TDC INNOVATION
DESAFIOS PARA CRIAÇÃO DO FUTURO DIGITAL

TRILHA Diversidade

A diversidade como impulsionadora da inovação!

A diversidade tem sido tema de grande discussão nos últimos anos, principalmente após publicações de grande empresas divulgando sua marca ou com vagas específicas para grupos minorizados. Além disso, diversidade está presente em várias discussões políticas sociais, se tornando o gatilho de debates. Mas você sabia que a diversidade é um dos grandes impulsionadores da inovação?

Desde produtos a conselhos de administração, diversidade e inclusão remodela nossa forma de pensar e criar, dando espaço para mentes brilhantes construírem um futuro onde todas as pessoas possam ter oportunidades únicas! Nesta trilha, vamos desbravar essa premissa, criando para você um dia de conteúdo inovador e diverso. Bora?

Data e Local

Sexta-feira, 16 de Junho de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
09:50 às 10:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:10 às 10:45

O poder das comunidades

Karine P. F. Cordeiro
As comunidades têm um papel fundamental na construção da profissional que sou e consigo enxergar os impactos positivos em várias pessoas que convivo. Nesta Talk vou para trazer algumas definições relacionadas ao convívio em comunidade bem como o que se ganha, por que participar, como e onde começar.
10:55 às 11:30

Inteligência Artificial , a falácia da neutralidade e o perigo a diversidade.

Matheus Motta dos Santos

Nos últimos anos o tema da Inteligência Artificial tem ganho cada vez mais notoriedade, os benefícios advindos desta tecnologia são muitos e grande são as expectativas. Porém, e quanto aos riscos? Até onde essa inteligência, ainda que artificial, é impactada pelos viesses daqueles que a estão desenvolvendo? Como isso pode perpetuar e potencializar segregações estruturais já existentes na sociedade para o "mundo digital"?

A proposta desta palestra é através de uma reflexão provocativa propor um caminho ético para o desenvolvimento e aplicação da IA, afim de evitar que a mesma perpetue e potencialize as múltiplas facetas da segregação que ainda afligem a nossa sociedade como um todo.

11:35 às 13:00 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

13:00 às 13:10 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

13:10 às 13:45

Palestra sobre Visibilidade Trans

Ana Luiza Luiz

Tópicos a serem abordados na palestra: Proposta 1

  • Quem somos e o que são pessoas trans?

  • De onde viemos;

  • Entendendo os conceitos básicos;

  • Casos e Dados - Aprofundamento sobre a realidade das pessoas trans no Brasil, e as principais dificuldades na inclusão das mesmas no mercado corporativo; 15 min

Entendendo a realidade das pessoas trans (Reforçando dados);

Vagas inclusivas X Vagas exclusivas - Requisitos que excluem;

Talent Acquisition, empatia em entender o ponto de partida de cada pessoa, suas particularidades e onde encontrá-las;

Adaptação e mentoria para pessoas com vivência de exclusão social;

Benefícios exclusivos para pessoas trans;

13:50 às 14:25

Como acolher demandas sobre diversidade que surgem na sua organização?

Esdras Bispo Jr / Natalie Araujo Melo

Embora muito se tem falado sobre o tema da diversidade nas organizações, é possível que os tomadores de decisões não saibam ao certo como lidar com essas questões. Esta palestra tem como propósito apresentar um caminho possível para conduzir, de maneira responsável, essas demandas, uma vez que elas surgirem. Nós, Natalie e Esdras, apresentaremos o processo construído pelo The Papaya Project, alicerçado em três pilares: (i) reconhecimento, (ii) acolhimento, e (iii) restauração. Acreditamos que essa proposta, criada por cientistas da computação, serve como um framework de partida para endereçarmos esse tema com o devido cuidado e respeito dentro de nossas organizações.

14:30 às 15:30

O papel da diversidade na inovação

Matheus Motta dos Santos / Jade Puente / Gabriela Oliveira Mota
Painel desta Trilha
15:35 às 16:05 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:10 às 16:45

É possível ser LGBTQIA+ no mercado de Tech?

MURILLO FERRAREZ

Um papo direto e reto sobre o que preocupa a maioria dos profissionais e estudantes que se identificam como LGBTQIA+. O assunto diversidade nas empresas é um fator "sine qua non" na hora de tomar uma decisão porém o receio existe, e muitas vezes tememos dar um passo a mais, ter aquela conversa com o recrutador ou diretor. Mas calma, é possível sim ser você mesmo e ser um profissional de sucesso. Sabe como? Eu te conto.

16:55 às 17:30

De pioneiras à minoria

Graziella Pusinhol

Imagine a frustração de criar, planejar, colocar algo em prática e não ter o devido reconhecimento por isso? E pior, imagine você ser minoria e ter uma infinidade de dificuldades, numa área em que a pioneira foi uma mulher? Essa é a realidade de muitas mulheres no universo imenso de TI. Como numa área que começou, predominantemente feminina, tem a classe como minoria hoje em dia? Vamos falar sobre os desafios das mulheres na área e o que fazer para aumentar sua participação. As mulheres já são parte essencial dentro da comunidade de tecnologia no Brasil e no mundo, mas ainda há muito espaço para elas. E mesmo com o crescimento no segmento, ainda existem muitas barreiras para enfrentar.

17:35 às 18:10

Diversidade e inclusão dá dinheiro ou é só filantropia?

Felipe Oliveira
Diversidade é um tema cada vez mais crescente nas empresas. Porém, a grande pergunta quw executivos fazem é: isso realmente vai me trazer beneficio? Mesmo que o diversidade, acessibilidade e inclusão sejam temas que deveríamos nos preocupar como serem humano, há aqueles que precisam enxergar retornos sobre isso. Por isso, nessa palestra quero mostrar quais os benefícios tangíveis ao investir em diversidade e inclusão nas empresas.
Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Apoio Trilha


Instituição Parceira


Realização