TDC FLORIANÓPOLIS ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha WEB E FRONT-END

Front end and beyond: let´s create the future?

O Front-end engloba diversas tecnologias, responsáveis pela interface e apresentação do site ou sistema, utilizando de técnicas de usabilidade e acessibilidade, sendo umas das partes mais importantes do desenvolvimento.

Venha participar e acompanhar palestras que tratam de temas diversos ligados a esta área.

Conheça as tecnologias, novidades e ferramentas que podem ajudar na produtividade e desenvolvimento, aprimorando seus conhecimentos e facilitando a vida do desenvolvedor.

Data

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

09:00 às 13:30h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento

Neste keynote de abertura, no palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:00

Monorepos com nx.dev - Compartilhando códigos entre aplicações Angular e React

Raí Siqueira

Uma apresentação sobre como ter várias aplicações em um único repositório e qual a vantagem de compartilhar códigos entre elas de maneira escalável, vamos criar duas aplicações, Angular e React e compartilhar códigos entre as mesmas.

Nx é um conjunto de ferramentas para o desenvolvedor onde ajuda o mesmo a criar aplicações monorepo como Google, Facebook e Microsoft fazem em grandes projetos.

10:05 às 10:35

RA e Javascript, deu match?

Rafaelly Gruber Schoeffel

Realidade aumentada na web agora é uma realidade com a biblioteca AR.js que já tem mais de 13.000 estrelas no Github. É possível fazer isso em 10 linhas de código HTML inclusive. Mas como ela funciona e quais são as possibilidades?

10:40 às 11:10

NativeScript para aplicações Mobile nativas com Vue.js

Erick Eduardo Petrucelli

Frequentemente, desenvolvedores Web precisam também desenvolver aplicações Mobile. Alguns acabam naturalmente adotando uma abordagem híbrida com o Cordova, por exemplo, dependendo de WebView para exibir a interface. Outros vão direto para o React Native, muitas vezes como se fosse a única opção. Mas é possível usar Vue, um framework JavaScript progressivo muito utilizado no desenvolvimento Web, também para criar aplicações Mobile verdadeiramente nativas e multiplataforma, compiladas com elementos de interface nativos Android e iOS, sem camadas intermediárias entre o app e o SO! Nesta talk, veremos o NativeScript, plataforma versátil que suporta Vue, Angular e até mesmo JavaScript puro.

11:15 às 11:45

Módulos e Clean Architecture - Como organizar seu código

Luiz Henrique Nascimento dos Anjos

Existem várias formas de organizar o código de uma aplicação front-end. Alguns frameworks são mais opinativos e outros deixam a decisão com quem vai desenvolver a aplicação. Pensando em facilidade de manutenção, facilidade para adicionar mais funcionalidades e na experiência de quem vai trabalhar com o código, vamos conversar sobre quais os critérios para definir essa estratégia e como a modularização pode ser um bom ponto de partida.

11:50 às 12:55

Performance em aplicações Front-end. Quais são os erros mais comuns e os pontos de atenção ao desenvolver grandes aplicações Front-end.

Painel Digital da Trilha Web-Front / End

Painelistas: Patrick da Silveira Porto, Gustavo Oliveira, Afonso Delgado Soares de Souza, William Grasel e Guilherme Scotti

13:00 às 13:50 Keynote de almoço

Keynote será apresentado no palco da Stadium.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha WEB E FRONT-END


Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização