TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Serverless Arquiteturas Serverless Escaláveis

Entenda o funcionamento e os benefícios de arquiteturas Serverless escaláveis.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Pra que SERVErless?
Maria Ane Dias / Julio Faerman

Seria só mais uma buzzword? O que podemos fazer com Serverless? E se eu precisar guardar estado na minha aplicação? Por onde eu começo?

11:10 às 12:00 Serverless function made simple
Vitor Tadashi Uno Nishimura / Joao Paulo Luigi Luiz

Hoje existem diversas tecnologias que implementam o serverless, e onde ainda a grande maioria é de serviço proprietário, o que significa que o usuário não te controle nenhum sobre a plataforma back-end que executa o código, e é de onde vem o termo Serverless.

Existem alguns pontos fracos, isso acaba limitando totalmente o programador as linguagens que a plataforma suporta. No caso do Lambda são Node.js, Python, Java, C# e Go.

Então surge o OpenFaaS eliminando esses problemas dois problemas, ele é totalmente serverless em seus termos.

O OpenFaaS segue o modelo Unix de pipelines, no qual vários componentes podem ser agrupados através de streams padrão (stdin) e standard out (stdout).

Resolvendo problemas do dia a dia com Slack e Serverless.
Aline Oliveira Dias

Muitas vezes queremos automatizar tarefas do dia a dia mas paramos quando pensamos no custo de manter um servidor e como fazer integrações com as ferramentas externas. Nesta palestra irei mostrar como automatizar tarefas diárias de uma forma simples e sem complicações utilizando Slack, Serverless Framework e a AWS.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como a OLX processa mais de 1,5 milhão de anúncios de imóveis por dia em menos de 30 minutos usando FaaS
Eduardo Abranches David

A OLX (www.olx.com.br) e o seu novo vertical de imóveis, o Storia Imóveis (www.storiaimoveis.com.br), atualmente processa e indexa diariamente mais de 1,5 milhão de anúncios vindos de mais de 15 mil anunciantes em todo Brasil. Tudo isso ocorre em menos de 30 minutos e nenhum servidor dedicado é utilizado durante o processo. Esse pipeline é 100% implementado com arquitetura FaaS (Function-as-a-Service) coordenando diversos microserviços através de notificações e eventos. Saiba os benefícios de utilizar esse tipo de tecnologia para construir microserviços infinitamente escaláveis a um custo muito baixo. E conheça também que cuidados tomar para evitar armadilhas dessa nova arquitetura.

14:10 às 15:00 Construindo APIs utilizando GraphQL + Serverless
Murilo Cezar Amêndola de Oliveira

A proposta dessa apresentação é conceituar o GraphQL, explicando o porque de sua existência e seu funcionamento. Após o entendimento do que é GraphQL e o problema que ele se propõe a resolver, criaremos uma aplicação simples utilizando GraphQL e arquitetura Serverless.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Realizando testes A/B com Serverless na CDN
Diego Leme Domingues

Agora podemos ter controle de alterar solicitações e respostas de uma CDN utilizando funções serverless.

Com esse novo tipo de serviço, podemos inspecionar cookies, modificar headers, responder objetos diferentes com base no dispositivo do usuário, verificar tokens, e outras diversas soluções baseadas na solicitações e respostas que estão passando por uma CDN e com isso repensar nossas arquiteturas.

Para demonstrar como isso funciona, usarei o AWS [email protected], que pode ser executado a partir de eventos do CloudFront, em uma arquitetura para executar testes A/B serverless.

Big Data sem servidores
Rafael Barbosa

Quando pensamos em big data o que pensamos é que seja necessário vários servidores muito grandes! E se eu te mostrar como fazer sem nenhum servidor e entregar valor e organização para seu cliente. O que levar em consideração antes de montar uma arquitetura utilizando essas tecnologias? É isso que irá ser apresentado nesta palestra incluindo perguntas a qualquer momento, e uma demo interativa construída durante o tempo de apresentação.

16:40 às 17:30 Monitoramento e Logging com IO Pipe
Danilo Oliveira

Foco da apresentação é mostrar as dificuldades de se fazer logging e monitoramento em arquitetura serverless (microservice death stars). E apresentar uma proposta de solução com uso do IO Pipe (case feito para a plataforma Digital do Cubo). Durante a apresentação faço live coding pra tangibilizar os conceitos que são passados.

17:40 às 18:30 Arquitetura serverless para IoT
Carlos Grahl

Ensinar Eletrônica, lógica e programação nas escolas públicas através da montagem de uma estação meteorológica é a proposta do TemperaturaAqui. Estamos fazendo a maior rede nacional de sensores climáticos e todos podem participar. O site do TemperaturaAqui é todo desenvolvido utilizando uma arquitetura Serverless para leitura e armazenamento dos dados das estações. Vamos mostrar como foi feita esta arquitetura.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 19 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores / Arquitetos


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carlos Grahl
Carlos Grahl
Ambevtech
Diego Leme Domingues
Diego Leme Domingues
Grupo Boticario
Joao Paulo Luigi Luiz
Joao Paulo Luigi Luiz
Yara International
Rafael Barbosa
Rafael Barbosa
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial