TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA DIVERSIDADE

Moldando o Amanhã: A Importância da Diversidade na Tecnologia

A trilha Diversidade é um ambiente aberto e seguro para todas as pessoas. Onde nosso foco é celebrar e influenciar positivamente a representatividade no futuro da comunidade de tecnologia. Promover empatia, o respeito e o senso de pertencimento.

O futuro, apesar de incerto, é diversificado, e compreender a diversidade é fundamental na construção de uma comunidade que valoriza a singularidade, respeito e evolução.

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

10:10 às 10:25

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:30 às 11:05

Furando a bolha: Inovação, gestão pública e diversidade

Naomy Oliveira

As soluções mais incríveis da área de Inovação e Tecnologia são a que causam impacto positivo na sociedade e que resolvem problemas reais e muito relevantes, mas o quanto o ecossistema de Tecnologia e Inovação está realmente conectado com quem realmente sofre dos problemas mais relevantes da sociedade? Foram todos esses questionamentos que tive enquanto mulher preta, pobre e periférica quando entrei no ?mundo? de Inovação e Tecnologia, e usei esse espaço para trazer mais pessoas como eu, mostrando que é possível e necessário furar a bolha.

11:15 às 11:50

"The Last of Us Part II: Uma Análise da Narrativa Inclusiva e a Representação LGBTQ+ no Jogo"

Igor arnaldo de alencar feitoza

"The Last of Us Part II" é um dos jogos mais aclamados da última década, não apenas pela sua jogabilidade envolvente, mas também pela maneira como aborda questões de diversidade e inclusão. Nesta apresentação, mergulharemos fundo na narrativa do jogo, destacando como ele trata temas de identidade de gênero e sexualidade, com um foco especial na representação LGBTQ+.

Vamos analisar personagens como Ellie e Dina, explorando como suas histórias e relacionamento são retratados no jogo. Discutiremos como a narrativa aborda questões de preconceito e discriminação de forma sensível e impactante, e como isso ressoa com jogadores de diferentes origens.

11:55 às 12:30

Design de Futuro: A internet na terceira idade

Erika Tempobono

Nessa palestra, vamos mostrar como foi elaborada a nossa pesquisa de tendência sobre o uso e adesão de internet na terceira idade e o resultado que encontramos, através de uma análise de dados profunda, extraídos de fontes nacionais e internacionais, além de mais de 200 questionários e 20 entrevistas com o próprio público-alvo e especialistas na área de Design e Tecnologia. Além disso, vamos mostrar como se adaptar a essa tendência que será cada vez mais emergente no decorrer dos próximos anos.

12:35 às 14:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:00 às 14:10

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Conversando sobre Raça: mais do que só perguntar 'é preto ou negro?'

Alex Coelho

Você já refletiu sobre como abordar construtivamente conversas sobre raça? Qual é sua intenção ao entrar nesse tipo de diálogo?

Em uma sociedade marcada por questões raciais, o encontro com o racismo é inevitável, independentemente de ser uma pessoa negra, branca, indígena ou amarela. Portanto, é crucial desenvolver habilidades para discutir temas raciais, em vez de ignorar essa realidade.

Nesta dia, exploraremos sugestões práticas e estratégias baseadas na empatia e comunicação não-violenta. Nosso propósito é incentivar diálogos responsáveis e inclusivos, capacitando você a participar de conversas sobre questões raciais com maior sensibilidade e eficácia.

14:50 às 15:25

Produtividade cíclica? Não somos produtivos todos os dias!

Adriana Pelosi Feitosa

Nesta talk exploramos a natureza flutuante da produtividade. Desafiamos a expectativa de constante eficiência e destacamos a importância de reconhecer e respeitar nossos ritmos naturais. Oferecemos estratégias práticas para maximizar os momentos de alta produtividade e gerenciar os períodos de menor energia, visando um equilíbrio produtivo em nossas vidas pessoais e profissionais. Esta abordagem realista promove o bem-estar e a eficiência em nossa jornada diária.

15:30 às 16:30

Interseccionalidade: Compreendendo a Singularidade nas comunidades diversas

Camila Maia / Luciano Gomes / Daniel TAKAKI
Painel de Discussão desta Trilha

16:35 às 17:05

Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:10 às 17:45

Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho- do Capacitismo ao Protagonismo

CRISTHIANE DUARTE PESTANA

Como ultrapassar uma historia de exclusão e capacitismo e ser protagonista da sua própria carreira.

17:50 às 18:25

Além dos Rótulos: Celebrando a Neurodiversidade em Mulheres

Caroline Lopes Avila Paier
Explore conosco um universo de possibilidades, através da lente da neurodiversidade. Nesta palestra, abordaremos a definição e a importância da neurodiversidade na sociedade e no ambiente de trabalho. Descubra por que tantas mulheres desvendam sua neurodivergência na idade adulta e como essa jornada impulsiona a criatividade e a resolução de problemas. Vamos quebrar estereótipos e preconceitos para criar um espaço mais inclusivo e acessível para todos. Junte-se a nós e descubra como cada um pode desempenhar um papel vital na promoção da neurodiversidade e inclusão na indústria de tecnologia. Estamos indo além dos rótulos - estamos celebrando o potencial!
Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização