TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Startups Mergulhando no ecossistema de Startups.

A Trilha Startups busca através de palestras e discussões entre empreendedores e profissionais com desejo de empreender melhorar o ecossistema nacional de startups, indicar as principais dificuldades encontradas por quem empreende, demonstrar casos de sucesso e fracassos que possam ocorrer no decorrer das atividades e conectar pessoas de diferentes áreas em torno de um único objetivo: Empreender.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Api's - A cola que todos deveriam conhecer
Marcelo do Amaral Rodrigues
A maioria das Startups (principalmente as digitais), precisam ser dinâmicas e acessíveis. Não se pode negar que alguns dos grandes aplicativos fazem uso de web API's para manterem a liderança, ou simplesmente integrarem negócios digitais, assim criando um produto de muito mais valor que se eles apenas o isolassem. Abordagens como "Exposição publica de API" ou mais recentemente como "API FIRST", estão cada vez mais comuns e com cada vez mais relevância na modelagem de novos produtos, acredite ou não, mas você interage com muitas API's sem perceber, todos os dias. Que tal falarmos um pouco sobre isso?
Licenças de software: qual escolher?
André Willik Valenti
GPL, LGPL, MIT, BSD, Apache, Eclipse, Mozilla... São tantos nomes e versões que é fácil ficar perdido. Nesta palestra, você irá encontrar uma introdução clara e simples ao complexo mundo das licenças de software. O objetivo é que você saia com uma visão mais nítida dos possíveis caminhos a seguir, sabendo responder à pergunta: qual escolha é melhor para o meu projeto?
Ajudar o pessoal de exatas a implementar estratégias de content marketing em startups
Juliana Spitaliere / Bruna Goss
Agora que já aprendemos a fazer miçanga, chegou a vez da galera de humanas ajudar o pessoal de exatas. Como implementar uma estratégia de content marketing em startups, empresas que tecnologia, que, muitas vezes, não contam com equipes de marketing dedicadas? É possível fazer um bom marketing de conteúdo, alavancar negócios, encontrar o público ideal para um produto ou serviço e gerar leads (e conversões!) com pouca grana e pessoal? Sim ? e nós vamos te mostrar como!
11:10 às 12:00 2016 O Ano da Realidade Virtual
Pedro Kayatt
Você esta pronto para conhecer a plataforma que irá revolucionar o mundo nos próximos anos? Venha conhecer um pouco sobre os novos dispositivos com data de lançamento para esse ano e o potencial de influência nos diferentes tipos de midia. Por que a Microsoft, Sony, Facebook e Google investem tanto nessa área? Por que Empresas como MagicLeap são avaliadas em bilhões de doláres e nem possuem um produto comercial? Descubra isso e muito mais!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A Startup Analógica
Julio Matos
Questões práticas que uma inovação off-line fcada em um nicho pode trazer para Startups.
Tecnicas Avançadas de Anti-Fraude
Jeff Prestes
Sua startup esta com muitas vendas online. Sua margem é bem pequena mas tem conseguido alcançar metas. Tudo parece ir bem. Porém uma fraude acontece e somente essa transação fraudulenta que você tem de arcar com o prejuízo consome seu lucro de 20 transações. Nessa palestra Jeff Prestes vai trazer dicas de mudanças de processos, uso de tecnologias avançadas e integração com parceiros de negócio pode proteger seu negócio digital. Essa palestra é o resumo de 4 anos de experiência trabalhando com negocios digitais no Brasil e Estados Unidos e que você poderá aplicar algumas delas para evitar que fraudes quebrem seu negócio.
14:10 às 15:00 Debate - Gestão de Produtos
Diego de Sousa da Costa Pereira / Alexandre Santos Spengler / Felipe Furlan da Silva
Neste debate serão abordadas dicas para empreendedores que estão na fase de iniciação da construção de seus produtos. Serão questionados tópicos atuais como: Lean Startup, Priorização, Fluxo Lean de produto, Validação de hipóteses, Cultura Lean, Métricas, Benchmark. O debate será conduzido no formato de perguntas e respostas e mediado por Felipe Furlan da Silva.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Cultura Startup - Mitos e Verdades
Denilson Agostinho
Mitos, verdades e curiosidades sobre Cultura Startup: o que representa de fato o jeito único de ser de uma Startup
Devs. Aonde estão? Aqui estão!
Romeu Mattos
Empresas de TI reclamam da falta de profissionais qualificados e esse problema atinge também as jovens startups. Além da dificuldade de criar um novo negocio, montar uma boa equipe de tecnologia é um grande desafio. Mas os devs estão aqui, eles existem. Talvez não na quantidade desejada, mas temos qualidade e vontade o suficiente para ajudar. Então onde está o problema? Por que as startups tem tanta dificuldade para montar uma boa equipe de tecnologia? Nessa palestra faço algumas observações a respeito de cultura interna para criação de um bom time de desenvolvimento dentro de startups. Formas de gestão, construção de carreira, externalização do time e reconhecimento são alguns pontos que podem te ajudar a montar o seu Dream Team.
Fazendo Startups Inovadoras com HomeWorkers
Yros Pereira Aguiar Batista
A localização é inimiga do nosso tempo e dinheiro, perdemos muito tempo no transporte e muito Stress para conseguirmos concretizar nossos negócios, nesta palestra tento passar a minha experiência neste tema, e como nossa empresa está sobrevivendo no mercado baseada em HomeOffice, demonstro como montar escritórios virtuais com freelancers HomeOffice de forma eficiente e colaborativa.
16:40 às 17:30 Como vencer a barreira do engajamento inicial de novos usuários e conquistar mais clientes
JULIA GHISI
Estudos revelam que adquirir um cliente novo custa em média 5 vezes mais do que fidelizar um cliente. E que um cliente satisfeito faz um marketing positivo para aproximadamente 4 pessoas enquanto um insatisfeito faz um marketing negativo para no mínimo 11 pessoas! Esses números demonstram algo que a maioria das pessoas já sabe sobre a importância de manter os clientes adquiridos e de deixá-los satisfeitos e felizes com seu produto para que eles simplesmente não vão embora, ou pior, saiam falando mal de você criando uma onda de negatividade em torno de seu negócio. A questão é: como fazer isso? Como fazer meus clientes não desistirem de mim quando meu produto ainda não está totalmente pronto? Parece um tanto contraditório lançar o produto o mais rápido possível e ainda assim estar bom suficiente para não perder nenhum possível cliente. Afinal como sugerem as metodologias ágeis onde o mantra é faça rápido, lance rápido, erre rápido!
Lições aprendidas: como empreender no universo digital
Felipe Matos
Lições aprendidas: como empreender no universo digital
17:40 às 18:30 Debate - Investimentos
Felipe Mandawalli / Yara Mascarenhas Hornos / Felipe Furlan da Silva
Debate focado em discutir: Possíveis fontes de investimento existentes para sua startup (pós e contras) Conceitos básicos: Valuation, Equity e SmartMoney. Custo de capital das fontes de investimento O Debate será conduzido no formato de perguntas e respostas entre três profissionais gabaritados e com experiência em capitação monetária para suas startups.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 14 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Empreeendedores, profissionais e estudantes de qualquer área de formação com interesse em empreendedorismo de qualidade e em mercado de Startups / Inovação.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO