TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE EM UM MUNDO CONECTADO

TRILHA STADIUM SEXTA

Data e Local

Sexta-feira, 24 de Março de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
07:45 às 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 às 09:40 Abertura do evento e mini keynotes

09:00 - Abertura do evento com Bruno Souza e Júlio Matos e mini keynote com Microsoft

09:20 - Mini keynote com convidado especial:
AGILIDADE, ARQUITETURA, APOCALIPSE...
Sílvio Meira
Será que 20 anos de agilidade no desenho, desenvolvimento e evolução de soluções digitais resolveram -ou criaram- um grande problema na e para a comunidade de software?

09:45 às 10:00

A MySQL HeatWave Overview for Every Developer

Herbert Rogério Bezerra de Menezes
In this session, you'll learn how MySQL HeatWave provides a single database service for transaction processing, analytics, machine learning, and data lake applications. It eliminates the complexity of ETL operations and existing MySQL applications run without any changes. MySQL HeatWave provides the best price-performance among competing offerings and is offered on multiple clouds.
10:05 às 10:40

Como construímos uma plataforma de dados eficiente aplicando boas práticas

Diogo Falcão

Lidar com problemas de dados em uma empresa de alta tecnologia pode ser uma tarefa complexa, mas é essencial para garantir o sucesso dos negócios. À medida que a quantidade de dados aumenta, é importante ter sistemas para gerenciá-los e analisá-los com eficácia. Porém, um grande desafio consiste em como criar e expandir a plataforma de dados sem aumentar na mesma proporção, os custos e principalmente com um time enxuto. Nesta apresentação iremos ver como a VTEX conseguiu criar uma plataforma de dados do 0 e como aplicar as melhores práticas para um crescimento rápido e sustentável.

10:45 às 11:20

"Produtizando" a área de People: Uma jornada de sucesso para além do manifesto ágil

Iago Tavares / Amanda Mota

Junte-se a nós para uma jornada transformadora na gestão de talentos! Aprenda com a expert em RH Ágil como aplicar os princípios de agilidade para tornar sua equipe de tecnologia mais eficiente e colaborativa. Com cases de sucesso e ferramentas práticas, você estará preparado para implementar uma cultura ágil de RH em sua empresa, será uma grande oportunidade para se inspirar e alavancar resultados do negócio

11:25 às 11:40

Nós, robôs: uma história sobre Open Source e IA

Ricardo Martinelli de Oliveira
Para levar a tecnologia a um novo patamar, temos que levar em conta o que fizemos no passado. A evolução é natural, mas a colaboração é um motor principal para evoluir mais e melhor. Com a IA não é diferente. Preparem-se para ouvir uma breve história sobre o que podemos fazer em colaboração, através do Open Source, para atingir patamares mais elevados.
11:45 às 13:15 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

13:25 às 14:00

Eneagrama: 9 motivos para utilizá-lo nas Transformações Digitais

Guayçara Gusmon Gonçalves

Em seu livro, Rogers traz os 5 pilares que fundamentam a transformação digital- clientes, competição, dados, inovação e valor. Todo pilar precisa de uma base forte para se sustentar e aqui ela é sobre pessoas: a forma que elas interagem, a maneira como se comportam diante das mudanças, o jeito que interpretam os dados e como produzem e percebem valor a partir das inovações. Então como ter a previsibilidade do comportamento humano e usar isso para alavancar essas transformçaões? A resposta pode ser o ENEAGRAMA! Uma ferramenta chave, que por sua profundidade e tangibilidade, possibilita entender e trabalhar gênese comportamental através da aplicação da neurociência, então que tal conhecê-la?

14:05 às 14:40

O que vem depois do senior? Quais são os caminhos a seguir quando a ideia de gerir pessoas não faz seus olhos brilharem

Rosicleia de Souza

A passos lentos, eu diria, novos papéis focados na carreira como contribuidor individual estão surgindo nas empresas de tecnologia. Os nomes desses papéis são diversos: tech lead, especialista, staff... Além da diferença de nomes, o foco de atuação pode mudar consideravelmente dependendo da empresa, do projeto e da senioridade dos times.

O intuito dessa talk é mostrar qual é o papel de um contribuidor individual dentro das empresas e os tipos de atuação mais comuns.

Além disso, vamos explorar quais habilidades técnicas e soft skills precisam ser desenvolvidas para a progressão de carreira e quais ações podem ser tomadas no seu dia-a-dia para encurtar esse caminho.

14:45 às 15:20

Por que há uma grande chance da sua empresa estar fazendo DevOps da forma errada...

Fabio Nascimento

DevOps é um tema tão amplo e aberto, que cada empresa adota o seu modelo para colocar em prática, mas será que estão adotando a melhor forma ? Durante esta palestra vou compartilhar modelos adotados por diversas empresas, e por que muitos deles não dão certo, ou mantém suas equipes fazendo deploys manuais ? Não basta dar acesso livre acesso ao ambiente, que temos DevOps. A ideia é provocar o público e desmistificar a adoção em grandes corporações e como evitar as famosas roubadas!

15:20 às 15:55

Virtual Threads: o que são, pra que servem e porque todo dev Java deveria se importar com isso

Elder Moraes

Execução de processos concorrentes nunca foi a coisa mais fácil do mundo de se fazer. Porém, a JVM sempre abstraiu isso de forma excepcional. Mas... sabe como é: dava pra melhorar. E esse assunto é tão importante que foi criado um projeto dentro do Open JDK só pra resolver isso: o Project Loom. E com o lançamento do Java 19 chegou a tão esperada Virtual Thread, que promete aumentar em muito a performance de processamento concorrente em Java, bem como permitir um código mais simples de manter. Nesta sessão vamos explorar tudo o que de mais importante nesta funcionalidade que, tenha certeza, vai mudar a forma como você programa em Java.

16:00 às 16:25 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 às 17:00

Desbloqueie o modo Realtime dos seus apps, ganhando escala e produtividade

Neilor Caldeira

Entenda o porquê seu backend e frontend nunca mais serão o mesmo, pelo simples fato de mudar sua maneira como enxerga a relação entre eles, seja você um desenvolvedor iniciante ou avançado, fullstack ou não, com qualquer framework.

Nem tudo se resume a milhares de GET, mesmo se você estiver trabalhando em uma aplicação financeira super segura, uma sigilosa na área da saúde, ou o crud do estoque de um petshop. Utilizar os websockets corretamente pode ser tão fácil e acessível, eu vou te mostrar como.

Foi com base na estratégia que irei compartilhar com vocês que cheguei a CTO de uma das transportadoras mais valiosas do Brasil, tornando-a uma das mais tecnológicas da mineração e siderurgia.

17:05 às 17:40

Design e Inovação na Saúde Pública: Como aumentar as doações de órgãos em um cenário de elevada demanda?

Rinack Izidoro Silva Júnior

O bate papo se propõe a discutir um caso prático e real no serviço de saúde pública, sobre um cenário de elevada demanda não conseguir acompanhar a oferta de doações de órgãos para transplantes. Por meio de uma abordagem em design de serviço, os estudantes do Mestrado em Design da CESAR School, contribuíram de forma colaborativa, compartilhada e diversa na criação e proposição de uma solução para mitigar o problema. A discussão permitirá desmistificar o tema para o público, mostrando a realidade e a importância de falar sobre doação de órgãos. E principalmente, apresentar as contribuições que o design trouxe para explorar, criar e propor uma solução de caráter inovador para o setor público.

17:45 às 18:20

DevOps: Além das ferramentas, a importância da cultura e das pessoas

Wania Konageski

Muitas empresas desejam implementar as práticas e ferramentas utilizadas no DevOps e SRE, mas esquecem de mudar a cultura e o mindset. Isso pode levar a problemas como burnout e turnover. Para se tornar mais ágil e eficiente e responder mais rapidamente às mudanças, é necessário mudar não apenas o ciclo de vida do produto, mas também a forma como se trabalha.

DevOps é uma combinação de desenvolvimento e operações e é uma mudança cultural que busca eliminar barreiras entre os times de desenvolvimento e operações para melhorar a colaboração e comunicação.

Como Construir uma cultura DevOps saudável e bem-sucedida? A resposta é: Management 3.0.

18:25 às 19:00 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização