TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Acessibilidade Remover barreiras, conectar pessoas, queremos criar pontes para a igualdade.

A acessibilidade digital visa eliminar barreiras no acesso a produtos, serviços e outros recursos tecnológicos, permitindo que pessoas com deficiência tenham os mesmos direitos e condições de autonomia das demais pessoas.

Em um país onde quase 25% da população tem algum tipo de deficiência que pode impactar seu acesso a conteúdos digitais, a acessibilidade não é mais um diferencial para as empresas de tecnologia, mas um direito de todo cidadão, que ganhou maior respaldo após a Lei Brasileira de Inclusão.

Nesta trilha serão apresentados estudos e cases sobre a acessibilidade digital, desde boas práticas para programação até aplicações das mais diversas áreas.


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 WCAG 2.1
Reinaldo Ferraz
As WCAG são as principais diretrizes que orientam como tornar páginas e aplicações Web acessíveis para pessoas com deficiência. Em 5 de junho de 2018 foi pubicada a versão 2.1 desse documento. Nessa palestra a audiência vai conhecer as principais novidades das versão 2.1, que abordam interfaces de toque, reorganização de conteúdo, interações em animações e muito mais.
11:10 às 12:00 Tornando seu app disponível para milhares de pessoas através da acessibilidade
Daiane Freira Santos / Gisely Lucas

Com o objetivo de conscientizar as pessoas da comunidade do problema de não criar software inclusive e demonstrar exemplos de sua utilização. Através dessa palestra desejamos que os os profissionais da tecnologia presentes entendam a necessidade do desenvolvimento de software acessível e do seu público atual de aproximadamente sete milhões de pessoas no brasil e mais de duzentos e quarenta milhões de pessoas no mundo, o impacto dessa inclusão e como solucionar esse problema.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Acessibilidade em Android: Dicas práticas de como deixar seu app acessível
Paula Caroline da Rosa

Como um usuário com deficiência visual irá usar o seu aplicativo? Como que você pode adaptar qualquer aplicativo para ser acessível? Chegou a hora de entender como você pode, com simples ajustes, tornar um aplicativo acessível, mesmo que ele ainda não ofereça nada de acessibilidade.

14:10 às 15:00 Todo mundo merece viajar mais - Case de acessibilidade da MaxMilhas
Luiza Guerra

Cerca de 24% dos brasileiros declararam ter alguma deficiência de acordo com o Censo 2010. São 45 milhões de pessoas aproximadamente que, todos os dias, enfrentam dificuldade de acesso. A MaxMilhas acredita que TODO MUNDO merece viajar mais e, com base nesse propósito, pretende garantir a autonomia de compra de passagem aérea em sua plataforma. Conheça o case de acessibilidade e como a empresa participou de mais de 2,5 milhões de viagens.

Desenvolvendo Apps Acessíveis com React Native no Nubank
Erick Mattos / Ana Luisa Bavati

Acessibilidade: Primeiros passos

  • Entendendo acessibilidade
  • Design acessível
  • Design universal

Acessibilidade e Projetos

  • Importancia
  • Técnicas

Mapa de acessibilidade

  • O que é
  • Como usamos
  • Benefícios

React Native

  • Desenvolvendo apps acessíveis
  • Exemplos de códigos
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes de Acessibilidade - Porque todos tem direito à qualidade
Luan Linares
Embora esteja em crescimento no Brasil, os testes voltados para acessibilidade são um mundo desconhecido para empresas e profissionais. O intuito dessa palestra é clarear a mente, abordando alguns conceitos e boas práticas no teste de acessibilidade, elevando a qualidade do nosso software e o tornando tangível a todos, independente de sua deficiência.
Acessibilidade Cloud-Powered (Cloud-Powered Accessibility)
JACKSON DINAJAR SARAIVA FEIJO FILHO

Como os projetos de acessibilidade podem utilizar toda a força da nuvem? Nessa palestra, vamos conversar sobre as cloud-technologies podem ajudar na criação de soluções de acessibilidade, pensando na omnicanalidade de serviços cognitivos.

16:40 às 17:30 Signa - Cursos para Surdos
Icaro Rezende / Flavio Gava Milani

A Signa prepara surdos para o mercado de trabalho através de uma plataforma de cursos online construídos em Libras e com legendas! Criamos dois cursos: HTML e FrontEnd em Libras para os surdos.

Artefato para Representação Interativa de Conhecimento Inclusivo
Renan P. Binda
Apresenta-se na palestra um artefato que foi elaborado para representar de forma visual e interativa diretrizes de recomendação em acessibilidade. O artefato é uma sistematização dos procedimentos centrados no usuário e nos processos interativos abordando a dimensão comunicacional e estética para projetação. Dessa forma, será mostrado as etapas da aplicação do artefato e os resultados desta aplicação, ou seja, os métodos e técnicas utilizados para traduzir um conjunto de diretrizes em um aplicativo para dispositivos móveis direcionado a designers e conteudistas.
17:40 às 18:30 Corações da Lila: um jogo sobre acessibilidade e inclusão
Larissa Yasin Gonçalves / Isadora Giongo Brandalise

A utilização de jogos é uma alternativa lúdica para introduzir novos conceitos em uma equipe. Pensando nisso, desenvolvemos o Corações da Lila, um jogo de cartas print&play para conscientização em relação ao dia-a-dia de pessoas com deficiência (PCDs). Para aprender como aplicar na sua equipe e descobrir quem é a Lila, venha jogar com a gente!

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Renan P. Binda
Renan P. Binda
LeFul Design House

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet