TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha XP Práticas de engenharia ágil muito além dos post-its na parede!

Você se preocupa com a qualidade do que é entregue pelo seu time?

Seu time acredita que sua atuação está além de assuntos de gestão de processos?

Está transcendendo as práticas apresentadas por Kent Beck e inovando?

Instiga o seu time a pensar em práticas de engenharia apresentadas pela eXtreme Programming?

A comunidade ágil brasileira começou a notar que estamos cada vez mais discutindo sobre gestão e deixando uma dívida em relação a qualidade técnica sobre o que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para o desenvolvedor...seu lugar é aqui!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como acabar com seu débito técnico!
Wagner Mendes Voltz
Seu time de desenvolvimento de software está com dificuldades no ágil? Alterar algo no código fonte é custoso? Está difícil escalar a aplicação? O projeto parece engessado? Existe dúvida quanto a confiabilidade da cobertura de testes? Existem testes? Atrasos em entregas estão ficando constantes? A tecnologia está ficando defasada e as pessoas desenvolvedoras estão buscando novas tecnologias? Seu legado está cada vez mais pesado de administrar? Pois bem, você tem débito técnico e eu vou mostrar como resolver este problema. É rápido, fácil e simples. Mas para acabar com a sua dívida técnica é outra conversa! Disciplina, simplicidade, métricas e excelência técnica irão te ajudar com a dívida
11:10 às 12:00 Um relato sobre práticas de XP: Como começar? Onde busco conhecimento? Como mostro os resultados?
Tiago Mello
Que práticas core de XP: Pair programming, Mob programming, TDD, Design Simples são importantes está cada vez mais claro para a maior parte das pessoas envolvidas em desenvolvimento de software. Já usar e mostrar os resultados dessas práticas ainda é muito difícil. O meu objetivo aqui é mostrar o meu percurso de 7 anos com essas práticas em diferentes empresas, grandes ou pequenas. E compartilhar onde eu acertei, errei, como comecei e mostrar como tirar os conceitos do livro e colocar na prática lidando com as cobranças do dia-a-dia ou expectativas de prazos curtíssimos.
Pair Design - levando elementos da XP para o outro lado
Raphael Miranda / Miguel Marcondes Filho
Apesar de XP ter como significado Extreme Programming, seus valores e práticas são muito valiosas para serem aplicados apenas na programação. Tópicos como coragem, simplicidade, feedback e comunicação são de suma importância para o exercício do design e devem ser valorizados no desenvolvimento de qualquer projeto. Além destes valores, a técnica do Pair Programming - amplamente utilizadas pelos desenvolvedores - também pode ser aplicada por designers e trás muitos ganhos. Nesta palestra iremos contar sobre a nossa experiência aplicando as técnicas da XP nas diversas atividades do design e como fazer para que isso dê certo.
12:10 às 13:00 Sem práticas de Engenharia a agilidade é inútil
Vinicius Quaiato

Nesta apresentação entraremos em contato com práticas de engenharia que levarão nossos times e rotinas a serem realmente mais produtivos, assertivos e aptos a trabalhar com mudanças. Vamos falar também sobre como as práticas de engenharia (e seus benefícios) tem impacto direto e positivo na cultura das organizações.

Embora esta seja uma palestra falando sobre práticas de engenharia, o objetivo dela não é ensinar cada uma destas práticas, mas mostrar seu valor - e consequentemente abrir mais espaço para estudos e prática - caso realmente desejemos obter os resultados de um time ágil.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Começando a fazer integração contínua efetiva
Marcio Frayze David

Integração contínua na teoria é bastante simples, mas exige uma série de comprometimentos que podem ser bastante difíceis de colocar em prática. Por isso, o que vejo muitas vezes são times dizendo que fazem integração contínua, mas que na prática trabalham com algo muito longe disso. Definir e entender o que é e quais os desafios que vamos enfrentar ao decidir seguir este caminho é muito importante para entendermos melhor a gestão de configuração de nossos softwares.
Nesta palestra apresento o que é e, mais importante, o que não é IC. Além de, claro, mostrar os primeiros passos para que seu time comece a praticar efetivamente IC.

Otimizando o QA em times ágeis
Carolina Vilas Boas
Levando em consideração o que o Scrum prega, um time de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve conter pessoas com o conhecimento necessário para realizar toda as entregas, focando muito mais em generalistas do que em especialistas. E é comum, nesse cenário, encontrar o papel do analistas de qualidade, pessoa especialista e responsável em uma unica parte da entrega, tornando o ágil em uma pequena cascata. Mais recentemente o QA Coach vem ensinando os times, de uma forma geral, sobre como todos os integrantes podem e devem garantir a qualidade da entrega, fazendo-os utilizar, no momento correto o chapéu de QA.
15:10 às 16:00 Sendo ágil com Git
Giovanni Bassi

O Git é sem dúvida uma das ferramentas que mais tem potencial de impactar o trabalho de desenvolvimento de software ? desde que bem conhecido. Um conhecimento superficial do Git fará com que a pessoa o utilize de forma parecida com que ele usava o Subversion, por exemplo, deixando passar diversas oportunidades. Nessa sessão veremos como o Git pode deixar a programação mais ágil, vamos tirá-lo de uma posição de ferramenta de apoio para levá-lo a um protagonismo no workflow de programação, sendo menos importante somente que a escrita do código em si e suas técnicas. Veremos como usar o Git como instrumento de comunicação do time, além de técnicas que permitem a pessoa foque no código.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Influencia de TDD no design de código
Leonardo Amarilho / Raphael Monteiro
Iremos explorar a influência de se utilizar TDD para um bom design, tornando transparente o entendimento do código e natural sua evolução. Escrever código sem pensar em modificações futuras é muito difícil, porque a única certeza que temos é que o software vai mudar. Outro ponto que queremos explorar é o de modificar o design de códigos legados, trazendo a segurança necessária com auxílio de TDD. O grande desafio é o de alterar funcionalidades existentes, com a preocupação de realmente ter entendido o código que algumas vezes nem testes possuem, para nos apoiar. Vamos mostrar como TDD nos auxilia a pensar em design e refatoração de códigos legados.
Agilidade para Devs
Arthur Fucher

Você é desenvolvedora e não se considera agilista? Acredita que para ser agilista você tem que parar de codar?

Nesta palestra irei abordar algumas hipóteses, e refletirei com o público sobre porque pessoas desenvolvedoras não se denominam agilistas (em sua maioria). Porém, o manifesto ágil possui diversos signatários que são referências para essas pessoas! No mínimo curioso, certo?

Como aplicamos os 12 valores do manifesto ágil no desenvolvimento de software e entregando valor! Será quenós como pessoas desenvolvedoras estamos refletindo sobre os princípios e valores no nosso dia-a-dia?

17:40 às 18:30 Refatoração: um pouco além do código
Edmilton Neves
Um papo sobre como estamos refatorando por aqui, alguns fatores que nos auxiliam na tomada de decisão de quando refatorar determinado ponto e as consequências destas decisões. Vamos falar um pouco sobre: O que é refatoração? Por que refatorar? Desafios para encaixar a tarefa “Refatorar...” no board Tomando a decisão em conjunto com o time Cuidados ao refatorar Esteja alinhado ao negócio.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais envolvidos em desenvolvimento de software como gerentes, coordenadores, desenvolvedores, arquitetos/designers, testadores e analistas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Edmilton Neves
Edmilton Neves
Resultados Digitais
Giovanni Bassi
Giovanni Bassi
Microsoft/Lambda
Miguel Marcondes Filho
Miguel Marcondes Filho
Ateliê de Software da Webgoal
Raphael Miranda
Raphael Miranda
Ateliê de Software
Tiago Mello
Tiago Mello
Softplan

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online