TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Banco de Dados Conheça os principais recursos de Banco de Dados Relacional agnóstico de fabricante

Um dia inteiro de conhecimento profundo em Banco de Dados Relacional, totalmente agnóstico de fabricante, possibilitando uma visão 360 graus e cross platform, com as palestras cobrindo os principais produtos existentes.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 BigData e OLTP juntos: Polybase no SQL Server
Dennes Torres de Oliveira
Veja como integrar processamento de BigData ao ambiente OLTP com o uso do Polybase, que a partir do SQL Server 2016 estará disponível em todas as edições do SQL Server. Você verá como fazer um cluster do polybase, novos query hints para push-down de procesamentos para o hadoop ou realizar o processamento no cluster polybase
11:10 às 12:00 SSD no banco de dados é bom mesmo?
M Pichiliani
Atualmente DBAs se deparam com várias tecnologias para o armazenamento de dados, incluindo HDs mecânicas, soluções de armazenamento na nuvem, discos em memória (ramdrive) e SDDs. Esta palestra vai se concentrar na tecnologia SSD e apresentar uma discussão e comparação das tecnologias. Esta comparação inclui as principais características, vantagens, desvantagens e medidas de desempenho necessárias para auxiliar o processo de tomada de decisão em relação ao local onde os arquivos de dados e log de um SGBD devem ser guardados para se obter o desempenho adequado relacionado aos requisitos de armazenamento.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Calculando cobertura de código de procedures T-SQL com SQLCC
Stefan Raphael de Araújo Teixeira
A ideia da palestra é mostrar como usar o SQLCC para calcular cobertura de código de procedures T-SQL. Irei mostrar como comecei a utilizá-lo na minha empresa, em um projeto com mais de 80% das regras de negócio escritas em stored procedures. No final da palestra, pretendo mostrar um exemplo prático (ou um vídeo caso o tempo seja curto). Dependendo do tempo de duração da palestra, os tópicos serão abordados de forma mais sucinta. O objetivo é abordar os seguintes pontos: - Desafios no uso de stored procedures - Abordagens para testar stored procedures - SQLCC: o que é? - Como o SQLCC funciona? - Relato do uso do SQLCC em um projeto real - Hands-on - Issues existentes
14:10 às 15:00 InfluxDb: como monitorar milhares de dados por segundo em real time
Marcos Vinicius Ribeiro Artigas
A palestra abordará os principais conceitos sobre Time series database (TSDB), e demonstrará como utilizar a stack TICK (Telegraf, InfluxDb, Conograph, Kapacitor) da InfluxData para resolver problemas de monitoria de dados em grande escala, gerando gráficos e alertas em tempo real.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Planejando um ambiente SQL Server de alta performance e missão crítica (TRILHA BANCO DE DADOS NA STADIUM)
Vitor Tadeu Fava
Nesta sessão discutiremos como selecionar e configurar da melhor maneira possível todos os componentes de infraestrutura necessários para a implementação de um ambiente de banco de dados SQL Server de alta performance e missão crítica. Abordaremos de maneira detalhada conceitos sobre a arquiteturas de processadores, unidades de armazenamento, tipos de memória RAM e também como testar todos estes componentes em conjunto para garantir que o seu tipo de workload seja atendido no menor tempo possível.
16:40 às 17:30 MySQL como Document Store
Airton Lastori
O MySQL agora pode ser usado como um NoSQL document store, combinando a flexibilidade do modelo de armazenamento de documentos com o poder do modelo relacional. A partir da versão 5.7 foram adicionados tipo de dados nativo JSON, colunas virtuais com indexação e muitas novas funções para manipulação de JSON. Mas agora há também um novo protocolo e API para tornar a vida do desenvolvedor ainda mais fácil. Com estas novidades o arquiteto deixará de ser forçado a escolher entre muitos trade-offs importantes quando estiver selecionando soluções NoSQL ou SQL. Nesta palestra daremos uma visão geral das novidades com alguns exemplos e casos de uso.
17:40 às 18:30 SQL Server - Query Internals
Rodrigo Crespi
Quando executamos um Select no SQL Server há uma série de pequenos processamentos para haver o retorno. O objetivo desta sessão é explicar desde a conexão até o retorno de uma query como o SQL Server faz a mágica para retornar da forma mais eficiente os resultados.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Administradores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Banco de Dados, Desenvolvedores de Software, Analistas de Sistemas, Consultores Independentes, Coordenadores de TI


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores