TDC BUSINESS
TECHNOLOGIES FOR TRANSFORMING BUSINESS

TRILHA ACESSIBILIDADE

Acessibilidade Digital: Transforme seu business e Empodere a Inclusão!

A acessibilidade digital vai além de uma mera preocupação, é um diferencial estratégico para os negócios. Ao tornar seus produtos e serviços acessíveis, você alcança um público maior e reforça seu compromisso com a inclusão e a diversidade.

Mergulhe nos princípios essenciais da acessibilidade e aprenda como aplicá-la, documentá-la e enriquecer suas estratégias, proporcionando experiências mais inclusivas e significativas para todos.

Lembre-se, a verdadeira transformação começa com uma simples decisão: tornar o mundo digital um lugar mais acessível e acolhedor para todos, e essa transformação pode começar através dos nossos produtos e serviços. Venha conosco nessa jornada transformadora!

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Date and Place

Wednesday, September 20, 2023

09h às 19h

REMOTE ACCESS WITH ONLINE BROADCAST

Schedule / Talks Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

10:10 to 10:25

Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

10:30 to 11:05

O que torna a web acessível? Um mergulho a fundo nos Princípios POUR

Vic Bevilacqua

Muitos conhecem as diretrizes e normas que direcionam a Acessibilidade no mundo digital. Você já se perguntou de onde elas vêm? Neste papo, vamos entender os quatro princípios POUR, criados pelo W3C e que orientam as diretrizes do WCAG.

Uma curiosidade? Eles podem ser aplicados em mais casos que você imagina (de verdade).

11:15 to 11:50

Acessibilidade para pessoas neurodiversas

Vitor David

Nesta apresentação exploraremos a importância da "Acessibilidade para pessoas neurodiversas". Abordarei temas de como criar um ambiente inclusivo, atendendo as necessidades cognitivas e promover a interação plena. Mostrarei que é fácil construir um produto digital que atenda as pessoas neurodiversas.

11:55 to 12:30

UX Research para melhorar a acessibilidade: Como a pesquisa pode ajudar a criar experiências inclusivas.

Marina Lourenço

UX Research pode ser utilizado para aprimorar a acessibilidade e criar experiências inclusivas. A apresentação explora como a pesquisa pode fornecer insights valiosos sobre as necessidades dos usuários com deficiência e como esses insights podem informar o design de produtos e serviços. Discutiremos os métodos e abordagens específicos da UX Research que podem ser empregados para garantir a acessibilidade, bem como as melhores práticas para envolver usuários com deficiência nos processos de pesquisa e design.

12:40 to 14:05

Intervalo para almoço

An excelent opportunity for all people in the event to interact and exchange ideas. Collaborators, sponsoring and supporting companies, speakers and technical committeé.

14:05 to 14:15

Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

14:15 to 14:50

Como passamos a documentar acessibilidade em nossos projetos de design

Juliana Gonçalves

Muito se fala que acessibilidade não deve ser vista como uma feature de produto que pode ser acrescentada no final do projeto, mas dificilmente as equipes têm conhecimento e preparo para incluir especificações focadas em acessibilidade desde o início da criação das telas. Nessa palestra vou abordar como criamos um padrão de documentação de acessibilidade ? a qual chamamos de handoff ?, como otimizamos o seu uso através da criação de componentes no Figma e como treinamos todas as equipes de designers da empresa para que estejam aptas a pensar produtos acessíveis em todas as etapas de desenvolvimento.

14:55 to 15:30

Acessibilidade no DNA do Software: Desenvolvimento com Foco na Inclusão

Eduardo Corrêa

Nesta palestra, vamos explorar como incorporar a acessibilidade no DNA do processo de desenvolvimento de software, ou seja, desde sua concepção. Com foco na inclusão, discutiremos as melhores práticas e estratégias para criar um software acessível desde o início do projeto. Descubra como identificar e superar os desafios comuns, adotar diretrizes de acessibilidade, testar e validar recursos para garantir uma experiência inclusiva para todos os usuários. Prepare-se para transformar sua abordagem de desenvolvimento e criar um impacto positivo, tornando a acessibilidade uma prioridade essencial em cada etapa do desenvolvimento de software.

15:35 to 16:10

Como e por que documentar a acessibilidade em um Design Handoff

Joanna Voloski

As documentações sempre estiveram presentes na minha atuação como designer, ao atuar focada em acessibilidade digital percebi que mais do que uma forma de orientação, o legado deixado pelas documentações se tornam também ferramentas educativas para os profissionais que vão consumi-la. Estamos sempre realizando estudos com o intuito de melhorar a experiência de nossos usuários e infelizmente, por vezes não adicionamos o usuário com deficiência nestes estudos e consequentemente nas documentações que repassamos ao restante da equipe. Documentar requisitos de acessibilidade nos faz estar mais atentos aos usuários além de gerar o início de um produto mais inclusivo com a colaboração de todo time

16:15 to 16:50

Criando experiências em sala de aula para mostrar a importância da acessibilidade

Marcelo Penha

Infelizmente, grande parte dos projetos de soluções digitais ainda são guiados pela cultura da atitude excludente: o desenvolvimento é voltado para uma ?pessoa padrão?, sem se considerar as diversidades sensoriais e funcionais. Um caminho para mudarmos esse cenário é incluir o tema acessibilidade na grade curricular das IES. Chegamos, então, a uma questão importante: como docentes podem criar experiências para estudantes com o objetivo de ampliar a empatia e, ao mesmo tempo, mostrar na prática a importância de se considerar a acessibilidade em qualquer projeto? Nessa palestra, vamos conhecer algumas dessas dinâmicas, e os resultados obtidos com os estudantes de Design da CESAR School.

16:55 to 17:25

Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

17:30 to 18:30

A importância da Acessibilidade para o Negócio.

Wellington Cruz / Danielle Falcão / Leandro Teixeira
Painel de Discussão desta Trilha
Schedule subject to change

Sponsors


Gold


Silver


Apoio e Apoio Institucional


Community Lounge


Impact Lounge



Realização