TDC CONNECTIONS
BUILDING SOFTWARE IN THE CONNECTED WORLD

TRILHA STADIUM QUARTA

Date and Place

Wednesday, March 22, 2023

09h às 19h

REMOTE ACCESS WITH ONLINE BROADCAST

Investment

Community Pass

Schedule / Talks Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Time Content
07:45 to 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 to 09:40 Opening of the event and mini keynotes

Abertura do evento com Bruno Souza e Júlio Matos e mini keynotes com:
Luis Leão da Twilio e Lucas Leung da Oracle

09:45 to 10:00

Futuro e Inteligências Artificiais: Como será o futuro apoiado pela OpenAI?

Alexandre Santos Costa

(online)

O ChatGPT dominou a mídia recentemente por ser algo, até então, do imaginário humano. Uma interface conversacional que entende contexto, linguagem natural e capaz de gerar conteúdo, não só textual, mas até mesmo códigos de programação. Legal né?! Mas, então o que podemos esperar daqui para frente? O que a OpenAI pode fazer por nós e por nossos negócios e como será o mundo onde seremos empoderamos pela inteligência artificial?
10:05 to 10:40

Clean Code no Front-End

Matheus Rian de Souza Silva

Abordaremos a importância da escrita de código limpo e organizado no desenvolvimento de aplicações front-end.

Vamos discutir práticas e técnicas para escrever código de maneira clara, legível e fácil de manter. Além disso, também iremos destacar a importância da documentação e da colaboração entre equipes no desenvolvimento de software de qualidade.

O objetivo é ajudar os desenvolvedores a criar soluções de software robustas e escaláveis que possam ser facilmente mantidas e atualizadas ao longo do tempo.

10:45 to 11:20

Adotar o ágil sem falar de ágil - Benefícios de uma abordagem "No Names"

Felipe Cholla

O objetivo dessa apresentação é criar nos espectadores a reflexão de como ouvir alguém falar de um determinado tema incessantemente pode ser algo chato e que cria aversão naquele que deveria ser o interessado pela informação. Durante meu anos de experiência em liderança de equipes ágeis, pude aprender que ninguém gosta de ficar a todo momento alguém falar de frameworks, guides, e agilidade como um todo e que isso, além de ser extremamente chato, cria resistência nas pessoas em adotar aquilo que esta sendo proposto e antipatia pelo agilista que está tentando introduzir as práticas. Uma abordagem cadenciada e sem referencia a terminologias contribui para que a jornada seja mais interessante.

11:25 to 11:40

Nós, robôs: uma história sobre Open Source e IA

Ricardo Martinelli de Oliveira
Para levar a tecnologia a um novo patamar, temos que levar em conta o que fizemos no passado. A evolução é natural, mas a colaboração é um motor principal para evoluir mais e melhor. Com a IA não é diferente. Preparem-se para ouvir uma breve história sobre o que podemos fazer em colaboração, através do Open Source, para atingir patamares mais elevados.
11:45 to 13:15 Intervalo para almoço

An excelent opportunity for all people in the event to interact and exchange ideas. Collaborators, sponsoring and supporting companies, speakers and technical committeé.

13:25 to 14:00

strateegia, do caos criativo ao design system: como produtos digitais evoluem sem perder a identidade

Luiz Barros / Nathália Cruz Farias

Aprenda como criar uma estrutura sólida e coesa para seu produto digital com o uso de um Design System. A conversa abordará como a construção de um DS para seu produto pode ajudar a garantir a consistência visual e na experiência do usuário ao longo do tempo, além aumentar a eficiência do seu time de design e de desenvolvimento.

14:05 to 14:40

Previsão de Pacientes Internados para Otimização de Escala no Hospital

Leticia Croffi

O dia a dia em um hospital costuma ser agitado, os pacientes internados necessitam de muita ajuda e cuidado. O planejamento e a gestão da escala são essenciais, mas muitas vezes, o número cada vez maior de colaboradores com alta rotatividade, a variação do fluxo de pacientes e o crescimento do hospital, são fatores que dificultam ainda mais a tomada de decisão. Como solução, apresentamos o projeto desenvolvido para 3 hospitais na AWS: um modelo de previsão de série temporal para a quantidade de pacientes internados, que dimensiona a escala para um otimizador, considerando diversos fatores como assiduidade, banco de horas, férias, licenças, plantões 12 x 36 e regras de segurança assistencial.

14:45 to 15:20

Testando qualidade de código, segurança, performance e vulnerabilidade fim a fim em clusters de Kubernetes (EKS)

Daniel Abib / Ricardo Tasso Ribeiro

Interessado em entender como os testes de código estático, dinâmico, bugs, performance e outros cenários de qualidade acontecem em soluções desenvolvidas em Kubernetes (Amazon EKS)? Nesta sessão iremos mostrar um pipeline de entrega contínua aonde diversas fases de testes são executados visando a entrega com qualidade de containers de microserviços.

15:20 to 15:55

Libere o deploy na sexta! 5 dicas de um sistema real para criar seus testes de integração com API externas

Pedro Cavaléro

Seu chefe pediu pra subir aquela feature na sexta e você não confia na API externa? Precisa criar testes de integração com API de terceiros? Veio ao lugar certo! Garanta seu final de semana com essas 5 dicas para testes de integração retirados de um sistema real!

16:00 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

Analisando o comportamento de aplicações: Os 3 pilares usados pelas maiores empresas do mundo para fazer observabilidade

George Tavares

Nessa palestra apresentarei traces distribuídos , como ocorre a comunicação entre os diversos microserviços, como correlacionar os logs das aplicações com o trace além de observar métricas de uma forma unificada em um dashboard. Usarei como estudo de caso a ingestão de dados usando opentelemetry para a stack de observabilidade da elastic e como o kibana (dashboard da elastic) apresenta essas informações..

17:05 to 17:40

Comunicação assíncrona com RabbitMQ: boas práticas, desafios e oportunidades

Janael Pinheiro

A divisão de grandes sistemas em micro serviços só é possível devido à comunicação entre eles. Garantir uma comunicação confiável, tolerante à falha e resiliente é um desafio enorme. O RabbitMQ é um das soluções mais utilizadas para comunicação assíncrona entre micro serviços. O RabbitMQ deixa muitas responsabilidades para os desenvolvedores em relação à comunicação. Nesta palestra são discutidas boas práticas da comunicação assíncrona via RabbitMQ, desafios e as suas soluções, assim como escolhas a serem evitadas. Também serão apresentados códigos nas linguagens Python, Go e Java com exemplos de implementações dos conceitos abordados na apresentação.

17:45 to 18:20

Cobol, Wi-fi e Apollo 11: O que eles têm em comum?

Karen Tabatini

Grace Hopper, Hedy Lamarr, Katherine Johnson e Ada Lovelace. Nomes talvez desconhecidos pelo publico em geral, mas e se falarmos sobre a obra ao invés do artista citando Cobol, Wi-fi, Missão Apollo 11 e o primeiro programa computador todos reconhecerão. Essa palestra trará uma pitada de história com um olhar sobre as características femininas e como elas ajudam a inovação e a formação de lideres inspiradores.

18:25 to 19:00 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Schedule subject to change

Technical Committee TRILHA STADIUM QUARTA

Sponsors

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização