TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design de Código Desenhando seu código para excelência.

Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso não apenas porque achamos bonito (e, sim, achamos) ou porque somos apaixonados por isso (e, sim, somos), mas porque temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos.

Saber pensar sobre o design do código faz a diferença entre ser restrito a uma linguagem ou framework e ser um desenvolvedor de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa. Aprender uma sintaxe nova é fácil, o que tem valor mesmo para nossas carreiras é saber escolher o caminho certo para resolver cada tipo de problema.

Tópicos a serem cobertos, escolhidos por seu impacto em Design de Código:

    - Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc
    - Domain Driven Design
    - Test Driven Design
    - Event Sourcing
    - Reactive Programming
    - Linguagens estáticas vs dinâmicas
    - Design patterns
    - Técnicas de refactorings e redesigns

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Controlando o tempo com Event Sourcing e Typescript
Lucas Santos
Você já pensou em controlar cada aspecto de sua aplicação? Poder voltar no tempo e desfazer o que foi feito sem nenhum problema? Corrigir erros e bugs em um piscar de olhos? Então provavelmente o Event Sourcing é o que você está procurando, e ele fica ainda melhor quando usamos Typescript!
11:10 às 12:00 Aprendendo conceitos de S.O.L.I.D. com as músicas do Tim Maia
Jéssica Félix

SRP,OCP,LSP,ISP, DIP....para uma pessoa programadora iniciante, pode ser complicado conseguir interpretar todas estas siglas (e mais importante - entender sua correta aplicação), já que algumas vezes, as explicações muito técnicas tornam tudo nebuloso. Que tal sair da palestra com pelo menos essas 5 siglas na mente, com a clareza e o brilho do cristal?

12:10 às 13:00 Performance é feature
Antonio Maniero
Performance é uma característica importante. Ela é fundamental para eXperiência de Usuário e representa redução de custos e simplificação de arquitetura em muitos casos. Todos sabem que não devemos fazer otimizações prematuras, precisamos entender onde devemos investir nosso tempo para obter os melhores resultados. A palestra mostrará a necessidade de colocar a performance como requisito funcional do software, e as decisões que você deverá ou poderá fazer para atingir os melhores resultados. Junte-se a um consultor de performance nesta jornada pela eficiência.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Legibilidade de código não é perfumaria
Ariane Izac / Alessandra Sayuri Kajihara
Pensar em legibilidade vai além de ter simplesmente um código "bonitinho", é otimizar uma análise e entendimento e principalmente a evolução dele. Trabalhando em um piloto de automação de testes de software percebemos na pele a importância de seguir boas práticas de escrita de código e como construções ruins oneravam nosso entendimento na análise\refactoring desses testes. A ideia é trazer dicas de boas práticas que deixarão seu código mais claro e efetivo, baseado no aprendizado que tivemos com pontos que “dificultavam nossa vida”.
Threat Modeling: como não deixar segurança apenas para o final?
Thaiane Braga / Ruan Victor Da Paixão Silva
Você já tentou conversar sobre segurança com sua equipe incluindo o pessoal de negócio? Geralmente não sabemos por onde começar. É incontestavel a necessidade de manter sistemas seguros e os impactos altos por cada falha de segurança explorada, entretanto, identificar as vulnerabilidades e prioriza-las junto com o desenvolvimento do produto parece sempre muito difícil. O Threat Modeling possibilita uma conversa dinâmica e interativa com foco em segurança adequado para o seu projeto. De uma forma simples, é possível identificar e priorizar quais são as vulnerabilidades mais severas no sistema e como mitigá-las.
15:10 às 16:00 Fazendo as pazes com projetos legados
Matheus Hernandes
Todo mundo já tocou em um projeto legado. Se isso não aconteceu com você, sinto muito, um dia vai acontecer e é melhor que esteja preparado. Styleguides, TDD, CI, CD, políticas de código e mais - tudo isso é possível. Seu projeto tem salvação, não desista ainda! Bora ver como tirar esse trem da lama juntos!
Object Calisthenics: 9 regras para melhorar seu código
Jessica Zanelato Soares

Escrever código de fácil manutenção, compreensão e alto índice de testabilidade é o desafio de qualquer programador. Object Calisthenics é uma série de boas práticas que se aplicadas diariamente permitem atingir estes objetivos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aggregates, desafio tático na utilização de Domain Driven Design
Thiago Almeida de Souza Weber / Eduardo Filipe Gomes
O design técnico de um agregado dentro de uma modelagem tática com Domain Driven Design é um dos maiores desafios na transformação do negócio em código. Normalmente tendemos a cair em certas armadilhas comuns que podem impactar diretamente em performance e escalabilidade. Iremos explorar algumas técnicas de modelagem e seus prós e contras focando em reais e necessidades e consistência no domínio de negócio.
17:40 às 18:30 Functional Domain Driven Design
Guilherme Pohlmann Da Rosa / Fabrício Rissetto

Um dos pensamentos que domina a mente de muitas pessoas quando se fala de programação funcional é acreditar que o paradigma é excludente às práticas de orientação à objetos que já conhecemos. Quando, na verdade, a união dos dois pode nos trazer ainda mais vantagens. Nessa apresentação queremos desmistificar esse pensamento e mostrar que sim, é possível utilizar as duas práticas em conjunto para construir aplicações de alta qualidade. Descubra como trouxemos para dentro do DDD, design conhecido por ser extremamente orientado à objetos, elementos funcionais como Monads, Imutabilidade e Higher Order Functions, construindo um dominio 100% puro.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 27 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenhando seu código para excelência.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alessandra Sayuri Kajihara
Alessandra Sayuri Kajihara
Analista de Testes
Antonio Maniero
Antonio Maniero
Jumbo Tecnologia e Gestão
Ariane Izac
Ariane Izac
Connectcom
Jessica Zanelato Soares
Jessica Zanelato Soares
Resultados Digitais
Matheus Hernandes
Matheus Hernandes
BackEndBrasil
Thaiane Braga
Thaiane Braga
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet