TDC CONNECTIONS
BUILDING SOFTWARE IN THE CONNECTED WORLD

TRILHA STADIUM QUINTA

Date and Place

Thursday, March 23, 2023

09h às 19h

REMOTE ACCESS WITH ONLINE BROADCAST

Investment

Community Pass

Schedule / Talks Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:
Time Content
07:45 to 08:55 Recepção dos Participantes
09:00 to 09:40 Opening of the event and mini keynotes

09:00 - Abertura do evento com Bruno Souza e Júlio Matos

09:30 - Mini keynote com convidado especial:
Case Porto Digital
Pierre Lucena, presidente da Porto Digital

09:45 to 10:00

Como enviar mensagens de texto ricas pelo WhatsApp utilizando APIs da Twilio

Gabriel Bolzi de Souza
Abordaremos o uso da nova "Content API" da Twilio, que permite o envio de mensagens com conteúdo rico, incluindo cards, botões, listas e imagens de forma automatizada, permitindo também o gerenciamento programático das solicitações de aprovação dos modelos de mensagens pela Meta.
10:05 to 10:40

Neurociência: contribuições do seu cérebro para a inteligência artificial

Ana Ribeiro

Já parou para pensar como os sistemas aprendem e como conseguem lidar com dados de uma maneira aparentemente orgânica? É justamente nessa pergunta que conseguimos inserir a Neurociência e as investigações de como se dá o aprendizado, mostrando o quanto a neurociência inspira a inteligência artificial, essencialmente no machine learning. Para isso, você irá conhecer mais a fundo o seu cérebro humano, entender as similaridades com os algoritmos de aprendizagem de redes neurais e compreender como estudiosos matemáticos, fisiologistas e profissionais de tecnologia conseguiram decifrar o órgão como uma máquina a ser aliada à lógica de desenvolvimento computacional.

10:45 to 11:20

Microfrontends: agregando valor ou complexidade?

Yan Guimarães

O que são os microfrontends e por quê parte da comunidade considera essa arquitetura a bala de prata do desenvolvimento front? Vamos responder essa pergunta e entender em quais cenários vale realmente a pena usar microfrontends e em quais cenários você estará criando um problema para sua equipe de desenvolvimento.

11:25 to 11:40

Love Code: engajando comunidades técnicas.

Valter Pereira Silva
Vamos nessa palestra falar sobre técnicas, ferramentas e processos para engajar e crescer uma comunidade técnica usando como exemplo a Hot Hackers, comunidade de pessoas desenvolvedoras da Hotmart.
11:45 to 13:15 Intervalo para almoço

An excelent opportunity for all people in the event to interact and exchange ideas. Collaborators, sponsoring and supporting companies, speakers and technical committeé.

13:25 to 14:00

Serveless, as vezes o barato sai caro: A importância do OpenSource para sua estratégia multicloud

Pedro Christo / Gustavo Alves

Descubra como evitar o lockin de serviços na hora de criar a arquitetura da sua aplicação. Os SDKs facilitam a sua vida mas te predem aos cloud providers ao longo prazo. Os sistemas devem ser projetados de forma a serem entregues em qualquer cloud providers e ter o melhor custo benefício possível.

14:05 to 14:40

Os desafios da experiência do usuário no Metaverso e seus impactos sociais.

Flávia de Melo Negrão

O Metaverso propõe experiências imersivas aprimoradas que irão trazer novos elementos para as interações. As interações passam a ser tridimensionais, contando com posição e orientação, além de reconhecimento de voz, apontar e clicar. Com isso novos desafios são criados para os designers da experiência em termos de acessibilidade, equidade e impacto social. Quais os impactos sociais que o Metaverso poderá trazer para educação, saúde? Quando ele será economicamente acessível a todos?

14:45 to 15:20

3 elementos fundamentais sobre segurança de API

Silvio Lima de Morais

Entenda os 3 aspectos fundamentais da segurança de API que são de responsabilidade do desenvolvedor. Você conhece o usuário? Quais ações ele pode executar? Quais dados ele pode acessar?

15:20 to 15:55

Existe QA no mundo de dados?

Djulienne Louise Zamariolo Zanella

Sabemos que a qualidade é importante e essencial em todas as áreas, entretanto você já parou pra pensar em testes de qualidade relacionados aos dados do seu processo? Atualmente houve uma alta desse assunto no mundo tecnológico e com isso vem as dúvidas de como integrar a qualidade. Nessa palestra vou mostrar os passos para essa integração e como ela contribui para melhora do processo.

16:00 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

Como a inteligência coletiva pode potencializar a aquisição do seu produto

Mario Januario Filho

A inteligência coletiva pode melhorar muito a eficiência da sua equipe ou empresa na busca por um produto atrativo. Através de reflexões, exemplos e bibliografias, nesse papo compartilho um pouco dos aprendizados que reuni ao longo do tempo sobre como a colaboração está diretamente ligada a resolução de problemas.

17:05 to 17:40

Flight Levels num banco digital ? Um case na prática

Andresa Leal / Henrique Fernandes Gonçalves

Você lê e ouve falar de Flight Levels, mas não sabe como iniciar e aplicar na prática? Então conheça como foi o início do processo de implementação do Fligth Levels num banco digital, entendendo os obstáculos encontrados; problemas resolvidos, soluções aplicadas, aprendizados, o que deu certo e o que não deu; estratégia de comunicação para replicar o experimento para demais áreas da companhia, indicadores utilizados, feedbacks coletados e como estamos mantendo o assunto após implementação.

17:45 to 18:20

Testes de microserviços com Trace-based testing

Daniel Baptista Dias / Matheus Nogueira

Arquiteturas distribuídas envolvendo vários microserviços são complexas por natureza. E testar uma operação que envolve multiplos serviços demanda muito esforço. Principalmente para identificar a razão da falha do teste.

Nessa palestra, vamos mostrar como é possível utilizar ferramentas open-source para testar o funcionamento de todos os serviços envolvidos utilizando os dados de telemetria emitidos pelos microserviços.

18:25 to 19:00 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Schedule subject to change

Technical Committee TRILHA STADIUM QUINTA

Sponsors

Diamond


Gold


Silver



Programa Mais Diversidade

Microsoft

Instituição Parceira

UniBh

Realização