Ícone Arquitetura & Microserviços

Trilha Arquitetura e Microserviços Arquitetura plugável, escalável, resiliente e poliglota. Um mundo de oportunidades.

Descrição do evento

"A arquitetura é acima de tudo uma peça chave para bons produtos e serviços. É onde convergem interesses estratégicos, de negócio e ideal tecnológico. Nos últimos anos o papel de arquitetura tem enfrentado muitas mudanças e desafios. Do mindset de escala horizontal, apps monolíticas e decisões de longo prazo para um cenário de pluralidade tecnologia, apis, serviços e infraestruturas cada vez mais dinâmicas, maleáveis e autolimpantes. Nesta trilha discutiremos as principais tendências, práticas e depoimentos sobre arquitetura de modo geral. Com foco em Microserviços, APis, Arquitetura Disruptiva, escalabilidade, resiliência e tudo mais que pudermos abordar em boas práticas do presente e futuro de nossa área. Sem dúvidas uma ótima oportunidade para qualquer arquiteto ou desenvolvedor multidisciplinar."

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Gerenciando recursos computacionais com Apache Mesos

Sistemas com requisitos de alta escalabilidade e desempenho, demandam atenção especial no que diz respeito a Arquitetura e Operação. A sustentação de um cluster de dezenas/centenas servidores se torna inevitavelmente complexa.

Da mesma forma a Arquitetura que precisa ser projetada de forma a usar recursos do cluster de forma eficiente.

Apache Mesos atua em ambas as dimensões facilitando atividades de gerencimento e uso otimizado de recursos de cluster.
11:10 às 12:00
Considerações de arquitetura para sistemas concorrentes e distribuídos usando o modelo de atores

O modelo de atores surgiu há mais de 40 anos. Entretanto, apenas recentemente vem ganhando a atenção das comunidades desenvolvedoras, sobretudo a partir da popularização de linguagens como Erlang e de frameworks como Akka, Akka.NET e Orleans.

Nessa palestra, apresento os principais aspectos para a arquitetura de sistemas desenvolvidos com base no modelo de atores. Meu desejo é levantar algumas questões que considero relevantes, sobretudo quanto a crescente demanda por sistemas com alta performance e escaláveis. Quero compartilhar com o grupo os motivos porque considero o modelo uma alternativa relevante.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Keep Calm and Database Continuous Deployment

Manter uma aplicação rodando 24x7 é um desafio para qualquer time de desenvolvimento. Mas para isso é preciso se preocupar um pouco mais do que apenas alta disponibilidade, é preciso aplicar boas práticas, padrões e técnicas de refatoração de banco de dados relacionais para evitar os temidos, e até então ?inevitáveis? downtimes.

Seu conceito de alta disponibilidade irá mudar depois desta palestra ;-)
Faça frameworks! Não faça reféns!

Você sofre ou já sofreu de frameworkite? Quando você encontra um framework que lhe dá algo que você deseja de graça e lhe faz pagar um preço muito alto para todas as outras mudanças?

Por definição, framework é uma estrutura de apoio usada como a base para algo a ser construído, mas as vezes eles parecem dar mais que opniões eles querem decidir! Você vai se tornar um refém? Ou vai tornar outros reféns do seu último framework?

Venha descobrir os sintomas e como evitar frameworks seqüestradores!
14:10 às 15:00
Placar UOL: Evolução da arquitetura e seu uso em Copa do Mundo e Eleições 2014

Placar UOL é um dos produtos de maior audiência do UOL. Milhares de pessoas acessam para acompanhar ao vivo as principais partidas de futebol, apuração de votos das Eleições e Carnaval.

Será mostrada a evolução da arquitetura desde sua versão inicial com Apache, passando pelo uso de Nginx e Node.js. Serão abordados também os desafios em criar e testar arquiteturas de alto desempenho em ambiente crítico onde uma pequena falha pode causar perda total de audiência em eventos que duram entre 1 e 2 horas apenas.

Por fim, serão apresentados os resultados do uso desta arquitetura na Copa do Mundo e Eleições 2014 com pico de 1.500.000 usuários simultâneos.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Arquitetura orientada a micro serviços: Nirvana ou pesadelo?

Arquitetura orientada a micro serviços está na moda. É fácil achar artigos falando bem desse tipo de arquitetura com todos os seus beneficio. Porém, esse tipo de arquitetura vem com seu conjunto de armadilhas e assume muitas coisas sobre a TI da sua empresa.

Nessa palestra mostrarei em quais contextos esse tipo de arquitetura faz sentido, os desafios que vem com ela, o tipo de arquitetura de dados que ela implica e as stacks mais maduras para trabalhar com micro serviços.
16:40 às 17:30
Porque eu odeio Caching e o que eu estou fazendo pra tentar mudar

Todos nós já passamos por aquele momento em que a nossa app já não é tão mais rápida. Tudo funciona muito bem e rápido local, até que um dia as requisições começam a demorar mais, timeouts surgem de todos os cantos, e seus usuários ficam impacientes. Até que em uma bela sexta feira de noite seus servidores desistem e resolvem interromper seu final de semana sagrado.

A primeira coisa que vem à cabeça na segunda feira: vamos colocar tudo no cache e tudo vai ficar tranquilo.

É nesse momento maligno que você vende a sua alma. Dali em diante é assim:

"Ah, esquecemos de tirar do cache."
"Pede pro usuário limpar o cache."
"Não tá mostrando o número certinho por causa do cache."
"Tranquilo, é só esperar umas 4 horas até o cache expirar."
"Ops, esqueci de adicionar a linha que também apagava do cache..."

Se alguma dessas frases faz sentido pra você, sinto informar que você sofre de over-cachismo.
Mas não se preocupe. A cura existe!
Junte-se a mim nessa palestra pra discutir algumas ideias pra se construir aplicativos de alta performance e acesso sem muita dependência de caching.
17:40 às 18:30
Debate no formato fishbowl

E ao final de um dia incrível nada melhor que um bate papo envolvendo todos: Coordenadores, palestrantes e público.
Afim de interagir, concordar e discordar num debate sobre temas técnicos, não técnicos, carreira, e tudo mais o que se fizer valer a pena.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos de Software, Desenvolvedores de Software, Testadores, Analistas de Sistemas, Analistas de Negócio, Empresários de TI, Gerentes de Desenvolvimento, Professores e Pesquisadores de TI.


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO