TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Cada vez mais a evolução do Java como linguagem e como plataforma é acompanhada de perto pela comunidade brasileira, e a sua presença em diversos dispositivos confirmam sua força no ambiente corporativo.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Saiba porquê você vai falhar ao executar Java dentro do docker
Rafael Benevides

Executar Java no docker é fácil, certo? Apenas criar um arquivo Dockerfile, execute o docker build e você está proto. Pensar desta maneira é o caminho mais fácil para uma CATÁSTROFE em produção. A JVM sabe como se auto configurar para atingir a melhor performance possível no ambiente em que está sendo executado. Isto é verdade em máquinas físicas ou virtuais. Só que agora estamos falando de containers e isto muda tudo. É necessário saber como containers gerencial seus recursos e aplicar este conhecimento para otimizar a execução da JVM. Venha para esta sessão e saiba o que é necessário para evitar problemas entre a JVM e containers.

GraphQL, da especificação à implementação
César Lawall

Criada pelo Facebook, o GraphQL apresenta-se como uma alternativa ao modelo REST que é tão utilizado atualmente. Nesta apresentação, vamos mostrar um pouco da especificação, os problemas que ela se propõe a resolver e uma implementação simples, mostrando como ela encaixa-se perfeitamente com qualquer modelo de dados.

11:10 às 12:00 A nova arquitetura modular do Java
Helder da Rocha

Há 3 anos em desenvolvimento, Java 9 finalmente foi lançada no último mês de setembro com várias novidades, sendo a maioria pequenas alterações nas APIs e máquina virtual. Mas a principal novidade - a arquitetura modular - terá grande impacto no desenvolvimento Java futuro e mudará a forma como aplicações em Java serão desenvolvidas. Nesta palestra apresentaremos as principais características dessa arquitetura, mostrando como construir programas usando módulos no Java 9. Discutiremos também alguns aspectos relacionados à problemas que poderão surgir na migração Java 8 para Java 9.

Turbinando Java EE com persistência poliglota
Otávio Santana

Com o nascimento do Java EE 6, houve uma grande reviravolta no mundo Java EE. Um dos recursos mais marcantes com esse lançamento, certamente, foi o CDI. A injeção de dependência, além da extensão elevou as aplicações Java EE para um novo patamar e com lançamento do Java EE 7 e as promessas do CDI 2.0, com o Java EE 8, ficará ainda melhor! Porém, uma das grandes lacunas no mundo Java EE são as integrações com os bancos não relacionais. Tendo que, muitas vezes, realizar toda a programação e integração manualmente. Recém-lançado, o projeto JNoSQL, da Eclipse Foundation, visa a comunicação e integração da aplicação Java com os bancos NoSQL.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Java Raiz ou Java Nutela? Criando em 1 hora o seu próprio Framework!
Alexandre Gama

Afim de ver Java Raiz ou Java Nutela? Feliz em simplesmente usar o Java sem saber o que está acontecendo? Espero que não! Vamos nos divertir construindo um pequeno Framework, sem qualquer slide e 100% de código usando Generics, Reflections, Proxies, Lazy Loading, Annotations e Java 8!

14:10 às 15:00 Java Koans e a prática Zen
Guilherme Motta

Vamos ver na prática o uso do Java Koans para se desenvolver e aprender mais sobre Java.

Quando iniciei meu aprendizado como programador uma das minhas primeiras fontes de conhecimento foi programar resolvendo os desafios de Koans. Eles me trouxeram diversos aprendizados e quero levar esta prática e ferramenta para mais pessoas se desenvolverem como programadores.

Definindo uma estratégia de testes em um contexto de microserviços
Juliana Fernandes / Andriele Menegotto da Silva

No hype dos microserviços, aumentamos os pontos de falhas de uma aplicação, e com isso, pensamos em uma maior cobertura de testes. Que tipo de testes vem a cabeça quando pensamos em microserviços?! Testes automatizados? Testes de unidade? Testes exploratórios? Trazendo a experiência de um projeto que utiliza a arquitetura de microserviços, nesta palestra vamos trazer alguns exemplos de como pensamos a estratégia de testes, quando rodar cada tipo de teste e qual o peso cada tipo de teste tem em cada contexto.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O telegram bot do rsjug, do github ao pipeline de deploy
Daniel Wildt

No último TDC apresentei um exemplo de bot feito com o Telegram, mas acabou ficando uma palestra teórica pela falta de conectividade. O objetivo aqui é demonstrar o que já se tem publicado no github e uma proposta de pipeline de deploy para que o bot do RSJUG possa ser atualizado de forma mais frequente e automatizada. E contando com o apoio e evolução da comunidade.

Codificação Defensiva vs Codificação Reativa!
Alexandre Rodrigues

Já encontrou funcionalidades e um sistema que nunca são usadas? Ao dar manutenção encontrou uma complexidade exagerada? Sua aplicação processa, grava e armazena dados que nunca são usados? Você você respondeu sim a qualquer uma desssas questões pode estar sendo vítima da "Codificação Reativa". Saiba como evitar isso usando tecnicas oriundas do desenvolvimento ágil para dentro do código fonte da sua aplicação.

Introdução a Kotlin para programadores Java
Rafael Chaves

Conheça Kotlin, uma das mais promissoras linguagens para a JVM, uma linguagem oficial para desenvolvimento Android, e uma interessante alternativa para o Javascript no browser. A palestra cobrirá as principais semelhanças, diferenças e benefícios de Kotlin sobre a linguagem Java convencional.

16:40 às 17:30 JavaEE Pipeline como código usando Jenkins, Docker e Sonar
Rafael Pestano

Em desenvolvimento de software, um pipeline (base de continuous delivery) pode ser descrito como uma sequencia automatizada de passos que leva um software do "source control" até as "mãos do usuário". Uma das grandes mudanças que o Jenkins 2.0 trouxe foi o suporte nativo ao conceito de "pipeline como código" onde o pipeline pode ser descrito através de uma simples DSL e mantido no próprio "source control".

Nesta apresentação além de visitarmos alguns conceitos básicos de continuous delivery iremos criar um pipeline, definido como código, onde uma aplicação utilizando JavaEE será "promovida" em diversos estágios como build, teste, QA e deploy e isso tudo rodando em cima de containers docker.

O que você sabe de segurança no Java?
Maria Ane Dias

A ideia é falar um pouco da segurança na perspectiva do desenvolvedor. Existem guidelines, frameworks, melhores práticas, APIs e todo um universo de segurança no Java que a maioria dos desenvolvedores desconhece.

17:40 às 18:30 Lições Aprendidas com o Maiores Experts em Java EE do Mundo
Elder Moraes / Bruno Souza

Desenvolvedores que trabalham com Java EE, microservices, Spring ou cloud têm muitas razões para estarem atentos às novidades do Java EE 8. HTML5, HTTP 2.0, JSON, CDI, suporte a cloud e outras melhorias são razões de sobra para celebrar. Mas ainda há mais. Quais são as vantagens para o seu projeto? Como essas inovações beneficiam o seu time? Quais desafios você enfrentará na prática? Quais são as oportunidades para a sua carreira? Para responder essas e outras questões nós entrevistamos os maiores desenvolvedores Java EE do planeta. Nessa palestra você descobrirá os seus segredos, dicas, desafios e como superá-los. Lições que permitirão você adotar o Java EE 8 hoje. Com confiança.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, estudantes e entusiastas da Linguagem e Plataforma Java


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.