TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA ACESSIBILIDADE

Inovação conectada com Acessibilidade.
Junte-se a nós no evento imperdível do TDC - Trilha Acessibilidade, onde exploraremos temas relevantes. Este é o seu convite para uma jornada de descobertas, onde você aprenderá a importância da autodescrição, as últimas tendências em acessibilidade digital e as inovações que estão revolucionando a inclusão digital. Venha fazer parte deste evento enriquecedor, e juntos, faremos do mundo digital um lugar mais inclusivo para todos. Garanta sua presença e inscreva-se agora!

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Dezembro de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

10:10 às 10:25

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:30 às 11:05

Audiodescrição - um olhar acessível para o mundo

Tamara Padilha / Mikaelle Yasmin Alves de Macedo

Nessa palestra, abordaremos a temática da audiodescrição, incluindo-se em que consiste esse recurso, como é o mercado de trabalho para o oferecimento desse serviço e quais profissionais estão envolvidos em tais produções. Também destacaremos os públicos que podem se beneficiar dessa ferramenta, bem como demonstraremos em quais contextos esse serviço pode estar incluído.

Além disso, ofereceremos dicas práticas sobre como incorporar a audiodescrição em atividades cotidianas, como descrever imagens em redes sociais, conteúdos de e-mails e até mesmo se descrever em reuniões.

11:15 às 11:50

Disseminando a acessibilidade digital: como escalar a acessibilidade através da documentação?

Marília Rodrigues de Sousa

Uma comunidade com quase 300 UX Designers e uma responsabilidade capaz de eliminar barreiras. O designer tem papel essencial no processo de acessibilidade digital e uma dessas atividades está na passagem de bastão de seus projetos para o desenvolvimento. Vamos abordar como a instituição financeira engajou, disseminou conhecimento e de quebra alinhou a comunicação entre designers e devs para construções digitais acessíveis. Será apresentado o processo de criação do Handoff de Acessibilidade utilizado na instituição financeira. Quais foram as adaptações em relação ao mercado, as aplicações e o alcance, nesse processo que além de escalar a acessibilidade, reduz custos e coloca os designers no caminho sem volta da inclusão.

11:55 às 12:30

NFTs para Financiar Inovações em Acessibilidade

Cláudio Filipe Lima Rapôso / Marina Lourenço

Na era da Web 3.0, a capacidade de criar e comercializar Tokens Não Fungíveis (NFTs) está sendo empregada de forma inovadora. Isso inclui a oportunidade de arrecadar fundos para projetos de acessibilidade. Ao tokenizar ativos exclusivos associados a iniciativas inclusivas, a comunidade pode contribuir para financiar projetos de acessibilidade de maneira descentralizada. Isso não apenas democratiza o financiamento, mas também aumenta a conscientização sobre a importância da acessibilidade digital.

12:35 às 14:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:00 às 14:10

Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:10 às 14:45

Acessibilidade para pessoas com neurodiversidade.

jessica caetano schmidt pinheiro

Neste painel, vamos abordar um tema que vem ganhando grande espaço no mercado de trabalho: A neurodiversidade.

Vamos conversar sobre as influencias e impactos que pessoas desde grupo diverso podem contribuir no ambiente de trabalho; Como atuar de forma acessível com pessoas neurodiversa. Barreiras de acessibilidade e capacitismo.

14:50 às 15:25

A Importância do Design Universal no Desenvolvimento de Jogos Acessíveis

Igor arnaldo de alencar feitoza

O mundo dos jogos está em constante evolução, e à medida que mais pessoas de diversas habilidades e deficiências buscam se envolver, é fundamental garantir que os jogos sejam acessíveis a todos. Nesta apresentação, exploraremos o conceito de "Design Universal" no desenvolvimento de jogos e sua importância na criação de experiências de jogo inclusivas.

Vamos mergulhar nos princípios fundamentais do Design Universal e como eles podem ser aplicados ao desenvolvimento de jogos. Discutiremos estratégias práticas para tornar jogos acessíveis a pessoas com diferentes necessidades, abordando questões de usabilidade, design de interfaces e adaptação de jogabilidade.

15:30 às 16:30

O lado experimental da Acessibilidade Digital.

Bruno Simão de Almeida / Noilson Ornelas Penha / Evandro Chequi / Rhaniel Farias
Painel de Discussão desta Trilha

16:35 às 17:05

Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:10 às 17:45

Desvendando a Potência da Acessibilidade para E-commerce

Eduardo Corrêa

Descubra como a acessibilidade no e-commerce é muito mais do que apenas linhas de código. Desvendaremos os segredos por trás de criar uma experiência de compra verdadeiramente eficaz para todos os clientes, independentemente de suas habilidades. Explore o papel crucial dos desenvolvedores frontend na construção de interfaces acessíveis, e saiba como cada detalhe influencia a jornada do usuário. Prepare-se para mergulhar na potência da acessibilidade, transformando códigos em experiências de cliente extraordinárias .

17:50 às 18:25

Muito além da visão- Inclusão digital para deficientes visuais.

Wellington Nepomuceno

Nessa palestra compartilho minha experiência como agente de inclusão digital pela prefeitura de São paulo. E apresento o caso do Sr. Paulo, um senhor de 50 anos, deficiente visual que aprendeu a digitar com um sistema inovador de adaptação do teclado convencional. Além de mostrar pontos importantes, das etapas de inclusão digital para todos.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização