TDC CONNECTIONS
CRIANDO SOFTWARE EM UM MUNDO CONECTADO

TRILHA DIVERSIDADE

Conecte-se com o mundo da diversidade!
Você sabe que os temas diversidade, inclusão e equidade estão aí para ficar, né? Conforme vemos o mundo evoluir temas críticos que antes não eram tão falados ou priorizados pelas empresas e pela sociedade começam a se tornar pauta de diretores e governos. Diversidade é um desses temas!! Diversidade faz parte de diversas pautas, incluindo a agenda ESG, tão relevante no mercado mundial. Trazer diversidade para a empresa significa torná-la mais inovadora, mais próxima da sociedade e, com certeza, mais humana! A nossa trilha de diversidade é um marco importante ao começar 2023 conectando as pessoas para criar cultura, liberdade e pluralidade. Bora entrar nessa?

Data e Local

Quarta-feira, 22 de Março de 2023

09h às 19h

ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Investimento

Community Pass

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Horário Conteúdo
10:00 às 10:05 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:05 às 10:40

Lições de liderança feminina: Sobre o ?equilíbrio? trabalho-família

ISABELA GAYNO

Quantas vezes você se lembra de ter tido uma grande ideia no trabalho, mas recuou de se posicionar para não parecer ?impositiva?? E aquela vez em que você defendeu seu ponto de vista, e a viu ignorada e depois ouviu elogio quando um colega ofereceu uma ideia semelhante? E quando foi a última vez que você dormiu e pensou: ?Se eu estivesse na estratégia, estaria melhor?? Se essas perguntas ressoam em você, provavelmente assim como eu, é hora de assumir o controle de sua carreira e viver a vida sabendo que existe uma coisa que ninguém tira de você ?a escolha?. Se abraçou uma oportunidade, quais são as estratégias ser criadas para não colocar em risco o equilíbrio?

10:45 às 11:20

Inclusão e diversidade de propósito

Amanda Carneiro de Miranda Muller

Os perfis de profissionais que procuram a tecnologia e buscam se desenvolver na área foram sendo moldados pelo mercado cada vez mais a modo de se aproximar de um perfil específico. A grande questão sobre ambientes homogêneos e o desenvolvimento de tecnologias é que cada vez mais os produtos oferecidos, ficam limitados a visão de um pequeno e seleto grupo. Todo mundo já se sentiu deslocado alguma vez na vida. agora fazer parte de um grupo minoritário faz com que você se sinta deslocado quase que em uma base diária, a única forma de mudar isso de verdade é intencionalmente tornar os ambientes mais inclusivos.

11:25 às 11:40

Nós, robôs: uma história sobre Open Source e IA

Ricardo Martinelli de Oliveira
Para levar a tecnologia a um novo patamar, temos que levar em conta o que fizemos no passado. A evolução é natural, mas a colaboração é um motor principal para evoluir mais e melhor. Com a IA não é diferente. Preparem-se para ouvir uma breve história sobre o que podemos fazer em colaboração, através do Open Source, para atingir patamares mais elevados.
11:45 às 12:20

Diversidade de forma estratégica! Como trazer na sua organização?

Jéssica Ferrari / Alaíde Nepomuceno

Apesar deste tema ser super difundido, muitas organizações não sabem ainda como melhorar sua diversidade, afinal, apenas campanhas de marketing internas, externas ou onboardings contendo este assunto, não atingem de forma aprofundada. A diversidade tem que estar aplicada desde a estratégia até a operação! Ela precisa estar na meta das organizações de forma aprofundada, não apenas assegurando por exemplo que preenchemos tantas vagas afirmativas, muito alem disso.

Aqui, vou falar um pouco sobre como podemos fazer essas análises e ajudar a organização como um todo, ser mais diversa a partir da estratégia.

12:25 às 13:55 Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

14:05 às 14:40

Diversity washing - O que é e como evitar essa prática?

Felipe Oliveira

Você sabe quando aquela empresa fala bastante de sustentabilidade, mas nunca teve uma única ação sobre o tema? Isso acontece também no ramo da diversidade, inclusão e acessibilidade, ao usar esses tópicos como jogada de marketing, e não como compromisso. Nessa palestra, vou te explicar esses conceitos, como identificar essa má prática e como evitá-la na sua empresa.

14:45 às 15:20

Os desafios das mulheres nas organizações

Iris de Cássia

Vamos conversar sobre Mulheres nas organizações no Brasil e em alguns países ao redor do mundo. Quais os números, impacto que geram, quais os incentivos (ou a falta deles) para que tenhamos mais presença feminina nas áreas de gestão? Quais os maiores desafios que elas ainda enfrentam? Traremos dados e vamos gerar reflexões importantes para contribuir com a renovação da mentalidade e da realidade das empresas em relação a ter e incentivar mais mulheres, inclusive as transgêneros, a ocuparem cargos, principalmente na tecnologia, nessa área ainda tão restrita à elas!

15:25 às 16:00

A diversidade e inclusão como ferramenta de aprimoramento de uma equipe Ágil na prática.

Andreia Paulina Michaelsen Mendonca / Mariana Brito Rodrigues

O quanto a diversidade impacta em um time e o quanto entrar em um time pode impactar o cotidiano de uma pessoa neurodiversa? Quando discutimos sob diversidade em muito se fala sobre inclusão, mas quais os efeitos práticos e benefícios para a equipe? A palestra busca conversar sobre a diversidade nos times e sua integração, narrando experiências espelhadas (Um Scrum Master dentro do time integrando uma pessoa autista a corporação). Através da metodologia Ágil, como a diversidade de pensamento e inclusão (muitas vezes vista como um trabalho a mais), pode beneficiar uma equipe pensando na velocidade das mudanças tecnológicas e demandas corporativas do mundo moderno.

16:05 às 16:40

Diversidade é minha responsabilidade? Como GARANTIR um time diverso!

Naty Lima

Diversidade já é um tema de extrema importância e cada vez mais popular no mercado de trabalho e vai muito além do respeito e da aceitação das diferenças. Uma empresa com representatividade tem mais oportunidades de se destacar e alcançar melhores resultados.

Mas como garantir uma estrutura de equipe diversificada? O que preciso saber para colocar esse conceito realmente em prática? E quais são as minhas responsabilidades como integrante e principalmente como líder?

Neste bate-papo você vai entender os principais conceitos que envolvem o tema de diversidade e quais ações podem te ajudar a garantir um time diverso.

16:45 às 17:15 Networking e Visitação a Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

17:20 às 18:20
18:20 às 18:25 Encerramento da trilha

Os coordenadores fazem um breve encerramento com agradecimentos.

Programação sujeita a alterações

Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização