Inclusão de Pessoa com Deficiência moderada e severa no mercado de trabalho

Jaqueline Moreira / Patricia Perobelli (NTT DATA)

Case de sucesso de projeto de inclusão: como atrelamos as necessidades do seu negócio com eventos, brindes personalizados e camisetas para eventos ao desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência intelectual moderada e severa, historicamente excluídas do mercado. Esse projeto é realizado em parceria com a consultoria PCD&Você, será apresentado com sua fundadora Jaqueline Moreira, psicóloga e pessoa com deficiência.

16:15 às 16:50

Diversidade: o novo hack das empresas tech

Larissa Lotufo

A diversidade é um aspecto essencial na construção de um equipe de sucesso, principalmente quando falamos de empresas de tecnologia. Confira com a Lari Lotufo e a Jane Monteiro por que este hack está em alta nas empresas tech e como isso impacta diretamente nos negócios e na lucratividade das organizações.

16:55 às 17:25

Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:30 às 18:30

Um olhar sobre o presente: o que ainda precisamos avançar quando falamos de diversidade?

Ana Luiza Luiz / Marivone Araújo / Caroline Barbosa / Fábio Ruggiero
Painel de Discussão desta Trilha
Programação sujeita a alterações

Patrocinadores


Gold


Silver


Apoio e Apoio Institucional


Community Lounge


Impact Lounge



Realização