TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CARREIRA E MENTORIA

Reinvente-se! Elementos essenciais para seu processo de evolução profissional.
O mercado de tecnologia sempre foi reconhecido pela sua exigência e constantes mudanças. A nova nova realidade exige que os profissionais trabalhem competências em determinadas skills antes não consideradas essenciais. Você sabe o que é preciso para essa nova realidade? Aqui na trilha de Carreiras e Mentoria vamos te ajudar nesta jornada de adaptação.

Data

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020
a Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020

09h às 18h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Quarta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Será que o futuro irá aceitar o modelo de carreira linear?

Alejandra Nadruz

Todos estamos de acordo que o modelo de carreira linear na tecnologia precisa ser repensado, precisa ser redefinido, enfim, precisamos criar um novo modelo com aderência ao que as pessoas estão procurando. É se existisse um modelo baseado em People Analytics, Data, algoritmos e que leva em consideração as inteligências das pessoas?

11:25 às 12:20
13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

O futuro do trabalho essencialmente humano: inovação através de pessoas

Carolina Brand / Bruno Mayer

Enquanto algumas pessoas e organizações seguem céticas acerca do futuro do trabalho e o cenário que será vivenciado nos próximos anos, o que deixam de perceber é que este futuro já está em plena construção. Com barreiras para exercermos diferentes projetos e criarmos diferentes carreiras sendo ainda mais perenes, temos um novo e importante fator á ser observado. Como conseguiremos nos manter produtivos em um mundo de hiper conexões e automação?

Pensar em um futuro com tecnologia em cada processo, é também pensar que para sermos competitivos precisamos ser essencialmente humanos. Nossa tarefa é entendermos como sermos estratégicos e pensarmos em um arsenal de soft skill ainda mais mutáveis.

14:40 às 15:15

Como usar o LinkedIn a seu favor em sua carreira como Desenvolvedor?

Juliana Onofrio

É dev, mas não sabe como começar a usar o LinkedIn a seu favor? Venho aqui trazer dicas de como usei essa plataforma e como ela me trouxe, inclusive meu primeiro emprego como Desenvolvedora Java. Eu não imaginava que meu LinkedIn poderia ter tanta repercussão, eu simplesmente comecei a escrever e compartilhar minha rotina rumo a área de Desenvolvimento e de repente, tinham milhares de seguidores, venho aqui trazer para vocês dicas poderosas dessa ferramenta poderosa.

15:45 às 16:20
16:25 às 17:00

Carreira na Área de Dados

Solano Campos

Esta palestra lhe apresentará a área de dados e as diferentes carreiras que podem ser seguidas, explicando o dia a dia, os requisitos e como se desenvolver do zero para cada segmento, apresentando as diferentes ferramentas e materias disponíveis. Um conteúdo imperdível para quem quer conhecer um pouco mais sobre a carreira eleita por harvard como a mais "sexy" do século!

17:05 às 18:00

Técnicas para entrevistas. Como saber tudo sobre a empresa que quer te contratar.

Samantha Aparecida Destito Panizza / Camila Erika Arita / Taina Suelen de Carvalho
Painel Digital desta Trilha
Hora Conteúdo de Quinta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Capacidade de Adaptação - Entenda por que você precisa dela

Perla Grassmann Cenci / Luisa Escobar

Como as mudanças atuais impactam diariamente nossa forma de atuar e como esse novo cenário nos trouxe novas formas de se reinventar. O que existia há uma semana atrás, hoje talvez não faça mais sentido. Precisamos nos adaptar rapidamente e não perder o ?timming". Quais habilidades você precisa desenvolver para não perder sua essência e se destacar no mercado.

11:25 às 12:20
13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Lifelong Learning: pilares, métodos e pro tips

José Corrêa Viana

A aprendizagem contínua é mais que uma estratégia, é uma mudança de mentalidade. Como podemos nos beneficiar do Lifelong learning e de várias outras estratégias, como a prática deliberada, reskilling, upskilling e humildade intelectual? Como isso pode nos ajudar não só na área de tecnologia, como na nossa vida? Vamos bater um papo sobre isso?

