Ícone Java

Trilha Java Liberdade e escalabilidade

Descrição do evento

Vamos buscar na trilha de Java trazer palestras que mostrem a abrangência que o Java está alcançando, e ferramentas que ajudam desenvolvedores a ter qualidade e escalabilidade nas soluções desenvolvidas. Boas práticas, dicas, e o que temos de mais novo para a comunidade trabalhar.

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Apache TomEE - Java EE Web Profile no Tomcat

Venha conhecer a simplicidade do Tomcat com o poder do Java EE. Explorar suas ferramentas e utilitários, como contribuir e entender um pouco mais de seu ecossistema. Um servidor Java EE 6 Web certificado. Com todas as implementações desenvolvidas pela Apache, o Apache TomEE é montado a partir de um arquivo zip do Apache Tomcat. O resultado é Tomcat com características EE adicionadas.
11:10 às 12:00
Put that Groovy on it: introduzindo testes em código Java legado usando Groovy

Disse Michael Feathers que "O principal fato que distingue o código legado do não-legado são os testes (...)". O Java, por sua abrangência e extensão de uso, criou muito código legado. A proposta desta palestra é apresentar exemplos de escrita de testes em Groovy para projetos Java de código legado. As facilidades do Groovy para criação de DSLs, o uso de Mixins e metaclasses pode facilitar a introdução de testes em código legado de maneira mais produtiva. Let's groove together!
Um guia prático para o Spring Boot

Spring Boot aplica o conceito de "Convention over Configuration" e facilita o processo de construção de nova aplicações que utilizam Spring. Nesta talk veremos os passos necessários para criar uma aplicação web do zero, para que você chegue em produção o mais rápido possível!
12:10 às 13:00
Java 8 - Afinal onde usamos no dia a dia?

Após bastante tempo sem alterações significativas na linguagem Java, a versão 8 trouxe novidades bem legais pros devs! Conheça de perto aplicações práticas para o dia a dia e como transformar seu código legado com as tais Lambdas, Streams e os novos recursos da linguagem!
Java 8 - Melhorias na Programação Concorrente

Melhore sua programação concorrente com as novas classes e métodos do Java 8, e sim Lambdas fazem parte disso também
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Programação Funcional com Java

Programadores Java estão acostumados a desenvolver preocupando-se não somente com o que deveria ser feito, mas também em como fazer. Um simples código para buscar os dois maiores valores de uma lista pode levar tempo precioso de desenvolvimento. Para solucionar esse e outros problemas, o Java 8 traz uma série de melhorias buscando trazer para o Java muito da programação funcional que víamos em outras linguagens. Expressões lambda, streams entre outras novidades do Java serão apresentadas nessa palestra de forma simples e direto ao ponto.
15:10 às 16:00
Hands on de desenvolvimento rápido de apllicações JavaEE com Forge

O JBoss Forge é uma ferramenta para desenvolvimento rápido de aplicações corporativas em Java. O Forge é baseado em componentes chamados 'Addons'. Cada Addon pode executar um ou mais comandos os quais podem rodar em linha de comando ou diretamente nas principais IDEs para desenvolvimento Java. Nativamente o Forge já provê diversos Addons que permitem a manipulação de entidades JPA, endpoints REST, criação de projetos, deploy e start de servidores de aplicação dentre outras funcionalidades. A ferramenta é facilmente extensível permitindo que o usuário crie seus próprios Addons que uma vez escritos, utilizando a API do Forge, os mesmos podem ser executados graficamente em IDEs Java como eclipse, IntelliJ ou Netbeans.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
Desenvolvimento de aplicação Java, utilizando computação cognitiva, na nuvem com a plataforma SaaS daIBM

Saiba como fazer o deploy da sua aplicação em minutos, de qualquer linguagem de programação, com o IBM Bluemix
17:40 às 18:30
JVM internals demystified

Sempre quis saber o que eram aqueles parâmetros estranhos que passamos para JVM? Ou ainda, sempre teve curiosidade para compreender como a JVM funciona internamente mas achou os artigos relacionados complicados ou cansativos demais? Essa palestra tem como objetivo da ruma introdução rápida de como a JVM funciona. Recomendada para iniciantes.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de Software, interessados em DevOps, Qualidade de Software, Comunidades Java, Scala, Groovy, Ruby e todas interessados em linguagens que podem ser trabalhadas com a JVM


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO