TDC PORTO ALEGRE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUINTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Data

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

E se fosse diferente?

Luciano Braga

Como o jantar poderia ser diferente? Como o seu currículo poderia ser diferente? Como o seu feed do Instagram poderia ser diferente? Como as roupas do seu armário poderiam estar organizadas de uma forma diferente? Como os móveis da sua sala poderiam estar distribuídos de um jeito diferente? Como o seu pedido de casamento poderia ser diferente?

A criatividade não é exclusiva para artistas, designers ou escritores. Por natureza somos seres criativos, mas vivemos em ambientes padronizados, que julgam as coisas feitas de outra maneira, e acabamos nos rendendo a modelos que são limitados. No entanto, assim como outras habilidades, a criatividade pode ser aprendida, estimulada e treinada, e perguntas como estas são um ponto de partida. Em vez de pensar em soluções extraordinárias, que tal pensar primeiro em como poderia ser diferente, e quem sabe se surpreender com o seu próprio poder criativo?

10:25 às 10:40

Zup Open Source

Jomar Silva
Vamos apresentar os 4 projetos Open Source da Zup, e falar como os desenvolvedores podem contribuir com os projetos.
10:45 às 11:20

O design e o processo: transformações que vão além do digital

Eluza Pinheiro
11:25 às 11:40

Shift left do Well-Architected Framework

Flávio Silva
Você conhece o conceito de Well-Architecture? Aprenda mais um pouco sobre esse podereso framework e como fazer o shif-left desse conceito.
11:45 às 12:20

APIs que protegem a privacidade: Um olhar sobre o papel das APIs para a LGPD.

Carlos Roberto Pinheiro

A LGPD entrou em vigor recentemente. AS APIs como ponto de externalização dos serviços da empresa para parcerios e clientes tem papel fundamental na proteção da privacidade. Iremos falar sobre este papel central das APIs na proteção da privacidade, o significado do privacy by design com os impactos da LGPD no design de APIs, apresentando um overview do que é necessário fazer em termos técnicos para adequar as novas entregas e o legado existente, passando por alguns DO's e DON'Ts e também por alguns pontos de discussão.  

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55

Agile Architecture na vida real

Odair Bonin
A transformação digital é um termo que traduz o mundo atual: nunca dependemos tanto da digitalização de produtos e serviços. A pandemia acelerou a necessidade de estarmos conectados, e por consequência acelerou a necessidade de termos processos de delivery mais rápidos e softwares mais resilientes. Como a arquitetura pode ajudar a acelerar a transformação digital e manter softwares cada vez mais resistentes?
14:00 às 14:35

Testando uma aplicação com Arquitetura Hexagonal e Spring Boot

Henrique Luis Schmidt

Arquitetura hexagonal é um padrão de projeto que tem como objetivo criar aplicações com baixo acoplamento, possuindo componentes que podem ser facilmente substituídos quando necessário.

Como testar a lógica de negócio? E os adaptadores? Como garantir que a integração entre os componentes funciona?

Esta palestra tem como objetivo mostrar na prática, usando Spring Boot, como testar uma aplicação que utiliza a arquitetura hexagonal.

14:40 às 15:15

Azure Service Bus + Function .Net Core : criando estrutura + configuração e consumindo mensagens

Ingrid Oliveira / Alessandra Soares Santos

Ta querendo aprender um pouco mais sobre tecnologia e serveless? Vamos falar sobre Azure Functions, utilizar nosso código sem se preocupar com servidor para responder a eventos e se conectar com outros servidores perfeitamente. Vamos disponibilizar nosso código num Service Bus e criar regras de filtro e disparo para as Functions desenvolvidas em .Net Core. Ficou curioso? Vem bater um papo conosco!

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

O despertar da LGPD.

Paulo Lamellas

A imposição da lei a proteção da privacidade e aos dados pessoais traz foco a Segurança da Informação, as duas atividades são entrelaçadas, privacidade não existe sem SI, como nos adequar de maneira clara as novas demandas da lei.

16:25 às 17:00

Acelerando a IA Conversacional

Patricia Pampanelli

Aplicações de Inteligência Artificial Conversacional estão transformando diversas indústrias como o mercado financeiro, varejo e saúde. Soluções de IA Conversacional são capazes de manter o contexto de uma conversa e prover respostas mais inteligentes. Estas aplicações trazem desafios de latência, disponibilidade de dados e acurácia necessária para os modelos de Automatic Speech Recognition (ASR), Natural Language Understanding (NLU) e Text To Speech (TTS). Nesta palestra, vamos entender como transpor estes desafios e falar sobre as diferenças entre IA Conversacional e Transacional. Além disso, vamos apresentar as plataformas NeMo e Jarvis desenvolvidas pela NVIDIA.

17:05 às 17:20

Tecnogueto, inclusão social na Tecnologia

Thais da Silva / Rodrigo Ribeiro

A Tecnogueto é uma empresa social de educação e tecnologia que tem como principal objetivo ajudar pessoas de guetos sociais a se inserirem no mercado de tecnologia. Fazemos isso oferecendo educação de qualidade e de forma gratuita.

Com o intuito de ?abrir portas, quebrar barreiras e construir pontes?, a Tecnogueto nasceu em março de 2019 e, nesse período, já formaram 4 turmas presenciais, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

17:25 às 18:00

Sem ORM: Migração de banco com Javascript!

Lays Rodrigues

Existem prós e contras no uso de um ORM. E quando escolhemos um modelo dados sem uso de ORM para acesso ao banco, preferindo o bom e velho sql para as queries, ficamos com a questão de como gerenciar as migrações do banco. Existem algumas soluções open source para isso, e nesta palestra pretendo apresentar o Knex.Js. Com o Knex é possível gerenciar migrações de um banco como um mestre com o bom e velho javascript.

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha STADIUM QUINTA


Patrocinadores


Gold


Silver



Realização