Trilha Empreendedorismo

Mudando o mundo para melhor!

Encorajar um empreendedorismo de forma consciente e sistemicamente saudável para empreededores, clientes, parceiros e sociedade em geral. Nessa trilha, não somente casos se sucessos serão compartilhados, mais, casos reais de falhas e fracassos serão profundamente socializados para gerar um aprendizado coletivo sobre as dores e os prazes de se empreender. A trilha também funcionará num formato bem dinâmico, com vários momentos de interações entre todos os participantes, rodadas de negócios e muito conteúdo rico para empreendedores de qualquer segmento.

Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 Empreender em Santa Catarina
Empreender em Santa Catarina
Carlos Augusto de Matos
Como 3 funcionários públicos tranformaram um sonho em uma das maiores empresas de TI de Santa Catarina.

Carlos Augusto de Matos
Da idéia ao produto: Como criar o seu negócio
Da idéia ao produto: Como criar o seu negócio
Alexandre Santos Spengler
Muitas pessoas tem ideias mas poucas delas realmente transformam as suas ideias em produtos reais. A intenção desta palestra é mostrar a importância e dar dicas de todo o ciclo de vida de um negócio, desde como ter boas ideias, testar essas ideias, validar o mercado e por fim ter um produto formado, com um modelo de negócio definido.

Alexandre Santos Spengler
11:10 às 12:00 Como o Startup Weekend me ganhou
Como o Startup Weekend me ganhou
Guilherme Sarkis
Fazer bem, fazer rápido e entregar o que o cliente precisa. Estes são alguns dos aprendizados a compartilhar sobre o Startup Weekend. De um empreendedor para outros.

Guilherme Sarkis
User experience: o que sua empresa pode ganhar com isso
User experience: o que sua empresa pode ganhar com isso
Priscilla Albuquerque
Muito se ouve falar de User Experience hoje em dia, mas na prática o que as empresas podem ganhar com isso? De que forma pode-se utilizar o design de interação, a usabilidade e outros conceitos do momento para converter mais, engajar e atrair novos clientes? Entender os novos paradigmas do mercado e tendências do comportamento das pessoas são questões cada vez mais essenciais para o sucesso de uma empresa no meio digital.

Priscilla Albuquerque
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Internacionalização da carreira
Internacionalização da carreira
Angela Gerolometto
Como uma experiência profissional internacional pode ser o diferencial para o jovem no mercado de trabalho.

Angela Gerolometto
Lean Analytics
Lean Analytics
Luca Bastos
Apresentaremos os conceitos de métricas para startups. O que é uma métrica boa e o que são métricas de vaidade.O que medir e como medir em cada estágio do seu negócio. Como não se afogar em dados. Os diversos frameworks de métricas que existem por aí.

Luca Bastos
14:10 às 15:00
Painel: Empreendedorismo além do código-fonte
Painel: Empreendedorismo além do código-fonte
Alex Lima / Elton Miranda / Renata Miguez / Rodrigo Ventura / Ana Paula Correa
Empreendedorismo, relacionamento, finanças, advocacia. Neste painel os profissionais falarão sobre a importância da atenção à outras áreas de conhecimento para a criação de iniciativas de sucesso. Haverá espaço para os participantes interagirem com os palestrantes para tirar dúvidas.

Alex Lima / Elton Miranda / Renata Miguez / Rodrigo Ventura / Ana Paula Correa
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Como tirar a sua ideia do papel e transformar em um modelo de negócio inovador
Como tirar a sua ideia do papel e transformar em um modelo de negócio inovador
Maria Augusta Orofino
Abordaremos os passos necessários para extrair uma ideia do papel e transformá-la em um modelo de negócio escalável e inovador. Também apresentaremos ferramentas que auxiliam na mudança do modelo mental e, juntamente com outras pessoas, em um processo colaborativo, ajudam a encontrar o caminho da inovação.

Maria Augusta Orofino
16:40 às 17:30 Empreendedorismo no Brasil
Empreendedorismo no Brasil
Mauricio Tadeu Alegretti
Está em busca de idéias, gostaria de saber um pouco mais sobre as perspectivas de se abrir uma empresa no Brasil? Entenda rapidamente a importância das parcerias, oportunidades, apoios e desafios que existem no caminho de todo o empreendedor

Mauricio Tadeu Alegretti
Projetos StartupSC e Startup Brasil
Projetos StartupSC e Startup Brasil
Alexandre Souza
O Sebrae em Santa Catarina lançou em 2013 o projeto Startup SC - Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses (http://www.startupsc.com.br). Além de várias ações voltadas ao segmento de startups, o projeto prevê, durante quatro meses, a capacitação de grupos de empreendedores interessados em montar uma startup ou tenham uma empresa já iniciada. No fim do ano, as melhores startups do programa poderão participar de uma missão internacional ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, e também do Sebrae Startup Day, onde apresentarão seus projetos a investidores. Esta palestra tem como finalidade explicar o processo de inscrição para a segunda turma do programa, bem como apresentar todos os workshops que fazem parte do programa. Apresentaremos também o projeto Startup Brasil, com presença remota do Felipe Matos, explicando o projeto para os presentes.

Alexandre Souza
17:40 às 18:30 Lean Startup
Lean Startup
Victor Hugo Germano
Como empreender utilizando o conceito Lean, e que ferramentas estão disponíveis para os empreendedores.

Victor Hugo Germano
Computação em Nuvem: Tecnologia ao Auxílio do Empreendedor (Stadium)
Computação em Nuvem: Tecnologia ao Auxílio do Empreendedor (Stadium)
Bruno Souza
Computação em Nuvem: Tecnologia ao Auxílio do Empreendedor

Bruno Souza
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Rafael Leite

Rafael Leite


Gestor na Bizstart, tem a ambição de ajudar os empreendedores a ter mais sucesso e felicidade nas suas startups e negócios digitais. Empreendedor com background técnico, já quebrou, começou de novo, vendeu e começou novamente. Atuou como Programador, Analista, Gerente e faz de tudo. Apaixonado por empreendedorismo e o que este movimento contribui para a vida das pessoas, também ajuda em eventos deste segmento, como o Startup Weekend, Ideation, Campus Party e outros.


Alexandre Santos Spengler

Alexandre Santos Spengler


Com formação em Sistemas de Informação pela UFSC, trabalho com desenvolvimento de software a dez anos, dos quais os quatro últimos foram intensamente dedicados a discussão e construção de startups próprias ou de terceiros, ajudando empreendedores a tirarem as suas ideias do papel. No último ano estou atuando como gestor de produto da Resultados Digitais, o maior case de startup SaaS do Brasil.


Alexandre Souza

Alexandre Souza


Analista de TI, 15 anos de experiência, Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos e Governança de TI. Atualmente exerce a função de CIO do Sebrae Santa Catarina, além de ser o gestor do projeto Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses (www.startupsc.com.br).


Alex Lima

Alex Lima


Publicitário, com formação em Marketing e em Gestão de Negócios, especialista em Branding e Pós graduado em Marketing para Gestão Empresarial. Atuou com empresas como Petrobrás, SCGÁS, Tracebel, SENAC, ELECNOR Concessões, Ministério do Turismo, Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Pixeon Medical Systems, Segware do Brasil, OABCRED, Somma Investimentos, Sesi Santa Catarina. Membro da Neuromarketing Science & Business Association e colunista do site Ideia de Marketing. Proprietário das empresas Glóbulo - Marcas de Propósito e da Uiggo. Atua, desde 2003, com gestão de marcas pelo Brasil. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Marketing da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF.


Ana Paula Correa

Ana Paula Correa


Consultora em ambientes Jurídicos. Escritora do Blog Gerindo Direito. Advogada do site Comprei e Não Vou, especialista em Direito do Consumidor e Direito Empresarial pela Universidade Cândido Mendes-RJ e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Experiência como gestora em Multinacional e Escritórios Jurídicos, com ênfase em rotinas operacionais jurídicas e administrativas, atuando em contratação e gestão de escritórios de advocacia terceirizados, Gestão de contratos, auditorias, gestão de equipes e projetos de RH.


Angela Gerolometto

Angela Gerolometto


É graduanda de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, diretora do programa de intercâmbios corporativos Talentos Globais da AIESEC. Organizou o Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (ENERI) em 2012.Teve experiência internacional na Alemanha e na Índia, onde esteve envolvida com projetos sociais.


Bruno Souza

Bruno Souza


Bruno helps professional Java developers to share their passion so they can grow in their careers and work on amazing projects. Bruno wants every developer in the world to work with other great developers, in life-changing projects. For that he is on a personal crusade to connect developers and communities to their passions, to eliminate boring, low paying work.



Carlos Augusto de Matos

Carlos Augusto de Matos


Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, começou sua carreira profissional do CIASC aos 13 anos como estagiário. Presidiu o Sindicato das Empresas de Informática de Florianópolis. É Diretor da Unidade da Indústria da Construção da Softplan.


Elton Miranda

Elton Miranda


Gestor de TI e empreendedor serial. Trabalha com estratégias de marketing digital e experiência do usuário. Fundador da incubadora Whapp e do Vilaj Cowoking. Sócio e mentor de empresas como Tex.do, Decora.do, Moovia, Publya, entre outras. É gestor da Associação Brasileira de Startups em Santa Catarina, apoiador do programa StartupSC, organizador de eventos e de iniciativas de educação empreendedora na região.


Guilherme Sarkis

Guilherme Sarkis


Professor e empresário. Graduado em Educação Física, com MBA em Gestão de Empresas. Atua como consultor, oferecendo treinamentos empresariais nas áreas de Liderança, Desenvolvimento de Equipes, Comunicação e Empreendedorismo. Twitter: @guisarkis Facebook e LinkedIn: Guilherme Sarkis about.me/guisarkis


Luca Bastos

Luca Bastos


Engenheiro, empreendedor por 17 anos e desenvolvedor desde os tempos dos cartões perfurados. Organizador e palestrante no Agile Brazil 2012 e 2013. Organizador e futuro palestrante no AgileTrends 2013, Keynoter no TWBRAway Day 2012. Palestras: TDC 2013, 2012, 2010, Qcon 2011 e 2010, CaipiraÁgil 2013 e 2012, DevCamp 2013, AgileVale 2013, AgileRio 2013, AgileBrazil 2011, RubyConf 2010 e outros. Atualmente trabalha na ThoughtWorks


Maria Augusta Orofino

Maria Augusta Orofino


Palestrante e facilitadora de workshops em inovação, design thinking e modelos de negócios.Mestre em Gestão do Conhecimento. Atua em programas baseados na abordagem prática para capacitar organizações a inovar com ênfase nas pessoas. Consultora organizacional com mais de 20 anos de experiência. Co-autora do blog www.bmgenbrasil.com


Mauricio Tadeu Alegretti

Mauricio Tadeu Alegretti


Mauricio Tadeu Alegretti ("Malegra") é desenvolvedor veterano de games, envolvido na produção de mais de vinte jogos que obtiveram milhões de downloads e diversos prêmios para plataformas mobile, consoles e PC/Steam. É fundador do Indústria de Jogos, empresa de conteúdo e serviços com a missão de auxiliar os estúdios e profissionais a tornar possível o sonho de criar games no Brasil, e conselheiro da ABRAGAMES. Foi co-fundador do estúdio de games Smyowl, Microsoft Most Valuable Professional (MVP), chair do capítulo Sorocaba da International Game Developers Association (IGDA) e co-fundador do Portalxbox


Priscilla Albuquerque

Priscilla Albuquerque


Priscilla Albuquerque é graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina, pós graduada no MBA em Gestão Estratégica do Design pela Univali e especialista em Design Centrado no Usuário pela Universidade Positivo. Mestre em Design na área de interações e interfaces comunicacionais pela UDESC e mentora de diversos programas como Startup SC e Startup Weekend. UX strategist na Catarinas Design além de ministrar disciplinas de Design Centrado no Usuário para alunos de pós graduação.



Renata Miguez

Renata Miguez


Trabalha com facilitação de grupos e consultoria de projetos e ideias. Escolheu o caminho do Empreendedorismo Social fundando o ColetivoMMidia e o Vilaj Coworking, onde hoje é sócia gestora. Já Estudou Design de Produto, Fotografia e Video e continua sempre em busca de novos conhecimentos e aprendizados vivenciais.


Rodrigo Ventura

Rodrigo Ventura


Desenvolveu sua paixão pelo empreendedorismo como empresário júnior, ajudando outros estudantes a montarem suas empresas. Trabalhou na RKW, instituição alemã, com consultoria financeira para micro e pequenas empresas e com implementação da filosofia lean manufacturing em empresas como Weg e Embraco. Se formou em engenharia de produção pela UFSC e é mestrando, pela mesma instituição, com pesquisa focada em venture capital. É um dos sócios da gestora do Fundo SC, atuando também como consultor do MIDI e conselheiro da Whapp, incubadoras localizadas em Florianópolis.


Victor Hugo Germano

Victor Hugo Germano


Co-Fundador da Lambda3, atuando como CEO. Cientista da Computação, escalador e mais recentemente: empreendedor. Trabalhando com métodos ágeis desde 2003, já viu várias empresas falirem. Depois de inúmeras tentativas "in company" de mudança cultural, cansou de trabalhar para os outros e decidiu o óbvio: fazer a própria empresa dar certo. Assim nasceu a Lambda3, empresa multidisciplinar que atualmente possui projetos Ágeis de diversos tamanhos em muitas indústrias diferentes. Neste momento, Victor é um dos diretores do Board da Agile Alliance Global, conselheiro da Agile Alliance Brazil e faz parte da organização inúmeros eventos no Brasil e no Mundo




Público Alvo

Jovens empreendedores, estudantes universitários e interessados em iniciar o próprio negócio ou iniciativa dentro e empresas.


Coordenação

Rafael Leite
Rafael Leite

Fotos do Dia

Confira abaixo, as fotos que foram registradas no dia desta trilha.

Picasa | Link Direto

Facebook | Álbum

Página com todos os Álbuns


Data e Local

Sábado, 25 de Maio de 2013

Das 8:30 às 19:00 h

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550 - 88058-090
Praia dos Ingleses - Florianópolis - SC

Mais informações