14:40 às 15:15

MINDFULNESS ? A arte de viver o momento presente

Guayçara Gusmon Gonçalves

A pandemia afetou o modo de viver, trabalhar e se relacionar de todas as pessoas, trazendo diversas reflexões que se encontram em um ponto comum: permita-se viver o AQUI e o AGORA. A ameaça do vírus gerou ansiedade em alguns (excesso de preocupação com o futuro) e a depressão em outros (excesso do passado), quando vivemos o mindfulness nos permitimos experimentar um verdadeiro estado de autocontrole mental. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos comprovaram que aderir esta prática ajuda a melhorar nossos processos psíquicos, físicos, sociais, emocionais e o nosso foco. Nessa talk, trarei métodos de como praticar, que te ajudará a se desenvolver não apenas como profissional, mas como pessoa.

15:45 às 16:20
16:25 às 17:00

A transformação do plano de desenvolvimento individual em coletivo

Guilherme Viana C. Amorim

Ter um plano de desenvolvimento individual permite saber os próximos passos necessários para o crescimento profissional.

Se falar de carreira for um mito, vários problemas podem ocorrer: falta de oportunidades para trabalhar os itens necessários, estagnação, desmotivação e, em último caso, demissões.

E se transformarmos o PDI em coletivo? Nesse case, vamos ver como usamos princípios de agilidade, criando um ambiente de transparência e colaboração, compartilhando as metas individuais com o time. Uma mudança cultural, resultando em ciclos de feedback mais frequentes, maior engajamento do time e aceleração do crescimento profissional.

17:05 às 18:00

Competências essenciais para desenvolver sua Inteligência Emocional.

Eric Fer / Ari do Amaral Torres Filho / Maria Elena Medeiros Marcos
Painel digital desta Trilha
Hora Conteúdo de Sexta
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Developer Advocates, muito além de Arquitetos de TI

Armando Rogério Brandão Guimarães Junior

O papel de Advocates tem crescido nas grandes empresas de TI, eles já são encontrados no Google, IBM, Twitter, Oracle, Microsoft e também na Amazon com o nome de Technical Evangelist. Mas o que eles fazem? São Arquitetos? São gestores? São programadores? Venha entender um pouco sobre esse novo papel que tem surgido nas grandes empresas de TI.

11:25 às 12:20
13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Tribulações e aprendizados: como estou desbravando o mundo do Node.js

ALESSANDRO V DIAS

Eu trabalho com Java há mais de 20 anos (e com bancos de dados relacionais há ainda mais tempo) e este ano me coloquei em um desafio: aprender outra stack, levando todo o conhecimento que tinha, mas me dispondo a conhecer um outro mundo. E então o mais legal e interessante aconteceu, troquei de empresa e neste novo desafio uma nova oportunidade de aprendizado: como desenvolver em Javascript usando o Node.js, MongoDB, ElasticSearch, entre outros, tudo rodando no Heroku, ou seja, uma stack totalmente diferente e que me propôs muitos desafios com derrotas e vitórias. Gostaria de compartilhar com todos como a gente se coloca numa "encrenca" dessas com o objetivo de sempre crescer e aprender !

14:40 às 15:15

Advogada + Cientista de dados: Aprendizados de um caminho de reinvenção

Shaiala R. de C. Araujo Marques

Nos últimos dois anos, tenho tomado um novo caminho para minha carreira. Saí de uma posição em um jurídico de empresa de tecnologia para me envolver com questões técnicas de interpretações de dados jurídicos para aplicação em data science. Foram horas de novoas aprendizados, cursos, certificações. Mas neste caminho, aprendi que se reinventar é possível e que os desafios chegam para crescimento!

15:45 às 16:20
16:25 às 17:00

Como é a vida de um gerente de produtos freelancer

Cíntia Mara de Castro Ribeiro

Trabalhar como freelancer já é comum para desenvolvedores e designers, mas será que funcionaria para gerentes? Como um gerente de produto pode conciliar dois clientes de áreas completamente diferentes e ainda entregar um trabalho de qualidade? Será que esse modelo é adequado para qualquer momento de carreira? Precisa ter experiência prévia?

Essas são algumas das perguntas que eu me fiz quando comecei a considerar a possibilidade de trabalhar como freelancer pela Bossabox (ou prolancer, como costumamos chamar) e que quero responder para quem está inseguro se deve seguir esse caminho.

17:05 às 18:00

Anywhere Office é para todo mundo e é aceito em todo o mundo?

Fabiana Mello / Paulo Roberto Batista Junior / Tatiane Aguirres Nogueira / Érick Barbosa / Ruy Ronaldi Machado De Oliveira Junior
Painel Digital desta Trilha

Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CARREIRA E MENTORIA


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização