TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha ARQUITETURA

O estado da arte em modelos arquiteturais com seus desafios e conquistas

Arquitetar de forma consistente um sistema, ou parte dele, pode ser a chave entre o sucesso e o fracasso de uma organização inteira, pois é o momento em que a estratégia traçada está sendo materializada, levando em consideração a expectativa das partes interessadas, a realidade atual e possíveis projeções de crescimento.

Em um mundo on demand, cada pequeno detalhe arquitetural precisa ser muito bem projetado e codificado, transformando o papel do arquiteto de software um papel muito além do técnico.

Pretendemos levar a vocês o que tem sido feito de mais empolgante no mundo da arquitetura de software e apresentar fundamentalmente como problemas da vida real tem sido resolvidos.

Uma trilha perfeita para o arquiteto mais experiente e também para o dev que tem como alvo a arquitetura, embarque conosco e venha se tornar um dev melhor!

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20 Keynote da manhã

Os keynotes serão apresentados no palco da Stadium.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Como o Einstein se preparou para sustentar o aumento exponencial de uso da Telemedicina no auge da pandemia

Roberto Alves / André Santos

Você já teve a experiência de em poucas semanas ver o seu software ter um aumento de tráfego exponencial? Como se preparar adequadamente para isso? Como ter certeza de que se o tráfego continuar aumentando sua aplicação simplesmente não vai cair e deixar a área de negócio na mão? Se você quer ouvir as respostas para essas perguntas, abordando um caso real de mercado e atual, essa palestra é, sem dúvida, para você!

11:25 às 12:00

Padrão de estrangulamento - uma abordagem para substituir o legado

Luiza Nathália Garzim

No desenvolvimento de software, umas das únicas certezas que temos é que sempre existirão softwares legados. O Strangler Pattern é um padrão que nos oferece recursos de como, em fases e utilizando práticas de DDD, podemos modernizar nosso código graciosamente.

12:05 às 13:00

Qual a Importância da Estratégia de Cloud na Transformação Digital?

Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Arquitetura Hexagonal, que bixo é esse?

Andre Racz

Nessa palestra, será mostrado o conceito de Arquitetura Hexagonal e como ela se relaciona com microserviços, além de mostrar os benefícios de usá-la com Dominios Ricos. Será mostrado como esta arquitetura pode beneficiar a portabilidade da solução, isolando o domínio de negócio das questões de tecnologia. Será mostrado um exemplo prático de um microserviço criado usando essa arquitetura.

14:55 às 15:30

Microsserviços como uma arquitetura evolutiva: Lições aprendidas

Luram Archanjo / Claudio Eduardo de Oliveira

Ao longo dos anos a arquitetura de microsserviços vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc.

Nesse sentido a arquitetura de microsserviços atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens.

Nesta palestra, iremos discorrer quais foram as decisões para adotar frameworks e técnicas como: Spring, Vert.x, gRPC, Event-driven Architecture numa arquitetura para uma solução de meio de pagamento no qual throughput e response time é crucial para a sobrevivência do business.

15:35 às 16:10

Protótipos na AWS: Uma solução ágil para análise e integração de dados

Jéssica Pauli de C Bonson

Precisávamos integrar os dados de uma empresa externa ao nosso sistema. Esses dados tinham o potencial de trazer diversos insights, mas não tínhamos certezas. Rapidez era essencial, pois tempo custava caro. Para resolver isso, seguimos um caminho inovador dentro do Olist, utilizando tecnologias serverless e de análise de dados da AWS para obter resultados rápidos e tomar decisões acertadas.

O Olist é uma empresa que permite que logistas e marcas vendam seus produtos nos grandes e-commerces brasileiros, e possui uma arquitetura robusta com mais de uma centena de microserviços.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Implantando uma Arquitetura de Microsserviços com Alta Disponibilidade no Azure

André Dias

Nesta palestras vamos ver como combinar Azure Front Door, Application Gateway, API Management, Application Gateway Ingress Controller, Web Application Firewall, Azure Kubernetes Services, Azure Container Registry e CosmosDB em um cenário multi region para prover um arquitetura de microsserviços com alta disponibilidade.

17:25 às 18:15 Keynote da tarde

Os keynotes serão apresentados no palco da Stadium.

18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha ARQUITETURA


Patrocinadores

Diamond


Gold


Silver


Apoio


Realização