TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE EM UM MUNDO CONECTADO

TRILHA STADIUM QUINTA

Data e Local

Quinta-feira, 23 de Março de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
07:45 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:40 Abertura do evento e mini keynotes

09:00 - Abertura do evento com Bruno Souza e Júlio Matos

09:30 - Mini keynote com convidado especial:
Case Porto Digital
Pierre Lucena, presidente da Porto Digital

09:45 às 10:00

Como enviar mensagens de texto ricas pelo WhatsApp utilizando APIs da Twilio

Gabriel Bolzi de Souza
Abordaremos o uso da nova "Content API" da Twilio, que permite o envio de mensagens com conteúdo rico, incluindo cards, botões, listas e imagens de forma automatizada, permitindo também o gerenciamento programático das solicitações de aprovação dos modelos de mensagens pela Meta.
10:05 às 10:40

Neurociência: contribuições do seu cérebro para a inteligência artificial

Ana Ribeiro

Já parou para pensar como os sistemas aprendem e como conseguem lidar com dados de uma maneira aparentemente orgânica? É justamente nessa pergunta que conseguimos inserir a Neurociência e as investigações de como se dá o aprendizado, mostrando o quanto a neurociência inspira a inteligência artificial, essencialmente no machine learning. Para isso, você irá conhecer mais a fundo o seu cérebro humano, entender as similaridades com os algoritmos de aprendizagem de redes neurais e compreender como estudiosos matemáticos, fisiologistas e profissionais de tecnologia conseguiram decifrar o órgão como uma máquina a ser aliada à lógica de desenvolvimento computacional.

10:45 às 11:20

Microfrontends: agregando valor ou complexidade?

Yan Guimarães

O que são os microfrontends e por quê parte da comunidade considera essa arquitetura a bala de prata do desenvolvimento front? Vamos responder essa pergunta e entender em quais cenários vale realmente a pena usar microfrontends e em quais cenários você estará criando um problema para sua equipe de desenvolvimento.

11:25 às 11:40

Love Code: engajando comunidades técnicas.

Valter Pereira Silva
Vamos nessa palestra falar sobre técnicas, ferramentas e processos para engajar e crescer uma comunidade técnica usando como exemplo a Hot Hackers, comunidade de pessoas desenvolvedoras da Hotmart.
11:45 às 13:15 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

13:25 às 14:00

Serveless, as vezes o barato sai caro: A importância do OpenSource para sua estratégia multicloud

Pedro Christo / Gustavo Alves

Descubra como evitar o lockin de serviços na hora de criar a arquitetura da sua aplicação. Os SDKs facilitam a sua vida mas te predem aos cloud providers ao longo prazo. Os sistemas devem ser projetados de forma a serem entregues em qualquer cloud providers e ter o melhor custo benefício possível.

14:05 às 14:40

Os desafios da experiência do usuário no Metaverso e seus impactos sociais.

Flávia de Melo Negrão

O Metaverso propõe experiências imersivas aprimoradas que irão trazer novos elementos para as interações. As interações passam a ser tridimensionais, contando com posição e orientação, além de reconhecimento de voz, apontar e clicar. Com isso novos desafios são criados para os designers da experiência em termos de acessibilidade, equidade e impacto social. Quais os impactos sociais que o Metaverso poderá trazer para educação, saúde? Quando ele será economicamente acessível a todos?

14:45 às 15:20

3 elementos fundamentais sobre segurança de API

Silvio Lima de Morais

Entenda os 3 aspectos fundamentais da segurança de API que são de responsabilidade do desenvolvedor. Você conhece o usuário? Quais ações ele pode executar? Quais dados ele pode acessar?

15:20 às 15:55

Existe QA no mundo de dados?

Djulienne Louise Zamariolo Zanella

Sabemos que a qualidade é importante e essencial em todas as áreas, entretanto você já parou pra pensar em testes de qualidade relacionados aos dados do seu processo? Atualmente houve uma alta desse assunto no mundo tecnológico e com isso vem as dúvidas de como integrar a qualidade. Nessa palestra vou mostrar os passos para essa integração e como ela contribui para melhora do processo.

16:00 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Como a inteligência coletiva pode potencializar a aquisição do seu produto

Mario Januario Filho

A inteligência coletiva pode melhorar muito a eficiência da sua equipe ou empresa na busca por um produto atrativo. Através de reflexões, exemplos e bibliografias, nesse papo compartilho um pouco dos aprendizados que reuni ao longo do tempo sobre como a colaboração está diretamente ligada a resolução de problemas.

17:05 às 17:40

Flight Levels num banco digital ? Um case na prática

Andresa Leal / Henrique Fernandes Gonçalves

Você lê e ouve falar de Flight Levels, mas não sabe como iniciar e aplicar na prática? Então conheça como foi o início do processo de implementação do Fligth Levels num banco digital, entendendo os obstáculos encontrados; problemas resolvidos, soluções aplicadas, aprendizados, o que deu certo e o que não deu; estratégia de comunicação para replicar o experimento para demais áreas da companhia, indicadores utilizados, feedbacks coletados e como estamos mantendo o assunto após implementação.

17:45 às 18:20

Testes de microserviços com Trace-based testing

Daniel Baptista Dias / Matheus Nogueira

Arquiteturas distribuídas envolvendo vários microserviços são complexas por natureza. E testar uma operação que envolve multiplos serviços demanda muito esforço. Principalmente para identificar a razão da falha do teste.

Nessa palestra, vamos mostrar como é possível utilizar ferramentas open-source para testar o funcionamento de todos os serviços envolvidos utilizando os dados de telemetria emitidos pelos microserviços.

18:25 às 19:00 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA STADIUM QUINTA

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização