TDC 2015
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData Nova tendência, novas oportunidades

Saiba e conheça mais sobre Big Data e seus 3V's: volume, variedade e velocidade. Aprenda como usar ferramentas não-convencionais para minerar enormes volumes de dados estruturados e não estruturados e extrair informações de valor que podem mudar o futuro de sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Data Analytics com Machine Learning: "dando sentido aos dados"

Qual é o melhor regime de treinamento de um atleta olímpico de 100m rasos para baixar 1 millisec de sua marca? E qual é a probabilidade de um estudante universitário desistir de uma disciplina? A primeira vista duas perguntas sem um sentido em comum. Entretanto, utilizando análise preditiva e machine learning estamos respondendo estas e outras perguntas complexas. Este talk explora técnicas e uma arquitetura de data analytics com exemplos de experiências práticas em esportes de alto desempenho, e recentemente na área de educação (learning analytics). Falaremos também um pouco sobre a equipe de data science da Bravi e sobre o perfil desse novo profissional no mercado.
11:10 às 12:00
Neo4j - Um Banco de Dados em Grafos

Descubra como os bancos de dados em grafos podem ajudar em cenários de dados altamente conectados e de que forma o banco de dados Neo4j e sua linguagem de consulta Cypher facilitam a implementação dessas soluções.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Sai Hadoop, entra Spark: domando o Big Data no dia a dia

Através do processamento de centenas de milhões de eventos de usuários, a Chaordic gera diariamente milhões de emails personalizados de recomendação de produtos para os principais e-commerces do Brasil. O objetivo dessa palestra é mostrar como o Spark tornou possível construir um sistema rápido, escalável e de baixo custo para lidar de maneira eficaz com essa enorme quantidade de eventos ? substituindo o Hadoop e outros sistemas legados que existiam na empresa.
14:10 às 15:00
Como o Elasticsearch salvou minhas buscas

Como o Elasticsearch salvou minhas buscas, vai mostrar os comuns de implementação alem dos prós e os contras da implementação desse servidor de buscas em casos de usos reais.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
BigData, Open e Linked Data no caminho para a Web 3.0

A Web em sua evolução da versão 1.0 para a atual, hoje a Web 2.0 está se encaminhando para a chamada Web Semântica ou Web 3.0. Do que se trata essa nova Web? Essa nova geração está trilhando seu caminho por meio do Big/Open/Linked Data. Nesta palestra serão discutidas tecnologias como Machine Learning, OWL-RDF e Scala empregadas no Big/Open/Linked Data, bem como as suas virtudes e também serão apresentados casos práticos de aplicação.
16:40 às 17:30
Data Analysis com R

Segundo a edição da Harvard Business Review de outubro de 2012, o emprego mais sexy do século 21 é o do cientista de dados. Empresas como a Amazon usam Data Science para analisar o comportamento do usuário e as tendências de consumo, e a Netflix usa Data Science para colocar recomendações de filmes e séries de acordo com o seu histórico de espectador. De acordo com o Blog Revolution Analytics, o ?White Paper? intitulado R is Hot escrito em 2010 ainda é o mais baixado na ?tag? Data Science até hoje. Portanto, sem dúvida nenhuma, R é a tecnologia de estatística e Data Science que deve ser aprendida.
17:40 às 18:30
Conceitos e Práticas no Desenvolvimento de Sistemas de Recomendação

O crescente volume de informação digital gerado nos dias de hoje resultam em um leque cada vez maior de opções de conteúdo, gerando inúmeras demandas na personalização de conteúdo em sistemas de comércio eletrônico e também em outras áreas, tais como turismo, entretenimento e educação. Dentro deste contexto, os Sistemas de Recomendação vêm se tornando uma peça chave na em diversos sistemas web e mobile. Esta palestra trará uma visão geral sobre metodologias utilizadas nesses sistemas, sobretudo a filtragem colaborativa e a recomendação baseada em contexto. Será apresentada um visão geral de alguns dos principais algoritmos e técnicas utilizadas em cada metodologia. Além disso, serão mostrados exemplos práticos dos principais problemas enfrentados no desenvolvimento de sistemas de recomendação (i.e.: ovelha negra, first rater, sparsity, etc.) e também como os mesmos podem ser evitados ou amenizados.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015

8:30 às 18:30

Oceania Convention Center

Rua do Marisco, 550
Ingleses | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas que querem conhecer mais os conceitos de big data, incluindo arquitetos de soluções empresariais, arquitetos de soluções de big data, cientistas de dados e analistas de dados.

Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO