TDC INNOVATION
DESAFIOS PARA CRIAÇÃO DO FUTURO DIGITAL

TRILHA Acessibilidade

Acessibilidade Digital: inovação para todos

A inovação consiste em criar soluções disruptivas que proporcionem eficiência, conforto e possibilidades inimagináveis. No entanto, será que estamos realmente inovando para todos?

Nossa trilha de acessibilidade irá te mostrar como podemos ser agentes de inovação para todas as pessoas, com teoria e prática em cada palestra. Com um pensamento amplo fora da caixa, nossos palestrantes apontarão novos caminhos para trazer a acessibilidade para o seu dia a dia e mostrar como ela pode ser uma ferramenta importante para a inovação. Desde a documentação de protótipos de design até testes com usuários reais, você encontrará aqui a resposta para o seu próximo passo rumo ao futuro da acessibilidade digital.

Seja bem-vindo à nossa trilha!

Data e Local

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
09:50 às 10:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:10 às 10:45

Quero fazer design acessível, por onde começo?

Vic Bevilacqua

Fazer design acessível no ambiente digital significa: ? Ajudar a você mesmo e aos seus públicos. ? Ajudar sua marca/produto a se conectar às pessoas. ? Agir seguindo leis e normas já existentes no Brasil e no mundo.

Muito já se fala sobre, e, a esse ponto, você sabe que acessibilidade é sobre empatia.

Mas é mais que empatia pelo "outro".

É sobre ter empatia para enxergar uma realidade que já está aqui, e que pede esforço coletivo. É sobre ter empatia pelo seu time e por todas as disciplinas envolvidas em um projeto.

E finalmente, é sobre empatia com você mesmo.

10:55 às 11:30

Como recrutar pessoas com deficiência para seus testes de usabilidade

Juliana Gonçalves

Já pensou em recrutar pessoas com deficiência para participar dos testes de usabilidade do seu produto? Quem já precisou fazer isso sabe que muitas vezes pode ser difícil alcançar essas pessoas ? principalmente quando temos requisitos específicos, como tipo de deficiência, faixa etária, gênero, localidade, entre outros.

Nessa palestra mostro como nós, no Grupo Boticário, conseguimos resolver essa questão, facilitar todos os processos de recrutamento e aumentar a diversidade de usuários que testam nossos produtos.

11:35 às 12:10

Utilizando protótipos em teste de usabilidade para pessoas cegas

Bruce Rocha

Realização de um teste de usabilidade inclusivo, onde pessoas cegas, daltônicas e autistas foram recrutadas para interagir com o protótipo navegável, onde puderam utilizar e avaliar a usabilidade, eficiência e a eficácia da funcionalidade do aplicativo de banco.

12:20 às 13:45 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

13:45 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

13:55 às 14:30

Heurísticas de Acessibilidade: como identificar barreiras de acessibilidade e encontrar soluções

Joanna Voloski

No dicionário, heurística é um processo como um atalho mental, com tomadas de decisões rápidas e intuitivas que nos ajudam a encontrar soluções. Habitualmente utilizamos as heurísticas desenvolvidas por Nielsen, que nos auxiliam ao projetar e avaliar a usabilidade de interfaces digitais. Na acessibilidade digital temos a WCAG, com critérios que são numerosos e podem ser difíceis de decifrar se está começando a estudá-los. Para auxiliar neste processo, Denis Boudreau, da Deque Systems, desenvolveu e disponibilizou um conjunto de 10 heurísticas de acessibilidade inspiradas na WCAG, e são elas que apresentaremos com exemplos práticos, mostrando que a acessibilidade não precisa ser complicada

14:35 às 15:10

Colibri - Tecnologia brasileira e seus impactos na autonomia de pessoas tetraplégicas.

Laissa Soares

Vamos conhecer o Colibri mouse de cabeça sem fios. Ele permite que pessoas que não podem usar as mãos, controlem celular, tablet e computador apenas com movimentos da cabeça e piscar dos olhos.

15:15 às 15:50

Design e Acessibilidade

Vinícius Ladeira

Como e por que ser acessível? Qual é a importância de cores, usabilidade, texto e conteúdo audiovisual para a Acessibilidade?

Essa palestra tem como principal objetivo trazer algumas recomendações básicas para designers, desenvolvedores, comunicadores e demais profissionais envolvidos na construção de um projeto digital sobre acessibilidade, que é a nossa oportunidade de garantir uma equidade de acesso para o maior número de pessoas, levando em conta a diversidade humana.

15:55 às 16:30

A importância da Acessibilidade em Design Ops

Paulo Aguilera / Maurício Sá

Compartilharemos um pouco da nossa experiência trabalhando com Operações de Design e Design Inclusivo, tendo como um dos pilares o tema de Acessibilidade. Comentaremos sobre como este tema é importante e estratégico, dando exemplos aplicados em design system, conteúdo, pesquisa e processos de design em geral.

16:35 às 17:05 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:10 às 18:10

ChatGPT, Inteligência Artificial como as novas tendências tecnológicas irão influenciar a Acessibilidade Digital?

Marina Lourenço / Liliane Claudia / Reinaldo Ferraz / Talita Cristina Pagani Britto
Painel desta Trilha
Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Apoio Trilha


Instituição Parceira


Realização