TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Requisitos Ágeis Engenharia de requisitos para o mundo de projetos ágeis

A engenharia de requisitos tem mudado muito nos últimos anos e para alguns especialistas a engenharia de requisitos está morrendo.

Mas tenho a visão que ela está de modificando e se atualizando para atender os projetos dessa época.

E o que os profissionais das empresas estão fazendo e utilizando para elicitar os requisitos?

Quais são seus processos para transformar a necessidade do cliente em software?

Como são gerenciados esses requisitos?

Quais os novos métodos? Quais são as novas práticas.

<>É isso que esta trilha se destina, para compartilhar as melhores práticas e experiência de profissionais que atuam à frente da engenharia de requisitos e análise de negócios de suas empresas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Entregando valor através da prototipação funcional
Vinicius carvalho

Cada vez mais buscamos maneiras e desenhamos estratégias para deixarmos nossos requisitos mais visuais para não necessitarmos documentações muito grande. A prototipação é uma ferramenta poderosa para fazermos isso. E os protótipos funcionais nos dão insumos para realizar essa representação com excelência. Irei demonstrar nessa palestra como a prototipação funcional para entregar o máximo de valor para seu cliente e passando eles como requisitos para seus desenvolvedores.

Histórias de Usuário: Como escrever a história perfeita?
Priscila Ribeiro Chagas

Na agilidade, é muito comum termos dúvidas do que é necessário para compôr uma boa história de usuário. O que eu devo usar? Como? Quando? Nesta palestra, vamos abordar algumas técnicas e perguntas-chave que devem ser feitas para contemplar uma boa história.

11:10 às 12:00 Event Storming para alinhamento e desenvolvimento de Business/Tecnologia
Matheus Caceres Silva

Alinhar business com tecnologia não é uma tarefa fácil. Entender o que os domain experts estão falando de algum problema ou desenvolvedores tentarem mostrar porque aquele software levará 2 meses para ser entregue, é um trabalho constante de comunicação e alinhamento. Até mesmo quando ambos os lados pensavam que estavam alinhados, a entrega do software pode não atender a solução dos problemas e o desperdício de esforço e dinheiro desmotiva os envolvidos. Por isso é essencial que ambos os lados virem um só e que falem a mesma língua.

Event Storming é um dinâmica divertida e funcional que alinha comunicação de ambas as partes, guiando no processo de entendimento do problema.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Capturando requisitos com Design Thinking
Marcelo Menezes Neves

Como você captura requisitos? Você ainda pergunta para o cliente o que ele deseja? O backlog tá crescendo demais com itens irrelevantes que acabam sendo descartados posteriormente? Eu te convido nessa palestra a entender como capturar requisitos ágeis com design thinking com um enfoque diferenciado. Nesta palestra vou te mostrar como utilizo o design thinking para resolver problemas de negócios do dia a dia.

Levantamento de requisitos de forma ágil e estruturando o roadmap em user story map
Rafael Orivaldo Lessa

Nesta palestra vou apresentar como estou trabalhando para capturar requisitos de forma ágil usando o design sprint no levantamento e depois estruturando o roadmap utilizando o User Story Mapping. O Design Sprint é utilizado em um curto espaço de tempo, ele é composto por algumas etapas para compreender os problemas a serem solucionados e enxergar novas possibilidades de melhorar o desenvolvimento do produto ou serviço.

14:10 às 15:00 Como fazer um pitch de sucesso.
Isabela Gayno / Aline Albuquerque Fonseca
Você teve uma grande idéia e precisa aprovar aquele budget. Mas agora chegou a hora de provar seu valor e captar investimentos para que sua ideia decole. A melhor maneira de fazer isso é com um pitch de grande impacto. Descubra como fazer uma apresentação que vai conquistar até aqueles investidores mais exigentes.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Utilizando BDD para análise de negócio e desenvolvimento de projetos
Allan Rett Ferreira

A palestra visa demonstrar como é feita a análise do analista de negócio utilizando o BDD - Behavior Driven Development.

Na apresentação serão demonstrados cenários de BDD desenvolvidos diretamente da necessidade do cliente, desde o levantamento de requisitos, validação dos requisitos, elaboração de documentação para o cliente e até acompanhamento do projeto durante a implementação.

Analistas, desenvolvedores e testadores interagem a todo momento durante o processo de desenvolvimento e a apresentação irá demonstrar como esses 3 perfis fazem essa interação com o BDD e como a comunicação entre todos os envolvidos é muito melhorada utilizando essa técnica.

User Story Maps & APF: O melhor de dois mundos
Daniel Alfenas

Nós temos trabalhado com clientes com processos tradicionais, que exigem medições de escopo muito bem feitas sobre o que será feito. Por outro lado, eles tem sofrido com a pressão por mudanças do mercado e da sociedade, o que os leva a atender com cada vez mais agilidade. Mostraremos como, através do mapeamento de história de usuário e análise de pontos de função, ajudamos nossos clientes a extrair o melhor de ambos os mundos, e daremos dicas preciosas para que você possa fazer o mesmo na sua empresa.

16:40 às 17:30 Priorização: A regra do jogo
Andre Bueno

Como priorizar grandes projetos em seu portfólio envolvendo vários intervenientes ao mesmo tempo? E sem que vire um grande circo? Vamos ver um estudo de caso de uma empresa do mercado financeiro, onde ouvir mais 100.000 clientes e stakeholders virou um divertido jogo, e sem martírios.

17:40 às 18:30 Como a Infraestrutura pode responder aos Requisitos Ágeis do negócio?
Ana Kniphoff

Com o advento da Transformação Digital e a preocupação das organizações com a antecipação das oportunidades de negócio impulsionadas pela Tecnologia, a adoção de metodologias ágeis se tornou inescapável. No entanto, há uma preocupação sólida com relação ao ciclo de desenvolvimento de software, mas ainda muitas dúvidas quanto à capacidade de atendimento da Infraestrutura - principalmente no modelo on premise - aos Requisitos Ágeis do negócio. Nesta apresentação abordo os principais desafios envolvidos, e as potenciais oportunidades de tornar a Infraestrutura mais aderente ao atendimento dos Requisitos Ágeis do negócio.

Histórias de usuários - Básico e além
Augusto Rückert

Entenda o que é uma história do usuário, seus usos e objetivos. Nessa apresentação vamos ver as características de uma boa história, como melhorar as histórias que você escreve hoje e como gerar conversa e colaboração.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros de requisitos, analistas funcionais, analistas de negócios, engenheiros de requisitos e demais profissionais que atuam no levantamento da necessidade do cliente e transformando em software.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andre Bueno
Andre Bueno
AgileIT Coach Institute
Isabela Gayno
Isabela Gayno
Mais Mulheres na TI
Priscila Ribeiro Chagas
Priscila Ribeiro Chagas
PagSeguro PagBank
Rafael Orivaldo Lessa
Rafael Orivaldo Lessa
Softplan e Unisul

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial