TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha BigData e NoSQL "Porque dados superam emoções". - Larry Page

Vamos falar sobre processamento, tratamento e como analisar os dados pode mudar completamente a história da sua empresa.

E também sobre novas tecnologias de mercado, as ferramentas mais usadas no Brasil e no mundo, cases reais de grandes corporações, e é claro a integração de big data e machine learning.

Afinal a informação é o petróleo do século 21 e a análise é o motor de combustão.

Nós veementemente acreditamos em dados, somos apaixonados por dados, somos guiados por dados.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Do BI ao Stream
André Ronquetti
Em novembro de 2017 os portais imobiliários ZAP e VivaReal decidiram se fundir e criar o maior portal imobiliário do Brasil e o 6 maior do mundo o GrupoZAP. Onde no ZAP tinhamos um modelo de BI tradicional e o no VivaReal um modelo todo baseado em ETL. E ai começamos um projeto desafiador: Construir uma plataforma de dados onde times de produto, analistas de dados, data scients e aplicações pudessem usar os dados para melhorar os seus sistemas, produtos, tomada de decisões, relatórios entre outros. Nessa palestra vamos abordar como tomamos a decisão de ir para uma plataforma near realtime, os motivos dessa decisão, os problemas que passamos, onde estamos e os próximos passos.
11:10 às 12:00 Modelando Document Model - Além do NoJoin com MongoDB
Leandro Domingues

Já pensou que utilizar NoSQL é além de simplesmente migrar dados de uma lado para o outro? Nesta sessão veremos dicas para modelar corretamente seus dados e também as armadilhas que podem nos pegar pelo caminho. Além do NoJoin é conhecer as estruturas de dados e como utilizá-las para tirarmos o melhor que modelo de documentos: performance!

12:10 às 13:00 Principais equívocos na modelagem de dados utilizando Cassandra
Henrique Menezes
O Cassandra é um banco de dados não relacional (NoSQL) utilizado principalmente com o propósito de escalabilidade devido a sua capacidade de lidar com um grande volume de dados. Devido a baixa familiaridade com sua tecnologia, é comum encontrar na industria aplicações com equívocos em sua modelagem. Tais equívocos podem prejudicar a performance e o bom funcionamento das aplicações. Essa apresentação tem como objetivo informar ao público a respeito do Cassandra, mostrando uma metodologia que pode ser utilizada para a correta modelagem das aplicações.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Elasticsearch em escala: como indexamos milhões de documentos por minuto na In Loco
Rafael Acevedo
Elasticsearch é uma engine de busca largamente utilizada para busca textual, análise de logs e várias outras aplicações. Na In Loco, nossas instâncias recebem, em horários de pico, até 3 milhões de escritas por minuto, indexando os documentos em near real-time e possibilitando a extração de todo seu potencial como motor de busca. Chegar nesse patamar de escala exigiu estudar mais a fundo como essa ferramenta funciona, para que pudessem ser feitas otimizações como utilização correta de índices, escolha do hardware mais adequado e configurações avançadas de setup na ferramenta. Nessa talk, iremos expor nossa história com o Elasticsearch e como conseguimos tirar proveito dele.
Como a RuPaul entrega insights para os nossos anunciantes
Maria Eduarda Nubié / Robinson Minali Nakamura
Nessa talk iremos compartilhar como foi o desenvolvimento do RuPaul, nossa plataforma de entrega de insights personalizados para os anunciantes dos portais VivaReal e ZAP Imóveis. Foram diversos os desafios: Desde a escolha da stack (Spark + Livy no Kubernetes) até o lançamento do produto para a nossa base de clientes, mas entendemos que a característica do nosso time multidisciplinar foi chave para vencermos essas diversas barreiras.
15:10 às 16:00 Entenda como as grandes empresas utilizam múltiplas abordagens de armazenamento de dados de forma eficiente.
Leonardo Farias

O aumento da complexidade e evolução dos softwares nos leva a querer melhores formas de consultar e inserir informações. Atualmente existem dois modelos de armazenamento de dados: noSQL e Relacional, o primeiro devido ao alto desempenho na manipulação de grandes quantias de dados está presente nas aplicações de empresas de sucesso mundial como as de redes sociais, e-commerce,etc, e o segundo amplamente utilizado por ser seguro e confiável. Diante dessas informações é comum ter dúvida de qual modelo utilizar. Nessa palestra você aprenderá sobre persistência poliglota que propõe a coexistência de vários modelos na mesma aplicação e demonstraremos um case de uso em um e-commerce.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Garantindo a qualidade do seu Data Lake com Delta Lake no Databricks
Tatiana Nascimento

Estamos vendo e sendo responsáveis pelo nascimento de vários Data Lake. Mas grandes poderes grandes responsabilidades, garantir a qualiadade e governança de dados é essencial vamos aplicar Delta Lake que é uma iniciativa open source em Databricks que possibilita uma melhor governança dos dados quando se trata do consumo e ingestão do mesmo.

17:40 às 18:30 Indústria 4.0 e a Nova Era dos Dados
Arthur Luz

Nesta sessão será possível entender melhor sobre o papel dos dados no mundo atual e quais as tecnologias e métodos existem para melhor aproveitá-los permitindo uma melhor vantagem competitiva.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de dados, Cientistas de dados, Analista de BI, CDO, CTO, Analista de dados, DBAs, pessoas que se interessam por dados desde iniciantes e profissionais experientes.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha BigData e NoSQL

Arthur Luz
Arthur Luz
Data's Light
Henrique Menezes
Henrique Menezes
Tempest Security Intelligence
Leandro Domingues
Leandro Domingues
Cluster Consultoria

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online