TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha AGILE e AGILE COACHING

Muito mais sobre cultura e pessoas do que processos e modelos
Ser ágil não é necessariamente entregar com maior velocidade, mas se adaptar mais rápido às mudanças. E um dos principais papéis nessa jornada, é o do Agile Coach, um verdadeiro agente de transformação. É aquela pessoa que está sempre disseminando a cultura da agilidade na organização, evangelizando os times desde a operação até o C-Level. E se você quer se manter atualizado neste universo que se transforma a cada minuto, você está no lugar certo! Seja bem vindo à Trilha de Agile e Agile Coaching do TDC Recife 2020!

Data

Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Impacto Social: Tecnologia e Afeto

Maria Flávia Bastos

Já faz algum tempo que falo sobre um novo capitalismo, uma economia baseada no afeto!

Em função da pandemia apresento meu 4° livro, e agora palestra, num desejo de provocar a tomada de consciência para a necessidade, urgente e real, da retomada de processos coletivos e humanos, onde todos precisam entender que os problemas que temos, seja na economia, nos relacionamentos ou no meio ambiente, somente serão resolvidos por meio de uma ação cooperativa!

Então, se o caos que parecia distante se tornou real, como poderemos enxergar para além dele? Nesta palestra falaremos como a pandemia pode ser a grande chance que temos de mudar a nossa vida e a das pessoas que estão ao nosso lado e, pouco a pouco, a do mundo em que vivemos!

Keynote

Keynote de abertura
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

O papel da Pessoa Facilitadora nos Times Ágeis: 7 lições que aprendi errando

Renata de Lima

Já faz algum tempo que os times ágeis deixaram de seguir instruções à risca ou receitas de bolo de um determinado manual e método para obterem sucesso nos seus resultados. Times ágeis modernos se adaptam, experimentam e criam diferentes tipos de interações entre seus membros. Nesse contexto, o papel da pessoa facilitadora é de extrema importância, pois cabe a ela orquestrar as cerimônias e reuniões do time, de forma ágil, efetiva e satisfatória para todos. Como esse papel não está descrito nos manuais, eu reuni estes 7 aprendizados que tive na prática, facilitando reuniões em diferentes times ágeis, quando literalmente precisei errar para aprender.

11:25 às 11:40 Open Space

11:45 às 12:20

Como ser ágil se meu cliente pede escopo, preço e data no início do projeto?

MATHEUS JASCHKE

Em fábricas de software uma grande dificuldade é conseguir aplicar alguma metodologia ágil em um projeto. Os clientes quando compram um projeto eles querem saber o escopo, preço e data. Dado este escopo fechado, como ser ágil? Como realizar a abordagem para o cliente entender que o ágil é mais produtivo e eficiente para as suas demandas? Como identificar as oportunidades de mudança no cliente e mudar seu mindset para ágil? Nesta palestra, através de um case prático no qual fiz a condução da transformação ágil, compartilharei como foi o processo de transformação onde partimos de um modelo de escopo fechado (5000 horas) para abordagens ágeis, utilizando sprints curtas e com entregas de valor.

12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Seu time com entregas previsíveis. Um passo a passo para responder "Quando fica pronto?" com previsibilidade estatística.

Caco - Cleiton Mafra

Quando fica pronto? Vamos conseguir entregar no prazo? Tenho certeza que essas são perguntas que estão presentes no seu dia a dia. Principalmente no desenvolvimento de software, em empresas de tecnologia ou ainda em projetos, já tentamos de inúmeras maneiras responder essas perguntas e a única certeza é de que vamos errar, mas posso garantir que calcular o prazo é a melhor abordagem e não é difícil. Vem comigo, pois nessa palestra foi te explicar o passo-a-passo para você responder de forma super fácil usando os dados do seu time.

14:40 às 15:15

5 Disfunções de Patrick Lencioni em um Time de Homo Sapiens Sapiens.

Jéssica Ferrari

Okay, você já deve ter ouvido falar do livro 5 desafios das equipes do Patrick Lencioni. Mas parou para pensar o por que é tão difícil superar estes desafios? A psicologia, sociologia, neurociência e filosofia conseguem além de explicar, resolver! Nesta palestra veremos como o efeito manada, Nietzche, Viktor Frankl e até mesmo o estoicismo explicam estes desafios, dando uma ótica completamente diferente que nos ajuda a enxergar uma luz no fim do túnel para superar os 5 desafios.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

AGILE DEVOPS COACH: A transição técnica do Agile Coaching para complementar os processos de desenvolvimento de software

Thiago Oliveira

Com a competitividade cada vez mais compreendida em detalhes, focando a centralidade no cliente e time-to-market, surge um papel que permeia a disseminação de praticas e estratégias, que otimiza o work-in-progress e o feedback rápido entre as equipes, protagonizando melhoria continua e resultados rápidos. A consolidação das organizações ágeis, cria times multidisciplinares envolvendo Negocios, Devs, Sustentação e Operação, tornando cada vez mais complexo o papel do AC, que vai além de mentorar equipes sobre praticas e o flow, a atuação deverá extrapolar os silos e implementar novas técnicas para que os produtos sejam entregues com cada vez mais qualidade, velocidade e redução de desperdicio

16:25 às 17:00

5 dicas de alto impacto que não te contaram para evoluir a sua carreira com agilidade!

Erasto Meneses

Já parou para refletir sobre a sua carreira e o caminho que ela esta seguindo? chegou numa previa de conclusão onde se sente desconfortável e sente que está faltando alguma coisa, tipo "propósito"?

Se eu falar que existe um método cientifico que pode ajudar você a tomar uma decisão alinhada a seus valores e aptidões? Ficaria interessado em conhece-la? Então chega aí e deixa te falar o COMO!

Vou apresentar para vocês como repensar o seu propósito e em consequência a sua carreira profissional com agilidade para evoluir na sua jornada!

17:05 às 18:00

Impor ou Influenciar? Como inspirar pessoas no processo de transformação ágil

Marcely Santos / Ana Carolina Freitas / Guilherme Villanova
Painel Digital desta Trilha
18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha AGILE e AGILE COACHING


Patrocinadores