Ícone Pyhon

Trilha Python De programadores, para programadores!

Descrição do evento

Mais do que um tecnologia em tendência no mercado, Python existe para permitir que pessoas realizem seus projetos e façam a diferença no mundo. Nessa trilha, você vai conhecer a linguagem, as ferramentas, o ecossistema e principalmente a comunidade que faz o Python algo realmente especial.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Python para Zumbis atinge 35 mil alunos

O que Python tem para atrair mais de 35 mil inscritos num curso? Python para Zumbis é o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) em português e visa ensinar programação para iniciantes. É uma iniciativa de três pessoas que não contaram com nenhum recurso financeiro, além do próprio investimento pessoal. Todo material é licenciado como Creative Commons Share Alike, permitindo a docentes de outras instituições fazerem reuso dos slides, listas de exercícios, etc. Nesta palestra você não verá nada de teoria, veremos os códigos que mais fizeram a alegria zumbi: hackear dados públicos para calcular os gastos da Copa do Mundo, games clássicos diretamente no navegador, metaprogramação 42 (resposta para tudo), pegar os resultados dos jogos da copa com poucas linhas e muito mais. Se quiser acompanhar, deixe Python 3 e Pygame instalados em seu computador para acompanhar com links do github. O autor deu 40 palestras e minicursos em 2014 sobre Python, devido à divulgação obtida pelo Python para Zumbis, no Brasil e pelo mundo afora.
11:10 às 12:00
Utilitários de linha de comando bonitos em Python

Palestra que vai procurar mostrar como escrever ferramentas de linha de comando, em um estilo correto e padronizado do Unix. Será um guia para mostrar o que se espera de um comando bem feito no Unix, e quais módulos do Python se pode usar para obter este efeito.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Um servente de pedreiro pythonista

Nessa palestra vou compartilhar toda a trajetória de um servente de pedreiro até virar um pythonista. Como o ecossistema do python me mostraram um caminho diferente.
14:10 às 15:00
Mapeando a Terra com GeoDjango

Essa palestra mostra todo o poder de georreferenciamento por trás do Django, será apresentado o caminho das pedras para quem quer criar mapas completos e complexos usando soluções livres. Além do Django e seu poderoso ORM, um pouco de PostGIS, OpenStreetMaps e OpenLayers será apresentado, são ferramentas que casam muito bem com o Django no desenvolvimento de soluções ricas.
Front-end descomplicado com django-pipeline

Desenvolver um site com Django é fácil, e o setup de front também deve ser; mas ter que lidar com múltiplos compiladores, minificadores, cache e arquivos estáticos sempre dá trabalho. O django-pipeline é um pacote simples de configurar que soluciona todos os problemas, desde gerar CSSs e JSs compilados pra dev, quanto arquivos prontos para produção, sem dor de cabeça.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Domain Driven Design com Python

Nossos produtos são cada vez mais complexos. Soluções híbridas se tornam mainstream em nossa indústria. O problema que surge é: Como organizar essa complexidade? A Idéia por traz do Domain Driven Design, difundida por Eric Evans, não se trata apenas de artefatos técnicos e design patterns. DDD, tem a ver com mindset. Pq não pensar o Software em uma visão mais próxima do negócio? Nessa palestra, vou mostrar como é possível diminuir o GAP entre Business e Código, como de fato fazer a orientação a objetos gerar valor e ter um desenvolvimento mais sustentável.
16:40 às 17:30
Stream processing com Python e Apache Storm

Construir uma arquitetura para extração e processamento de dados, de forma altamente escalável e tolerante a falhas, pode não ser uma tarefa fácil. Nesta palestra, explicarei como construir sistemas confiáveis, utilizando at-least-once semantics, técnicas de deduplicação e particionamento de dados utilizando Python. Um projeto que surgiu da demanda de um cliente para análise de dados e geração de estatísticas e métricas, foi desenvolvido totalmente de uma forma escalável, sem perda ou pontos únicos de falha, isso tudo para processar mais de 35 bilhões de linhas de logs mensais, vindos de um pipeline de processamento que utiliza Apache Storm, Apache Kafka, Redis e Cassandra.
17:40 às 18:30
Functional Python

O objetivo desta palestra é mostrar o poder da legibilidade do python combinado com a simplicidade da programação funcional. Com conceitos que vão além de lambdas, maps e reductions, apresentarei como utilizar programação funcional no dia a dia do desenvolvimento e quais os benefícios de performance, legibilidade e reuso de código, entre outros.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 26 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Interessados na arte de fazer softwares irados!


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO