TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA

Data

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020

10 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass INSCREVA-SE

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

O que fazer quando a I.A muda nosso paradigma? - Uma breve análise sobre afetividades, bots, deepfakes

Sofia Marshallowitz Apuzzo

Um vídeo de alguém só pode ser criado se filmarmos essa pessoa. Se alguém morre, não há mais como conversar com ela. Máquinas não são criativas. Será?

A talk, com um pouco de futurismo, pretende abordar o uso de inteligência artificial (em especial Generative Adversarial Networks e chatbots) para "driblar" conceitos "naturais" e pensar o uso de dados e algoritmos no desenvolvimento de "realidades paralelas" ou novos paradigmas e sua ética.

10:05 às 10:35

Você não faz qualidade em software!

wagner fusca

Muito se fala de qualidade para software. Diversas métricas e métodos são estudados e estão disponíveis para uso. Certificações foram criadas e muitas empresas aderiram aos selos internacionais de qualidade. As formas de gerenciar e controlar a qualidade estão documentadas nos principais livros de gestão de projetos.

Mas por que, mesmo assim, nossos softwares continuam não tendo qualidade? Altas taxas de retrabalho, poucas entregas de valor e muitas entregas de bugs, lentidão, baixa performance, software inseguros, demora nas entregas e dívidas técnicas.

Nesta talk irei, cirurgicamente, remover pontos que falaram para você que era qualidade em software e na verdade nunca foram.

10:40 às 11:10

Descomplicando o gerenciamento de memória

Thamirys Gameiro / Thaise Medeiros

O gerenciamento de memória é algo quase transparente no .net, mas quando estamos em projetos críticos ele se faz ser lembrado. Entender como funciona o gerenciamento de memória ajuda e muito a usarmos menos capacidade computacional além de otimizar o processamento das operações. Através da forma como escrevemos nosso código conseguimos ajudar ou dificultar o trabalho do GC. Convidamos você para entender junto conosco como otimizar sua aplicação com micro-otimizacoes.

11:15 às 11:45

As disfunções do Agile Coach

Roberto Brasileiro

Agile Coach é um papel que está crescendo e muito em todo o mundo. Porém durante a jornada de transformação das empresas algumas disfunções aparecem e elas podem estar "matando" o plano de transformação. Nessa palestra vou te mostrar quais são essas disfunções e como você pode evitar de fazer alguma delas.

11:50 às 12:20

Torne-se um arquiteto de Open Hybrid Cloud

Edson Yanaga
Cloud Native? Kubernetes Native? Multi Cloud? On premises? Nuvem pública? Nuvem privada? Se já era difícil arquitetar soluções com o nosso velho e querido monolito, agora ficou bem mais complicado. Mas se você quiser algumas dicas de como seguir um caminho entre as tempestades provocadas pelas nuvem, assista esta palestra. Venha conhecer como soluções Open Source podem permitir que você distribua dados e aplicações em diversos ambientes possíveis, permitindo que você crie o equilíbrio entre obter o máximo de vantagens de cada nuvem, e ao mesmo tempo tendo portabilidade suficiente para migrar por questões regulatórios, de custo, ou de disponibilidade.
12:25 às 12:55

Indicadores de Customer Success aplicados de forma estratégica para o desenvolvimento do produto

Monique Maytê Machado da Silva

Os indicadores geridos em Customer Success são aplicados de forma muito relevante para o desenvolvimento do produto. São informações que podem contribuir trazendo visões preditivas com relação à manutenção do produto e também sob o ponto de vista de sugestões e novas features. Alguns destes indicadores estão relacionados a: - Uso geral do produto - Uso das features lock in - Profundidade de uso (% do produto usado) - Amplitude de uso (número de licenças na conta) - Resultados de pesquisas (NPS, satisfação) - Número de up/cross sell, downsell, churn - Análise de tickets do Suporte Construir um produto com foco genuíno no cliente começa por entender informações importantes sobre ele.

13:00 às 13:50

Keynote | Disponibilidade Ecumênica

Rodolpho Eckhardt
Importantes histórias da humanidade foram passadas oralmente e mais recentemente de forma escrita entre gerações. Essas histórias ajudam a moldar a visão que muitos têm sobre tudo. Mas que lições podemos aprender delas para aplicar no nosso trabalho com disponibilidade e tecnologia?
14:30 às 14:40 Abertura da parte da tarde

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:45 às 15:15

Do RH Tradicional ao RH Ágil

João Paulo Coutinho

Por muitos anos, a área de Recursos Humanos tem lutado para provar seu valor e conquistar o respeito de líderes e colaboradores. Com a era digital, surge a oportunidade do RH mudar de um centro de custo de bastidores, de uma área de apoio, para uma área essencial ao negócio. E a Agilidade pode contribuir muito para essa transformação. Você sabe o que é RH Ágil? O que o diferencia do que conhecemos tradicionalmente por RH? Como ficam os processos, os projetos e produtos de RH? Vamos falar sobre a tradução de valores e princípios ágeis em nossas soluções de Gestão de Pessoas, baseadas no Manifesto Ágil do RH, onde no centro de tudo estão as pessoas.

15:20 às 15:50

Projetando Software Orientado a Objetos com Qualidade

Marcel Gonçalves dos Santos

O paradigma orientado a objetos, apesar de bastante conhecido, é muito mais difícil do que parece. Nesta palestra relembraremos os 4 pilares da orientação a objetos, falaremos sobre coesão e acoplamento, os maus-cheiros de cógido e de diversos princípios e práticas de design orientado a objetos e como eles ajudam a melhorar o projeto, a qualidade e a robustez de seu código.

15:55 às 16:25

O Processamento de Linguagem Natural no Combate à Violência Doméstica

Mauricio Seiji Rezende

A violência doméstica contra a mulher apresenta números alarmantes no Brasil. Apresentarei como o Processamento de Linguagem Natural está ajudando os Ministérios Públicos a tomar melhores decisões sobre onde e como investir seus recursos no combate e prevenção à violência doméstica.

Além do problema enfrentado pela justiça brasileira e da solução de software construída, será detalhado o fluxo de trabalho de ciência de dados, os modelos e ferramentas utilizadas no desenvolvimento da solução.

16:30 às 17:00

A liderança Lean em um mundo de transformação

Ariel Luiz Tomazini

Com a complexidade das organizações a tão falada transformação digital é realmente realizada pelas pessoas. Não importa o segmento o capital humano e criativo é o que transforma de fato as organizações. Apresento de forma clara os pilares da liderança Lean ajudar as lideranças nessa transformação e com o apoio do gerenciamento diário elevar as organizações para um novo patamar.

17:05 às 17:35

Desenvolva-se

Leticia Silveira
Como se destacar no mercado e conquistar mais jobs
17:40 às 18:10

Como a Inteligência Artificial pode auxiliar nos testes de software

Arthur Ordones Bueno

Novas metodologias e práticas de desenvolvimento de software revolucionaram o mercado, e com elas nasceu uma nova pressão no controle da qualidade. A cada nova entrega dentro do ciclo iterativo nós testadores precisamos criar novos cenários, atualizar os testes de regressão que foram impactados, criar e/ou atualizar a automação e finalmente executar os testes para garantir o funcionamento da nova funcionalidade e do sistema como um todo. E a cada nova iteração o trabalho aumenta. Nessa talk a ideia é instigar e trazer uma visão geral do que já existe hoje de tecnologia baseada em IA para testes (Retest, SpiraTest, TestCreation), exibindo POCs que podem nos auxiliar no dia a dia.

18:15 às 19:05

Keynote | Engenharia de Dados: porque essa disciplina é crucial para o futuro da Ciência de Dados

Fabiane Bizinella Nardon
A Ciência de Dados está causando uma grande revolução nos serviços e no processo de tomada de decisões. Grandes investimentos em inteligência artificial resultaram em grandes avanços nessa área. Porém, a qualidade do resultado dos algoritmos de IA está intrinsecamente ligada à qualidade dos dados dos quais eles se alimentam. O grande gargalo para aplicação de Ciência de Dados de forma escalável é a dificuldade de obter, tratar, transformar e entender os dados coletados. Esta é a missão da Engenharia de Dados. Nesta palestra, vamos entender o que exatamente é Engenharia de Dados, quais os processos e técnicas envolvidas, e porque precisamos investir nessa disciplina para termos um futuro melhor e mais seguro na utilização de Ciência de Dados.
19:05 às 19:20 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUARTA


Indefinido

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização